14 comentários em “Imagens da grande final (by Mário Quadros)

  1. PARABÉNS SINOMAR:

    (i) pela vitória no primeiro jogo, quando o time do Remo que vinha cheio de rítmo, embalado pela boa conquista do segundo turno;

    (ii) pelas duas modificações (Marcelo Maciel e Garrinchinha), na segunda partida, com as quais matou a retranca azulina, esta que já havia se tornado tradicional neste campeonato, inclusive pela vulnerabilidade. No jogo finalíssimo você e os jogadores do Cametá passaram a impressão de que poderiam alcançar o resultado que lhes daria o título na hora que resolvessem persegui-lo, de fato. Tanto que após o segundo gol do Remo, quando o título se afastou de vocês, veio a reação para o empate e se tivesse mais alguns minutos de jogo poderia ter vindo até a vitória.

    (iii) por ter resistido à provocação do repórter da Clube e não proferido críticas à diretoria azulina que, com razão, o demitiu no final do primeiro turno.

    (iv) Parabéns, ainda, porque não esqueceu da importância no título daquele que iniciou o trabalho (Cacaio), mas que não conseguiu mantê-lo no segundo turno, diante das pressões causadas pelos problemas administrativos.

    (v) finalmente, por ter conseguido reacender a flama dos jogadores após a queda de desempenho no segundo turno, após tantos problemas administrativos, principalmente da falta de pagamento de salários, e após tanto tempo que ficaram parados sem jogar, parte deste tempo inclusive sem treinar.

    Curtir

  2. Não vejo nenhum mérito do Sinomar nesse título, pegou uma equipe formada e não mudou nada. Se tem algum “mérito” , é por ter formado esse time limitadíssimo que foi o Clube do Remo em todo campeonato.

    Curtir

  3. Não deixaram o sinomar trabalhar no remo aliás remo e paysandu não dar certo técnico local devido a diretoria se meter muito no trabalho quando vem os de fora eles deixam a vontade parabéns sinomar pelo titulo.Vc é bicampeão não tem mas nada o que provar vc é o melhor técnico do pará.

    Curtir

  4. O Sinomar deve ter algum mérito sim.
    Mas no 1° jogo colocou o Maciel atrasado.
    E ontem com duas substituições a fazer demorou colocar o Garincha.
    Não que o Garincha seja um craque, mas perdendo, tem que ousar.

    Já o recuo do remo foi fatal, isso é erro primário no futebol, principalmente se tratando de time grande e com sua torcida ao lado. Bola pro mato só depois dos 40 mano!

    Resultado de tudo isso é aguardar 8 meses parado com uma espinha de mapará na garganta.

    Curtir

    1. Concordo em quase tudo, amigo Edson, mas discordo frontalmente da observação quanto ao recuo do Remo. Estive lá no Mangueirão, vi o jogo e lhe asseguro. O erro remista foi justamente o de não recuar e saber administrar o jogo. Repare que até minutos antes do gol de Garrinchinha, o Remo saía desabalado em busca do terceiro gol. Como não tinha qualidade lá na frente, a bola ia e voltava em forma de contragolpe.

      Curtir

  5. Gerson, futebol realmente é algo muito controverso.

    Eu também assisti ao jogo e lhe asseguro que o que vi foi o Remo (após ter marcado o segundo gol) se retrair completamente e ficar rebatendo as inúmeras e sucessivas investidas do Cametá. E quando tentava ir à frente era só mediante reposições de bola do Adriano nas chamadas ligações diretas.

    Aliás, ligação direta é expediente sintomático de retranca, de time que está com a maioria de seus jogadores recuados embolados com os meias e atacantes adversários e por isso sem condições de organizar a saída de bola pelas laterais, articulando pela meia cancha até chegar ao ataque.

    Outro evento sintomático de retranca é o atacantes do time recuar até à zaga para marcar os atacantes adversários. E a expulsão do Fábio Oliveira pelo segundo amarelo se amolda perfeitamente a esta hipótese. O Fábio estava lá embaixo, não muito longe da bandeira de escanteio, marcando o atacante adversário (aliás, coisa que vinha fazendo constantemente após o segundo gol do Remo).

    Meu sentir é de que desta vez a estrela do FL não brilhou e a retranca que ele vinha patrocinando reiteradamente acabou não dando certo, e as bolas que anteriormente os adversários chutavam todas pros lados, prá cima, nas mãos do goleiro, nas pernas dos zagueiros, ou mesmo eram aparadas milagrosamente pelo Adriano, ontem acabaram entrando duas vezes.

    Curtir

    1. Ligação direta é evidência de falta de organização no meio-campo, amigo Antonio. Não vi recuo, apenas o caos. O Remo saía rápido, não fazia cera e perdia todas as bolas para a zaga do Cametá, que voltava rapidamente ao ataque. Isso ocorreu a partir dos 25 minutos e acabou em empate.

      Curtir

  6. Sem dúvida, Gerson, que ligação direta é sintoma de meia cancha desorganizada. Mas, domingo esta desorganização do meio foi traduzida exatamente porque os meias avançados não guardavam suas respectivas posições e recuavam demasiadamente para ajudar aos zagueiros a conter as investidas do Mapará, e nisso seguidos pelos atacantes. Tanto que muita vez a bola era sapecada prá frente (por não poder mais continuar na mão do goleiro) e os zagueiros do mapará a dominavam absolutos eis que nem havia atacante para disputá-la.

    Curtir

Deixe uma resposta