Um arranjo com aval da Justiça gaúcha

O Santo André está muito perto de reconquistar vaga na Série C do Campeonato Brasileiro. Ontem, em audiência pública no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, representantes do Brasil de Pelotas, CBF e Federação Gaúcha reuniram com o desembargador José Aquino Flôres de Camargo para resolver imbróglio judicial criado desde sexta-feira, quando o Brasil obteve liminar para conseguir vaga na Terceirona. 

Por sugestão do desembargador, “a CBF se comprometeria a incluir o Brasil na Série C, em 2013 ou 2014, mantida a atual situação para a presente competição”, ou seja, com o Santo André entre os 20 participantes. Camargo ainda sugeriu que “as partes ajustariam eventual compensação, a título de ajuda de custo à agravante (Brasil), para que pudesse custear suas despesas até que viesse a ser reinserida na Série C”. Solicitou ainda que a CBF desconsiderasse o ingresso do clube gaúcho na Justiça comum evitando represálias.

Para a proposta ter validade, porém, tanto a diretoria do Xavante como o departamento jurídico da CBF terão de homologar o acordo nas próximas 48 horas, ou seja, até as 12h desta quarta-feira, três dias antes do início da competição. A CBF ainda não se pronunciou oficialmente sobre o arranjo e mantém em seu site oficial o Santo André como participante da Série C e o Brasil de Pelotas na Série D.

8 comentários em “Um arranjo com aval da Justiça gaúcha

  1. Se a CBF quer ter força para barrar qualquer decisão desta natureza fora da esfera da Justiça Desportiva, vai ter de desconsiderar esta decisão e punir a parte litigante.

    Se cumprir a sentença da Justiça Comum, vai abrir brechas onde todos que se sentirem lesados poderão recorrer da mesma forma, causando a paralisação por engessamento dos campeonatos vindouros.

    Curtir

  2. Se cumprir a sentença? Meu caro Siqueira, decisão judicial se cumpre ou se recorre ou como é praxe na CBF, faz esse “acordo”. A justiça gaúcha está fazendo o mesmo expediente que foi usado no caso Rio Branco,ou seja, retirada da J.Comum com garantia de vaga no ano seguinte para o Brasil de Pelotas. O Brasil tem uma constituição e leis infraconstitucionais e em todas há previsão de recursos em qualquer processo seja administrativo ou judicial. E quando se encerra no administrativo tem-se a Justiça comum. É a regra num estado democrático de direito.
    E finalmente, quem não cumpre poderá ser preso por desobediência.

    Curtir

  3. que coisa hein.
    esses campeonatos menores, série C e D, vão dar sempre muito trabalho pq são basicamente formada por times pequenos, e como muito deles tem muito pouco a perder, não ligam muito pra represálias e entram na justiça.
    pelo menos eu acho isso

    Curtir

  4. Quer dizer que a justiça gaúcha quer que em 2013 o Brasil-RS esteja na série C sem direito a rebaixamento, pois em 2014 deverá ser mantido, independente da campanha. É melhor extinguir a série D, pois esta atitude é um desrespeito com os participantes das série C e D, pois o clube que disputar a série C poderá ser rebaixado e o Brasil-RS, sem tradição nenhuma no cenário nacional, não, bem como àqueles que subirem da D para C.

    Curtir

  5. Caro Lacerda, por questão de justiça, o Brasil-RS foi 3º colocado em brasileiro da 1ª divisão sendo eliminado na semifinal apenas pelo todo poderoso Flamengo de Zico e já realizou outras campanhas também com boa colocação.

    Curtir

Deixe uma resposta