CBF define jogos da 1ª fase da Copa do Brasil

20181003174250_988

A CBF sorteou, nesta quinta-feira à noite, os jogos da primeira fase da Copa do Brasil 2019. A competição começará no dia 6 de fevereiro. O Remo enfrenta o Serra-ES, o São Raimundo recebe o Criciúma e o Bragantino encara o ASA de Arapiraca-AL.

Os clubes sorteados disputam as quatro primeiras fases iniciais da Copa do Brasil. A fase inicial tem jogo único e mando de campo do clube pior ranqueado, com o visitante jogando pelo empate.

Na segunda fase, continua o sistema de jogo único, mas com o mando definido através de sorteio. O empate leva a decisão para as penalidades. Os clubes sorteados disputam as quatro primeiras fases da Copa.

Depois, 11 equipes irão entrar diretamente nas oitavas de final: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG, Cruzeiro e Atlético-PR (todos vindos da Libertadores), Sampaio Corrêa (campeão da Copa do Nordeste), Paissandu (campeão da Copa Verde) e Fortaleza (campeão da Série B).

CALENDÁRIO

Na quarta-feira, a CBF divulgou mudanças no calendário para 2019. A principal alteração, para os clubes, jogadores e torcedores, é o horário nobre dos jogos de quarta, de 21h45, passou para 21h30.

As finais da Copa do Brasil acontecerão em setembro, nos dias 4 e 11. A competição tem início previsto para o dia 6 de fevereiro. O início do calendário do futebol brasileiro será no dia 2 de janeiro, com a pré-temporada, que terá 18 dias, quatro a mais em relação ao ano passado. Os estaduais iniciarão em 18 de janeiro, até 21 de abril.

Já os campeonatos nacionais, começarão em abril. Com a Série A, iniciando em 28 de abril, indo até 8 de dezembro e a Série B, tendo o pontapé inicial no dia 27 de abril, finalizando em 30 de novembro.

O calendário, no entanto, será afetado pela disputa da Copa América de 2019, no Brasil, entre os dias 14 de junho até 7 de julho. Todas as competições nacionais serão paralisadas no período.

Sendo assim, a mudança distribui ao longo do ano as principais decisões. Em abril, os campeonatos estaduais acabam. Em setembro, o campeão da Copa do Brasil será conhecido. E em novembro e dezembro, os campeões brasileiros, além das copas continentais, Libertadores e Sul-Americana.

Deixe uma resposta