O passado é uma parada…

10440741_630600993728633_2669843357844166473_n

Raro cartão postal do imponente Instituto Lauro Sodré no começo do século XX. Hoje, o palácio está entregue ao Tribunal de Justiça do Estado.

Ginástica midiática

B4vov_MIMAALUni

Quando a notícia é ruim, o PSDB é cirurgicamente afastado das manchetes.

Eike e o Brasil-ostentação

eike-lamborghini

Por André Barcinski

Quem pega o táxi no Santos Dumont em direção à zona sul do Rio é presenteado com uma das paisagens urbanas mais bonitas do mundo: à direita, o Outeiro da Glória; à esquerda, a Marina da Glória; ao fundo, o Pão de Açúcar emoldurando os barquinhos que repousam na enseada de Botafogo. Um cenário deslumbrante.

Mas há uma imagem que destoa dessa maravilha toda: o Hotel Glória. Construído em 1922, o Glória foi comprado em 2008 pelo então bilionário Eike Batista, que recebeu uma bolada do BNDES – 50 milhões, de um total de 190 milhões aprovados – para deixá-lo pronto para a Copa do Mundo. Hoje, do velho hotel, só resta a fachada. Por dentro, o lugar está em ruínas. É uma analogia perfeita do próprio Eike: por fora, beleza e fleuma; por dentro, decrepitude.

hotel-gloria-obras-234x300Acabo de ler “Tudo ou Nada – Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X”, de Malu Gaspar, um relato detalhado da ascensão e queda de “Magic Eike”, como ele próprio gostava de se chamar.

São 545 páginas de falcatruas, números inventados, uso de informações privilegiadas, manipulações, relações escusas com o poder, falta de ética e muita, mas muita ostentação. A autora calcula o rombo deixado por Eike em 65 bilhões de dólares – “um colapso equivalente ao provocado no mercado financeiro americano pela quebra do Lehman Brothers ou pelo esquema fraudulento do banqueiro Bernard Madoff”.

Eike Batista é um dos maiores símbolos do Brasil-ostentação. O empresário surfou na ótima imagem do país na época da capa da “Economist”, da escolha do Brasil como sede de Copa e Olimpíadas e em Obama chamando Lula de “o cara”, e encarnou a imagem do brasileiro arrojado e vitorioso.

Mas era tudo fumaça. As empresas de Eike valiam muito menos do que ele apregoava. A comoção era tanta, e o otimismo cegou tanta gente, que poucos se deram ao trabalho de checar se as informações bombásticas sobre jazidas inesgotáveis de petróleo e montanhas de ouro eram verdadeiras ou pura invenção de um marqueteiro esperto e carismático.

Os políticos deram uma forcinha, claro: Sergio Cabral fartou-se de viajar nos jatinhos particulares de Eike e retribuiu conseguindo permissões e alvarás para obras; Lula tentou ajudá-lo como pôde, mesmo depois que o Império de Magic Eike começou a ruir.

O empresário contou também com a conivência, incompetência e falta de atitude das comissões que deveriam zelar pela lisura do mercado de ações. Todo mundo passou a mão na cabeça de Eikezinho e o deixou brincar à vontade – com o dinheiro dos outros.

tudo-ou-nada1-195x300Tão chocante quanto a descrição dos desmandos que botaram Eike abaixo é o perfil que Malu Gaspar faz do sujeito: vaidoso, egocêntrico, cafona – tinha Ferraris e Lamborghinis decorando a sala – e vítima de um intenso complexo de inferioridade do pai, o empresário Eliezer Batista. Eike é o estereótipo do novo-rico, elevado à enésima potência.

Em nenhuma das 545 páginas do livro se vê Eike fazendo uma coisa sequer que não tenha sido motivada pela obsessão em tornar-se o homem mais rico do mundo. Enquanto nos acostumamos a ver magnatas estrangeiros doando dinheiro para as ciências, as artes e a cultura, o brasileiro só dispensava sua grana em doações para puxar o saco de Madonna ou ganhar favores com políticos.

Se eu fosse acionista das empresas X e tivesse perdido as economias da vida inteira com os desmandos do ex-bilionário, não conseguiria terminar o livro, de ódio. E enquanto não sai o resultado do julgamento de Eike por manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada, sugiro que os escombros do Hotel Glória sejam rebatizados de Hotel Magic Eike. Seria uma homenagem apropriada ao sujeito que fez a mágica de transformar um cartão-postal do Rio em ruína.

Outro texto sensacional do grande Barça.

Corinthians é derrotado pelos rivais na TV

B43IdxlCcAAsLHl

Números do Ibope mostram que, em comparação com 2013, a audiência dos jogos televisados do Corinthians (16,9%) na Globo foi inferior à de Palmeiras (17,1%) e São Paulo (17%) e igual à do Santos (16,9%).

Colúmbia marca presença em debate na Clube

10858357_852498478146699_8367498205148608118_n

Participação muito especial do amigo e baluarte do blog Cláudio Colúmbia Santos, na tarde deste domingo, no programa Futebol Debate, na Rádio Clube do Pará. Discutimos, ao lado de Fernando Sérgio Castro e Carlos Gaia, o momento do futebol paraense, com a eleição de Pedro Minowa no Remo e as novidades do Paissandu para a temporada 2015. Mas falamos também de futebol internacional, Copa do Mundo no Brasil, Musa da Pelada e vários outros temas.

Legendas do mundo da bola

B42FE4xIEAAJtbJ

Três craques da Juventus nos anos 40: Sivori, Charles e Giampero Boniperti.

I’m still Watford standing

B41E8DfIMAAzlV-

O astro pop Elton John inaugurou uma tribuna que leva seu nome no estádio Vicarage Road, do seu time Watford, neste sábado, e descreveu a experiência como “um dos melhores dias da minha vida”. O cantor e compositor de 67 anos, que foi presidente do clube em dois períodos e agora é presidente vitalício, falou aos torcedores pouco antes do jogo entre o Watford e o Wigan Athletic, neste sábado, pela segunda divisão do Campeonato Inglês.

“Está no meu sangue, está na minha alma, é uma grande parte da minha vida”, declarou Elton John, cujos grandes sucessos incluem Rocket Man, I’m Still Standing e Candle in the Wind, no programa do jogo, que continha dez páginas abordando o tempo dele no clube. Observado por seu companheiro, David Furnish, e os filhos, Elijah e Zachary, o emocionado músico disse aos torcedores: “Muito, muito obrigado a vocês –-este é uma dos grandes dias da minha vida”.

“Quando tinha seis anos de idade, eu costumava vir ao estádio e ficar de pé ali”, acrescentou ele, apontando para o que costumava ser o banco de concreto na canto sudeste do estádio. “Nunca imaginei que teria uma tribuna com o meu nome. Nunca pensei que me sentaria em uma tribuna!”

Elton John primeiro assumiu como presidente do Watford em 1976 e, além de ver o clube promovido à primeira divisão do Inglês, seu grande momento aconteceu em 1984, quando o time chegou à final da FA Cup, perdendo para o Everton, em um dia lembrado por suas lágrimas no camarote real. “Vamos continuar para ter sucesso. Vamos para a Premiership. Olhem para este estádio! Vocês podem acreditar?!”, disse ele, ovacionado pelo público.”

O Watford venceu a partida por 2 x 1 e está em sexto na tabela.

(Reportagem de Martyn Herman/Reuters)

Semob e o conto do ônibus 24 horas

B41IL5OIQAEJkJs

Semob prometeu ônibus 24 horas de sábado para domingo, por ocasião do evento Virada Cultural. Tem gente esperando pelo tal ônibus até agora.

Lula, melhor presidente da história do Brasil

112-1170x650

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado o melhor presidente do Brasil por 64% dos entrevistados pela pesquisa Datafolha, divulgada em 8 de dezembro. O reconhecimento pelas realizações do governo Lula é registrado em todos os segmentos e é maior entre os jovens, com 64%, e 46%, entre os mais velhos. A região com maior aprovação foi a Norte (62%), seguida por Nordeste (68%). Entre os mais escolarizados, o petista teve o reconhecimento de 41%, e 36%, entre os mais ricos, a frente dos 32% de FHC.

Um comparativo feito pelo blog “O Cafezinho”, do jornalista Miguel do Rosário, mostra a recuperação da popularidade do PT entre os eleitores. Foi observado um crescimento de seis pontos percentuais entre a pesquisa realizada no dia 1º de setembro – um mês antes do primeiro turno das eleições – que mostrava o partido com 16% de preferência, para 22% no levantamento feito neste mês. Entre as mulheres, a popularidade passou de 13% para 21%; e entre os mais jovens, com até 24 anos, passou de 12% para 21%.

O PT permanece, ainda, como o partido preferido dos mais ricos e com maior escolaridade. Entre os entrevistados com ensino superior, o PT garantiu 16% de preferência, contra 14% do PSDB. E entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, o PT levou 17%, contra 13% do PSDB. Até mesmo na região Sudeste, onde o PSDB conquista os melhores resultados nas urnas, a preferência pelo PT foi de 22%, a frente dos 9% para os tucanos.

Cabra bom…