Imagem da fachada da tradicional fábrica Palmeira na primeira metade do século XX no centro do Comércio. A Palmeira foi uma referência na produção de biscoitos, pães, chocolates e outras guloseimas. Sofreu um incêndio na segunda década do século XX, mas foi reativada logo depois. No começo dos anos 70, a fábrica encerrou suas atividades. Em 5 de novembro de 1976, segundo o jornal A Província do Pará, o prédio de 15.000 m² começou a ser demolido. Após anos de abandono, o ex-prefeito de Belém Edmílson Rodrigues desapropriou o local e construiu o que seria um grande estacionamento, mas acabou se tornando um espaço abandonado, ocupado por traficantes e mendigos. Apelidado jocosamente de “Buraco da Palmeira”, foi transformado em camelódromo pelo prefeito Duciomar Costa.

A “Palmeira” é um reforço à cotidiana lembrança de meus saudosos pais. Gerson, as suas fontes não têm uma imagem do antigo Café Santos lá no Comércio?
CurtirCurtir
Ela era linda.
CurtirCurtir
Pera lá! O Blog entrou na onda do contra o Edmilson.
CurtirCurtir
Deixa de melindres bobos, Rose. O blog não está em campanha, procura apenas discutir livremente todo e qualquer assunto. Citei apenas o ocorrido com o espaço da Palmeiras, sem fazer juízo de valor. Então, por favor, não faça julgamentos apressados.
CurtirCurtir
Belíssima arquitetura do prédio da Palmeira. Égua, mais uma triste perda arquitetônica para a nossa querida Belém. Assim como o Hotel Central, foi mais um crise ao patrimônio arquitetônico, artístico e à história da cidade. Francamente, fico triste quando penso na perda desses prédios.
Outra coisa, o Sr. Edmilson Rodrigues prometeu em sua 1a campanha à prefeitura que iria fazer no buraco da Palmeira um espaço justamente para galerias e estacionamento. Promessa, mera
promessa. E também prometeu, em seu 2o mandato, e também não cumpriu, com a volta do bondinho pelo centro histórico. Até compraram o bondinho e parece-me que até houve algumas viagens, mas logo foi abandonado. Égua, é MUITA INCOMPETÊNCIA e destrato com a sociedade.
Dá nojo de ver todos esses candidatos à prefeitura de Belém prometendo REVOLUCIONAR a saúde, a educação, etc, etc… prometendo um governo do povo, etc… Vi um que prometeu construir 3 novos prontos-socorro !!! Promessas que não passam por um crivo de críticas.
Fracamente, antes dos dirigentes dos combalidos PSC e CR, o que me causa mais indiginação são esses políticos do nosso Estado. O Estado continuará a ser um Estado com riquezas naturais, mas pobre em desenvolvimento.
CurtirCurtir
Cara Rose, o PIOR de tudo é que a TRISTÍSSIMA realidade é que o Sr. Ed Rodrigues é o MENOS PIOR dos candidatos… Sinceramente, Belém está ferrada com esses políticos. Por que o Sr. Ed Rodrigues, em seus 2 mandatos (quase DEZ anos no poder !!!) não providenciou medidas para evitar o caos no trânsito na cidade ? Resposta: porque não tem competência. Tem visão limitada das coisas.
CurtirCurtir
Em tempo: não vejo em que o blog saiu-se contra o Sr. Ed Rodrigues, Rose. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
CurtirCurtir
Amigo Gerson, me perdoe se eu estiver errado, mais que construiu o que e hoje o ex-buraco da palmeira, foi ex-prefeito e atual candidato do PSOL – Edmílson Rodrigues, este construiu, mais quem ganhou os louros foi o atual lambão DUDU.
O DUDU, fez aquela faxina de camelos pelas ruas do centro de Belém e os colocou a pulso naquele espaço, que seria uma espécie de shopping, com um estacionamento público na parte subterrânea do lugar.
CurtirCurtir