
Em meio ao cumprimento de agenda em Cametá, no Baixo Tocantins, o governador Helder Barbalho prestigiou a abertura da pesca do mapará, principal peixe da região, na comunidade Pindobal Miri, na manhã desta segunda-feira (1º). O evento marca tradicionalmente a retomada da atividade pesqueira após o período de defeso na região. Logo nas primeiras horas da manhã, dezenas de embarcações navegaram pelo rio Tocantins até a comunidade. Os pescadores começaram os trabalhos atentos à movimentação das águas e principalmente de botos, que indicam onde estão os cardumes do peixe.
O governador Helder Barbalho participou de parte das atividades junto aos pescadores e conferiu de perto como funciona o “arrastão”, tendo a deputada Elcione (MDB) ao seu lado. “Depois de quatro meses do defeso, respeitando a reprodução das espécies, estamos prestigiando esse novo ciclo que faz parte da cultura de Cametá e toda a comunidade de pescadores, garantindo alimento e renda para a região”, afirmou.

Segundo o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, a retomada da pesca do mapará e outras espécies da região fomenta a atividade pesqueira. “É muito importante cuidar dos nossos rios e a abertura da pesca marca a retomada dessa atividade tão importante na região. Isso movimenta o setor produtivo do nosso município, e é uma das principais atividades econômicas da região, que gera renda para população ribeirinha”, disse o gestor cametaense. (Com informações da Agência Pará)
Milhares de maparás saltitando e dezenas de pessoas sem máscaras, prestigiados pelo Governador. Quanta contradição !
CurtirCurtir