Fim da farra dos pequenos na Copa do Brasil

Por PauloVinícius Coelho (ESPN)
 
As mudanças tratadas em texto publicado no site da CBF sobre o futuro do Brasileirão não têm a ver com a fórmula de disputa. Os pontos corridos são considerados pela confederação uma fórmula consagrada, testada e aprovada. A CBF pretende anunciar nas próximas semanas um pacote de organização, para que o Campeonato Brasileiro melhore em aspectos como venda de ingressos e construção da tabela.
Em relação à Copa do Brasil, a mudança fundamental é que os clubes classificados para a Libertadores entrarão na competição nacional a partir de fases mais avançadas. Isso deve acontecer já a partir de 2012. Não está claro, ainda, como será o sistema de classificação. O provável é que os clubes menores se eliminem uns aos outros e encontrem os grandes nas fase mais avançadas da Copa do Brasil.
No Brasileirão, não se pretende mexer na fórmula de disputa, nem nos clássicos na última rodada. Essa medida também foi considerada um sucesso.
 
Remo e Paissandu dormiram no ponto como sempre e não souberam aproveitar a fase generosa da Copa do Brasil. A partir de agora, não há mais chance para emergentes. Os grandes clubes também vão dominar o torneio.

17 comentários em “Fim da farra dos pequenos na Copa do Brasil

  1. Como sempre a Gestapo da CBF, quer eliminar os pequenos como um verdadeiro holocausto, e ninguém tem coragem de peita-los, reúna os times do norte e nordeste, façam um campeonato à parte, e exijam uma vaga na Libertadores, só assim teremos alguma chance, senão vamos pra estas competições, só pra fazer números, uma pena!

    Curtir

  2. Uma coisa a salientar, que este tipo de situação, os grandes entrarem somente em fases superiores, acontece em toda a Europa, porém com uma grande alteração, o número de times é muito maior. Então, o importante aos clubes menores é se organizarem e pedirem mais vagas.

    Curtir

  3. Concordo com o Nery.Campeonato só vale se tiver o timbre da poderosa e inexpugnável CBF?Tá mais do que na hora dos times do norte e nordeste e centro-oeste se unirem para efetivar uma liga de futebol com independência da CBF.A ressureição da antiga Copa Norte-Nordeste por exemplo seria interessante,até como alento para times de dessas regiões que nem possuem série para disputar como é o caso de Remo e Tuna.

    Curtir

  4. Outras mudanças ruins deverão ocorrer. Duvido que a médio prazo continue o ascenso e descenso de quatro equipes. A pedido dos grandes, certamente a CBF irá rever esse número para apenas dois, o que deverá se refletir nas séries A e B.

    O ano que vem marcará o crescimento vertiginoso dos grandes times, devido à cota milionária que passarão a receber da TV… Tudo passará a girar em torno de seus interesses.

    Curtir

  5. É Claudio vc tem razão, adeus copa do Brasil pro leão, égua da praga! O futebol do Pará está com um bruto de um mal olhado, um não sobe e o outro nem se levanta.

    Curtir

  6. Nao adianta buscar um culpado, tem que encontrar um novo caminho. Desde que nao seja coma gente que hj esta ai..

    Com o poder debaixo das botas dos paulistas muita coisa vai mudar . O mapa vai ser dobrado e quem for podre que se quebre

    Curtir

  7. Mas há uma coisa que ninguém observou ainda nesse tópico , coisa que todos sabemos e comentamos no blogue sempre.Paissndu e Remo não são clubes pequenos.Tem tradição , principalmente o Paissandu com os titulos da serie B, as vitórias hist´roicas sobre Palmeiras, Saõ Paulo, Flamengo, Fluminense, e a participação na Libertadores de forma honrosa que até hoje repercute em todo Brasil.O que acontece é que ambos não sabem a força que tem , a marca, o peso da torcida.Se apequenam.Se uma diretoria nova , um presidente fizesse um trabalho organizado, com uma equipe de pessoas , com marketing e dando chance à base , os dois seriam grandes no Brasil.Papão campeão sub-17 e remo campeão sub-20(?), mostram que há jogadores para serem aproveitados .O problema é que nossos dirigentes não se emendam.

    Curtir

  8. Sub17, em termos de serem mal administrados, o futebol brasileiro se iguala de Norte a Sul. Estao todos endividados.
    O problema do futebol paraense foi deixar o cavalo passar selado ha alguns anos atras.
    Hoje pode chorar.. a maezinha nao escuta.

    Curtir

  9. Amigo Rogério Freitas, eu creio inocentemente que a redução do rebaixamento para série B para apenas dois times seja a salvação da nossa lavoura, pois desta forma, não seria viável a manutenção da fómula de pontos corridos na Série B. Se isso realmente ocorresse, abriria espaço para um calendário mais favorável aos times do Norte e do Nordeste, talvez com dois grupos com 14 ou 16 times cada. Isso poderia acontecer se os times reclamassem, mas como eles aguentam tudo calados, resta torcer para que a CBF se canse das maldades e decida ajudá-los.

    Curtir

  10. Os paulistas vao deitar e rolar na CBF. Teixeira tem um caminhao de maldades disponiveis para usar na hora que bem lhe convir.

    Hoje ele sequer precisa de votos dos babacas presidentes de Fed. do Norte.

    Nunes ,vai morrer feliz da vida pelos agasalhos e viagens que ganhou em troca de seus votos.

    Curtir

  11. O QUE VAI SOBRAR FORA DO SUDESTE, SERÃO OS TORCEDORES DE TELEVISÃO. CADA VEZ MAIS DEIXAREMOS DE VALORIZAR OS REGIONAIS E FOCAREMOS OS CLUBES QUE A MÍDIA DETERMINAR. TRISTE FIM…TA NA HORA DO NORTE E OUTRAS REGIÕES CRIAREM SUA FEDERAÇÃO INDEPENDENTE.

    Curtir

Deixe uma resposta