O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que já recomendou o lockdown aos governos do Estado e da Prefeitura de Belém resolveu não pedir por enquanto a suspensão do Campeonato Estadual. Segundo o promotor Nilton Gurjão, o órgão vai esperar que os gestores se posicionem sobre a recomendação de lockdown feita na quinta-feira, 4. O promotor integra a Comissão do MPPA do Estatuto do Torcedor. O assunto foi discutido em um grupo de aplicativo de mensagem composto por promotores de todo o Brasil que atuam nessa área.
“Depois de muita discussão e considerando a recomendação do MP de lockdown, entendemos que devemos aguardar a posição dos gestores municipal e estadual a respeito do assunto. Portanto, a comissão não vai, por enquanto, pedir a paralisação do Campeonato”, afirmou o promotor Nilton Gurjão.
A justificativa técnica para a posição adotada pelo MPPA e pela Federação Paraense de Futebol é que há um protocolo específico para a realização do torneio, apesar da mudança para o bandeiramento vermelho no Pará.