Xuxa transforma telespectador em psicólogo

Por Maurício Stycer

Lembrando que o “Jornal Nacional” dedicou dez minutos para falar do parto de Sasha, chega a ser curto o tempo (25 minutos) oferecido a Xuxa no “Fantástico” para fazer revelações surpreendentes sobre a sua vida, entre as quais a oferta que recebeu para se casar com Michael Jackson e a confissão de que sofreu seguidos abusos sexuais na infância. O relato sobre a proposta que teria recebido do empresário de Jackson é especialmente curioso. Xuxa foi muitas vezes comparada ao cantor americano por conta da estanha imagem que construiu, de uma vida sem amigos nem amores, protegida em uma “bolha”, isolada do mundo real.

A entrevista ao “Fantástico”, como tantas situações protagonizadas por Xuxa, foi um evento “controlado”, ao longo do qual ela foi senhora da situação. Disse apenas o que quis, da forma que achou melhor. Isso incluiu, por exemplo, o fato de falar de Adriane Galisteu sem que o nome ou a imagem da “rival” aparecesse na edição ou, ainda, o fato de não mencionar o pai de sua filha.

Ao conhecer Senna e se encantar pelo piloto, Xuxa revelou ter pensado: “Um cara com grana que não vai querer a minha”. Este mesmo pragmatismo aparece ao longo de quase todo o depoimento dado a Claudio Manoel. Séria, sem emoção maior, com o texto na ponta da língua, falou da infância em Bento Ribeiro, do começo na Bloch, do seu namoro de seis anos com Pelé e da descoberta de que Senna era sua “alma gêmea”. Já ao descrever a sua atual carência afetiva e sexual, riu como se fosse uma criança. “Os hormônios”, exclamou, sem saber se reclamava ou festejava do fato de sentir desejo.

Por fim, veio a parte barra pesada do depoimento. “Eu fui abusada”, ela disse, com todas as letras. “Não foi uma pessoa, foram algumas pessoas que fizeram isso”, continuou, antes de citar “o melhor amigo” do pai, “o cara que ia casar com a minha avó” e um professor da escola como autores de abusos que sofreu. Para além das inquietações de caráter psicológico que este depoimento suscita, não é possível ver a participação de Xuxa no “Fantástico” sem deixar de pensar na guerra da audiência em que o dominical da Globo está envolvido e na pouca empolgação que o programa da própria apresentadora suscita nos dias de hoje.

Por que revelar em rede nacional um trauma desta gravidade? Xuxa está engajada numa campanha contra o abuso de crianças e pode ter pensado que o seu depoimento ajudaria a tornar o tema menos tabu. É provável que isso até ocorra, mas acho que há formas e formas de fazer campanhas educativas. O depoimento de Xuxa, creio, faz pensar basicamente sobre Xuxa. Transforma todos os espectadores em psicólogos de botequim. Somos obrigados, de uma hora para outra, a voltar a especular sobre a vida e a carreira da “rainha dos baixinhos” e sobre o seu comportamento em diferentes situações. O que é muito triste, enfim.

12 comentários em “Xuxa transforma telespectador em psicólogo

  1. Independente do que é verdade, tudo não passa de briga por ibope e propaganda pessoal. Ridícula tal como a apelação da globo para manter a audiencia.

    Curtir

  2. Em contraponto à questão do revelado abuso, a Xuxa deveria ter se reportado também ao filme “Amor estranho amor” no qual ela “contracena” com uma criança de faixa etária bem inferior aos treze anos.

    Curtir

  3. Independente de qualquer coisa, há de se respeitar o drama que ela viveu. Paga até hoje o preço por algo que não teve culpa. Tem a vida toda desajustada por conta disso.

    Curtir

  4. Nossaaaa… Eu nunca vi tanta bobagem e tanta mentira, tb. nunca vi uma pessoa apanhar tanto na mídia brasileira…. Ela e a globo perderam o momento de ficarem calados… usaram até mortos que não conseguem se defenderem (Senna, Michel e o quase morto pelé). XUXA, deu pra ti, vá enganar outros povos. Abusada por 1 ser humano é uma coisa… agora vamos falar sério. Ser abusada por uma fila como acusou XUXA. E outro detalhe, essa cidadã de nome XUXA, nunca foi e nunca será EXEMPLO de FAMÍLIA pra ninguem. XUXA, já pra fora do BRasil. Detalhes: XUXA não engana mais ninguem, está com seu Marketing pessoal e programa em baixa. Pq ela não citou o filme “Amor, Estranho Amor” o qual participou mantendo relações sexuais com um garoto?
    Pq ela não citou o romance e a briga com Marlene Mattos?
    Pq ela não citou os “boatos” de um “suposto” pacto com Lúcifer que ela fez?
    POR QUÊ?

    Curtir

  5. Triste e ver pessoas que não se importam com a dor do outro, ainda mais em se tratando de um drama desta magnitude que afeta milhares de crianças neste país.

    Como disseram ontem: “para ser contra a Xuxa, tem gente que fica a favor da pedofilia”.

    Menos ódio nesses corações e mais compaixão e humanidade, por favor.

    Curtir

  6. Não foi a estréia do quadro com a Xuxa, Já passaram Chico Anísio, Lima Duarte entre outros e nada foi comentado a respeito que desabonasse a globo. Domingo retrasado foi o Padre Marcelo que contou sua vida antes de se dedicar ao sacerdócio e passou em branco. Potanto….

    Curtir

  7. É uma história triste? Sem duvida.

    Mas foi um circo armado em cima da própria desgraça.

    Vejam o rosto dela, Xuxa sempre foi bonita, só que de forma proposital pra dar um ar maior de dramaticidade parece que se esqueceram de fazer uma maquiagem nela, digna de aperecer num programa como o Fantastico.

    Sempre acompanhei a Xuxa desde de criança, não escondo isso, falo isso pra dizer que tem uma coisa que ela sempre fazia, com o olhar e com algumas palavras, gostava de “cantar” seus convidados ilustres.
    Bem recentemente ela deu um olhar desses nada mais nada menos do que para o Padre Marcelo Rossi, quem viu o programa sabe e deve ter notado como ficou sem graça o Padre.

    * Antonio falando em Padre e pedofilia, o Jó uma vez foi entrevistar o Padre Fabio de Melo, o mesmo parece que usava uma camisa escrita, “eu sou contra a pedofilia”, só que ele foi desconcertantemente chamado atenção pelo Jó com a seguinte colocação, “e quem é a favor?”.

    Realmente nada inteligente a frase escolhida pelo Padre.

    Curtir

Deixe uma resposta