A quem interessar possa…

Agenda do presidente Lula para esta quinta-feira, 22:

08h30 Partida para Governador Valadares (MG)

09h Chegada a Governador Valadares

09h15 Entrevista para as rádios Imparsom e Transamérica FM de Governador Valadares

11h Cerimônia de inauguração da Usina Hidrelétrica de

13h20 Partida para Uberlândia (MG), do aeroporto de Governador Valadares

14h20 Chegada a Uberlândia, do aeroporto Tenente-Coronel César Bombonato

14h35 Visita às obras do anel rodoviário, entroncamentos e viadutos das BR-050, BR-365 e BR-452

15h15 Cerimônia de inauguração dos viadutos e entroncamentos das BR-050, BR-365 e BR-452 e assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida em Uberlândia e Ituiutaba

(MG)

17h Deslocamento para Uberaba com sobrevoo de obras viárias da BR-050

17h40 Chegada a Uberaba

17h45 Visita às obras de unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida

18h45 Cerimônia alusiva ao lançamento da pedra fundamental do campus II da UFTM, inauguração e lançamento de edital de obras viárias e assinatura de contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida

20h45 Partida para Brasília (DF), do aeroporto Mário de Almeida Franco

21h30 Chegada a Brasília

(Fonte: Secretaria de Imprensa da Presidência)

Palmeiras desce a ladeira

323e0125-65ba-3713-a9c9-90b4433713d0

A via-crúcis do Palmeiras na reta final do Brasileiro parece não ter fim. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico Muricy Ramalho foi derrotada por 2 a 0 para o Santo André, no ABC, e estacionou nos 54 pontos após 31 rodadas. O time ainda fechará a rodada do Brasileirão na liderança isolada, mas pode ver a diferença em relação ao vice-líder Atlético-MG cair para apenas um ponto a sete rodadas do fim da competição nacional. Nas últimas quatro partidas do Alviverde, foram três derrotas (Náutico, Flamengo e Santo André) e um empate (Avaí).

O grande destaque da partida foi o atacante Nunes, autor dos dois gols da vitória do time do ABC. O primeiro saiu ainda no primeiro tempo, aos 20 minutos, e o segundo, que decretou o resultado final, aos 32 minutos da etapa final. Com a vitória, o Santo André chega aos 32 pontos na classificação. (Da ESPN)

Milan bate Real em noite de Pato

414e04a8-d4fc-31c3-a932-1f3381883efd

No duelo mais esperado da terceira rodada da fase de grupos da Uefa Champions League, o Milan levou a melhor sobre o Real Madrid, em pleno estádio Santiago Bernabeu, por 3 a 2, nesta quarta-feira, e agora divide a liderança do grupo C com o time merengue, com seis pontos. Olympique de Marselha e Zurich têm três pontos – a equipe francesa bateu o time suíço por 1 a 0 na outra partida desta quarta-feira.

O clássico em Madri, que marcou o reencontro de Kaká seu ex-clube, o Milan, foi marcado por falhas grotescas dos dois goleiros, Dida e Casillas. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Raúl, do Real, que aproveitou rebote do goleiro brasileiro aos 19 minutos de partida.

No segundo tempo, o Milan começou a reação com um chute certeiro de Pirlo, de fora da área, aos 17 minutos. A virada da equipe italiana veio aos 21, quando o brasileiro Alexandre Pato recebeu lançamento preciso de Ambrosini e contou com a péssima saída do gol de Casillas para fazer 2 a 1. Aos 31, Raúl cobrou escanteio da direita, e Drenthe acertou o canto de Dida: 2 a 2.

No fim da partida, a arbitragem anulou um gol legítimo do zagueiro brasileiro Thiago Silva, e causou um pequeno tumulto no gramado. Ronaldinho Gaúcho e Raúl se desentenderam. Pouco depois, aos 43 minutos, Seedorf fez inspirado lançamento para Pato, que tocou na saída de Casillas e decretou a vitória milanista: 3 a 2. Milan e Real voltam a se enfrentar na próxima rodada da Liga dos Campeões, a primeira do returno no grupo C, no dia 3 de novembro, em Milão. (Da ESPN e Lancenet)

A cada vez que vejo o Milan em ação fico mais convencido de que Seedorf é mais jogador que o Gaúcho.

Corajoso, Roth promete o título

b6c94b3c-e267-31e8-ae67-95e27d6d02a5

Quatro pontos abaixo do ponteiro Palmeiras, o Atlético-MG é neste momento o segundo colocado e principal concorrente do time paulista na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. E para o técnico Celso Roth, sua equipe é quem ficará com o título da competição nacional, em dezembro. “O Atlético vai ser campeão”, cravou o treinador, em entrevista ao ‘Arena Sportv’ na tarde desta quarta-feira. “Estamos trabalhando para sermos campeões”, acrescentou o comandante atleticano. (Da ESPN)

Mobilização pela PEC do Diploma

Do Comunique-se

Após o adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 389/2009), que exige o diploma de jornalismo para o exercício da profissão, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da PEC, afirmou que a imprensa pode prejudicar a aprovação, ao se mostrar favorável à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a obrigatoriedade do diploma.

“Basicamente, durante esses quatro meses, todo o debate público se mostrou favorável ao diploma, mas ontem os jornais mostraram o outro lado da moeda, com vários editoriais dizendo que a questão já foi resolvida pelo STF. Já sentimos o impacto desses editorais entre alguns deputados. Temos uma certa preocupação com isso, mas ainda muitos são favoráveis ao diploma”, declarou Pimenta.

Para o deputado, a imprensa não colabora com o debate público sobre o diploma. “Não se publica nada sobre o assunto nos jornais. Acho que a PEC é a única que será aprovada sem sair na imprensa”. Pimenta, que também é jornalista, criticou os profissionais por não abrirem o debate. “Os jornalistas discutem entre si, mas não dão uma nota sobre o assunto”, protestou.

DIÁRIO, mais líder do que nunca

Pesquisa do Ibope, que afere o nível de leitura dos jornais no Pará e foi divulgada nesta quarta-feira, confirma a liderança do DIÁRIO pelo terceiro ano consecutivo no segmento de jornalismo impresso. Além de estabelecer patamares ainda mais folgados em relação à concorrência, o jornal avançou no segmento A-B. Vitória de uma equipe de primeira qualidade, que abraçou por inteiro o projeto de fazer do jornal uma referência em jornalismo na Amazônia no prazo máximo de cinco anos.

Torrô reforça a barca bicolor

Depois de  ser chamado para assinar renovação de contrato, o atacante Torrô foi dispensado pela diretoria do Paissandu na tarde desta terça-feira. A decisão teve o aval do técnico Nazareno Silva. O jogador teve avaliação negativa – assim como Balão, Dadá, Aldivan, Mael e Lecheva – durante a temporada, apesar de ser reconhecidamente esforçado quando defendeu o time.

Rock do dia – David Bowie, Heroes

Todos precisamos de heróis, nem que seja apenas por um dia. Bowie sabe das coisas – e tem um talento natural para formar grandes bandas de apoio, como a deste video.

Coluna: Remo fica sem o Cinturão

Armando Bracalli, ex-goleiro e atualmente trabalhando com gerenciamento de clubes, era o nome escolhido para assumir o departamento de futebol profissional do Remo. A indicação partiu do grupo denominado Cinturão de Aço, de Antonio Carlos Teixeira, Marcelo Carneiro, Sérgio Cabeça Braz, João Santos e César Castilho. Entre sugestão e efetivação, porém, a idéia acabou subitamente arquivada pelos dirigentes do clube.

Bracalli, que defendeu com brilho o Remo nos anos 80, participou diretamente do projeto que levou o Paulista de Jundiaí ao título da Copa do Brasil e a boas participações no Campeonato Paulista e na Série B. Respeitado pela torcida e pelos principais conselheiros remistas, tinha tudo para ser uma escolha unânime.

O objetivo da contratação era o de profissionalizar um setor vital para o resgate do prestígio do Remo nos gramados. O tempo foi passando e a diretoria se manteve em silêncio, ignorando a proposta sem ao menos dar uma resposta definitiva. Foi a primeira (e, pelo visto, última) iniciativa dos novos colaboradores. Depois de ser procurado e aceitar o convite, Bracalli chegou a sondar nomes para dirigir o time em 2010 e conversou com possíveis reforços.

Sérgio Guedes, Giba e Roberval Davino encabeçavam a lista de técnicos. Alguns jogadores também estavam agendados: o zagueiro Dema, campeão da Copa do Brasil com o Paulista; o meia-atacante Francisco Alex, atualmente no Sport (PE); o atacante Somália (Brasiliense) e os ex-azulinos Otacílio e Emerson (Vila Nova-GO).

Todos os contatos com o futuro gerente de futebol basearam-se no orçamento previsto para o próximo ano: R$ 300 mil mensais, valor revelado pelo vice-presidente, Orlando Frade, que fazia a ponte entre Amaro Klautau e os colaboradores. A parceria gorou, segundo os integrantes do Cinturão, porque a diretoria temia a participação de Sérgio Cabeça, apontado como pré-candidato à sucessão no clube.

“Topamos a parceria com a expectativa de ajudar o Remo num momento difícil, como já fizemos na Série C de 2005, atendendo ao presidente Rafael Levy. A idéia inicial era trazer pelo menos oito bons jogadores, formar uma espinha dorsal forte e garantir a conquista do campeonato estadual. Depois, reforçaríamos ainda mais o grupo para as competições nacionais”, resume à coluna um dos líderes do Cinturão, que se considera liberado da missão de auxiliar a atual diretoria.

 

Juras de amores feitas por jogadores de futebol são vistas com natural reserva pelo torcedor. A desconfiança é tão grande que já há uma rejeição àquele gesto do beijo no escudo, que os novos contratados costumam dar, para demonstrar afeição pela nova camisa. Por tudo isso, carece de confirmação a declaração de Ronaldo, dizendo que é corintiano para todo o sempre. O próprio histórico do Fenômeno, que costuma sair dos clubes sem ao menos se despedir, conspira contra a afirmação.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 21)