
A apenas um ponto de diferença, Brasil-RS e Paissandu se enfrentam em jogo cercado de expectativas nesta terça-feira à noite, no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), pela 22ª rodada do Brasileiro Série B. O Xavante se encontra na 17ª posição com 23 pontos e, logo acima, em 16º, está o Paissandu, com 24.
A equipe gaúcha empatou os últimos dois jogos por 1 a 1, diante de São Bento e Avaí. O aproveitamento da equipe é de 36,5%, contabilizando cinco vitórias, oito empates e oito derrotas. O jogo é considerado fundamental para sair da zona de rebaixamento.
O PSC vive um momento de instabilidade e pressão. Os bicolores vêm de três derrotas consecutivas e um novo revés diante do Brasil de Pelotas empurra o time para a zona de rebaixamento, pela primeira vez na competição.

O técnico Guilherme Alves, há apenas seis jogos no comando da equipe, admitiu que um tropeço logo mais pode levar à sua demissão. Depois de um bom início, com um empate e duas vitórias, Guilherme passou a ter seu trabalho questionado pela torcida, a partir de tropeços em casa e declarações atrapalhadas no final dos jogos.
Culpou os jogadores pela goleada diante da Ponte Preta e pela derrota contra o Londrina, criando um clima pesado no elenco. Para o confronto diante dos gaúchos, o Papão poderá ter a mesma escalação que foi a campo na derrota para o Londrina, mantendo o criticado trio de zagueiros. Matheus Silva volta a ficar à disposição do técnico, depois de cumprir suspensão.
Com mais um jogo em casa, o Brasil de Pelotas tem a chance de sair da zona de rebaixamento caso vença o Paissandu. Com a lesão de Bruno Collaço, o lateral-direito Thiago Cametá será improvisado na esquerda. Pereira, que foi expulso, deve dar lugar ao recém-contratado Diego Miranda, que veio de empréstimo do Caxias.