A ficha dos campeões do mundo

Liverpool conquistou pela primeira vez em sua história o Mundial de Clubes ao derrotar na final o Flamengo por 1 a 0, no Catar, neste sábado. Comandado pelo treinador Jurgen Klopp, o time inglês venceu o único título importante que faltava em sua galeria.

Na final, começaram jogando Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Van Dijk e Robertson; Henderson, Keita (Milner) e Oxlade-Chamberlain (Lallana); Mané; Salah (Shaqiri) e Firmino (Origi).

ALISSON

A derrota na final da Champions do ano passado para o Real Madrid deixou traumas no Liverpool, quando Loris Karius cometeu duas falhas graves no jogo que terminou 3 a 1 para os merengues. Por isso, os Reds resolveram investir pesado na contratação de Alisson, que chegou da Roma por 62,5 milhões de euros (R$ 278 milhões). A aposta de Jurgen Klopp deu certo!

ALEXANDER-ARNOLD

Formado nas categorias de base dos Reds, Arnold foi um dos grandes destaques na semifinal da Champions contra o Barcelona. Fora do futebol, ele é um ávido jogador de xadrez, tendo sido apresentado ao esporte por seu pai quando ainda era jovem. Além disso, ele é voluntário como embaixador de instituições de caridade.

VAN DJIK

Eleito melhor jogador da Premier League pelos próprios colegas de profissão e da final da Champions League, Van Djik tem fortes relações com o Brasil. Na época em que jogou na Holanda, ele tinha amigos que o apresentaram coisas como feijoada, Ivete Sangalo e Chiclete com Banana.

GÓMEZ

Fã do zagueiro Rio Ferdinand, Joe Gómez cresceu no sul de Londres. Ele começou no futebol com apenas quatro anos de idade e jogou no time Malvers Lane, que era comandado por seu pai. O defensor ficou sete anos no Charlton Athletic antes de chegar aos Reds, em 2015.

ROBERTSON

Há sete anos, quando tinha só 18 anos, Robertson estreava pelo Queen’s Park F.C., time amador de Glasgow. O lateral sofria com os maus pagamentos de sua equipe e via-se sem dinheiro para ajudar a família. Desesperado, o atleta chegou até a recorrer ao Twitter para tentar conseguir um novo emprego cujo salário fosse melhor.

KEYTA

Naby Keita saiu de Guiné e foi para pequenino Istres, da França, que o levou para um período de testes em 2013. Por ser de uma origem extremamente humilde, o volante morava com o roupeiro do clube, na época, num quartinho. Em pouco tempo, porém, ele se destacou e foi subindo de patamar até chegar aos Reds.

HENDERSON

O herdeiro natural de Steven Gerrard, Jordan Henderson precisou mostrar muita força de vontade e persistência para vencer no futebol. Considerado um “lorde inglês” por seus colegas, o capitão do Liverpool tem grande espírito de liderança e não é de participar das famosas “panelinhas”.

CHAMBERLAIN

Desde garoto ele demonstrava habilidade em outros esportes como críquete e rugby, mas acabou seguindo os passos do pai. Filho de Mark Chamberlain, um famoso atacante dos anos 70 e 80 que defendeu a seleção inglesa, o jogador tem o futebol no sangue.

FIRMINO

Firmino era considerado um “fenômeno” nos tempos da base do Figueirense, clube pelo qual se profissionalizou, em 2009, e que o acolheu após ser reprovado em um teste rápido no São Paulo. Veja como ele deixou todos boquiabertos ao fazer dois gols de bicicleta em 30 minutos de primeiro treino em Santa Catarina.

SALAH

Grande nome do Liverpool na última temporada, Salah prova a cada dia que é um dos atacantes mais decisivos do mundo. Em sua primeira passagem pela Premier League, porém, ele sofreu uma grande desilusão. O jogador fracassou no Chelsea, que era comandado por José Mourinho.

SADIO MANÉ

Um dos principais nomes do Liverpool na temporada, Sadio Mané é conhecido por sua grande simpatia e pela parceria com Roberto Firmino. A amizade com o brasileiro vem desde os tempos de Red Bull Salzburg, em 2012.

KLOPP

Jürgen Klopp era pouco conhecido fora da Alemanha há dez anos. O técnico, porém, já indicava vocação para um perfil midiático, uma vez que tinha experiência como garoto-propaganda em comerciais televisivos e como comentarista. Nos bastidores, porém, ele é muito diferente do que você imagina.

Um comentário em “A ficha dos campeões do mundo

Deixe uma resposta