Coluna: Tropeço para ligar o alerta

A derrota de sábado, apesar do placar dilatado, não é uma sangria desatada na vida do Paissandu, que segue líder isolado do seu grupo na Série C. Olhando de forma realista foi um tropeço que serve para ligar o alerta. O acesso está bem próximo, dependendo de quatro pontos, que podem ser ganhos nas duas próximas partidas (CRB e Rio Branco), ambas em casa.
A rigor, tudo o que estava valendo antes do confronto em Maceió continua de pé. O time tem outra postura, joga sem medo como visitante e dedica-se a buscar a vitória sempre. No Rei Pelé, tudo isso voltou a ser mostrado, mas, pela primeira vez desde que Edson Gaúcho assumiu o comando, o time não soube transformar a posse de bola em vantagem no placar.
Contra Araguaína, América e Rio Branco, o Paissandu dominou as ações com grande acerto na troca de passes. Graças a isso, ditou o ritmo o tempo todo. Nos três jogos, usou essa superioridade técnica para vencer as partidas. Contra o CRB, apesar de assumir o controle desde os primeiros movimentos, perdeu para um adversário que foi particularmente feliz nas finalizações.
Das cinco grandes oportunidades que teve, o CRB aproveitou três. Paulo Comelli armou seu time de forma respeitosa em relação ao Paissandu. Deixou apenas o atacante isolado no ataque, brigando com a zaga do Paissandu. Manteve até nove homens atrás da linha da bola durante os 45 minutos iniciais. Ainda assim, o Paissandu trocava passes e quase balançou as redes inimigas em duas situações, uma delas desperdiçada infantilmente por Josiel, que preferiu cruzar a chutar direto.  
O primeiro gol alagoano surgiu de uma cobrança de falta, seguida de incrível falha de cobertura da zaga. Foi uma jogada isolada, que não traduzia a situação de jogo. O Paissandu não pareceu se abater e seguiu tocando bola, buscando envolver o CRB. Aí apareceu o tamanho do problema criado pela ausência de Rafael Oliveira, o melhor e mais atuante homem de ataque do time.
Sem Rafael, Josiel ficou sem apoio na área e passou a sair para tentar fugir à dura marcação dos zagueiros. Normalmente, quem executa esse papel é Rafael, que usa a experiência de meia-armador para trabalhar jogadas com os laterais até que surge um espaço para arrancadas em direção ao gol. Com Josiel praticamente nulo, restava Robinho como opção de finalização, já que os laterais Fábio e Sidny afunilavam sem dar sequência às investidas. Sidny ainda tentou alguns disparos de fora da área, todos sem direção. Improdutivos, Juliano e Luciano Henrique não criaram qualquer jogada e também não ajudaram na marcação.


Na etapa final, uma mudança selou o destino do Paissandu no jogo. Edson Gaúcho tirou Rodrigo Pontes para a entrada de Potiguar. Apesar da boa intenção, a mexida não acrescentou força ofensiva ao time e fragilizou a cobertura. Em seguida, Zé Augusto entrou, mas parecia fora de compasso, sem acompanhar os lances em velocidade puxados por Potiguar, Robinho e Héliton, que substituiu Fábio.
Depois do segundo gol do CRB, em grosseira falha da zaga, as coisas se agravaram ainda mais porque Daniel, o único volante, estava exaurido após tentar marcar sozinho os meias adversários. Nesse esforço, recebeu o cartão amarelo e diminuiu ainda mais a combatividade.
O terceiro gol era apenas questão de tempo, como se veria depois, quando o ex-azulino Jailton Paraíba fez um estrago na defensiva alviceleste e rolou para Everton Maradona disparar o arremate fatal. Pensando bem, podia ter sido até pior, se o CRB tivesse mais ambição e categoria. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)
 
 
Direto do blog
“Os jogadores do Paissandu dominaram, mas sem objetividade, até porque não tínhamos ataque. Com tanto toque de bola pra lá e pra cá, parecia que os bicolores estavam certos que fariam o gol quando bem quisessem. Humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.”

Do Diogo Antônio, fazendo a leitura perfeita do jogo.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 10) 

29 comentários em “Coluna: Tropeço para ligar o alerta

  1. Gerson e Amigos, hoje tive a certeza que não entendo nada de futebol. Pra mim, assistindo ao jogo, vi um Paysandu errar 90% dos passes (infantis) e não jogar nada. Mas mesmo assim leio todos os comentaristas dizendo que o time “mandou” no jogo, teve mais posse de bola e que criou grandes chances de gol.

    Curtir

    1. Meu caro, foi exatamente porai mesmo! O Paysandu, teve um falso dominio do jogo, onde o CRB so permitia que o Paysandu, trocasse passes entre os jogadores de meio campo e defesa, com uma marcação adiantada, impossibilitou os jogadores do Papão de criarem mais chances de gols, mais mesmo assim, em algumas cochiladas da marcação alagoana, o Papão ainda conseguio chegar com certo perigo, mais nada que comprometesse o resultado final da partida.
      O CRB, fez bem o uso do mando de campo, soube jogar dentro de seus dominos, porém terá de reeditar a atuação aqui em Belém, contra um Paysandu mordido pela lambada de 3 a 0, além de que, o jogo se trata de uma partida de 6 pontos, com isso, o jogo será uma verdadeira batalha, pois o time alagoano, não virá para se defender, virá também para vencer o jogo, todo cuidado e pouco mais sou mais o Papão, ate porque o time estara completiho da SIlva…

      Curtir

  2. Gerson, me corrija se eu estiver errado, mas acho que uma vitória do Paysandu contra o CRB, no próximo domingo, e um empate entre Rio Branco X América (Rio Branco eliminado), classifica o Paysandu, pois o clube paraense chegaria a 9 pontos e 3 vitórias, enquanto que América e CRB ficariam com 5 pontos e 1 vitória cada e um confronto direto, se houver empate entre América e CRB (5º rodada) os dois fariam 6 pontos, e só chegariam a 9 pontos e 2 vitórias. Se houver um vencedor nesse confronto direto, o que perder continuaria com 5 pontos e só chega a 8 pontos. Nesse caso o Paysandu já garantiria, pelo menos, o 2º lugar do grupo. Lembrando que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias.

    Curtir

      1. Dennis, estou falando da classificação já no domingo, com uma vitória simples, o Paysandu chegaria a 9 pontos e, em caso de empate entre Rio Branco e América, os dois CRB e América ainda tem um confronto direto na quinta rodada, se o que estou comentando (empate entre Rio Branco e América) acontecer, os dois (América e CRB) ficariam com 5 pontos e se enfrentariam na quinta rodada, nesse caso um empate entre (América e CRB) os dois chegariam a 6 pontos, e em caso de vitória de qualquer um dos dois (América e CRB), quem perder só poderia chegar a 8 pontos.

        Curtir

  3. Amigo e irmão Dennis eu discordo do amigo André com todo respeito e sob meu ponto de vista penso que o CRB jogou com medo ,em casa mas como se estivesse fora ,ficaram meio que na encolha e o primeiro gol foi mais cochilo do papão do que mérito do CRB. Os passes errados são creditados à maior posse de bola. O que valida as teses dos comentaristas e do escriba-roqueiro de que o Papão JOGOU MELHOR.O blogueiro titular inclusive avisou que o papão estava em cima e que deveria cuidar apenas do contra-golpe e com apenas o Daniel na marcação e sobrecarregado perdeu a batalha no meio-campo depois do primeiro gol .No geral o CRB jogou menos e o placar foi mentiroso. E o perigo no Mangueirão é que o clube de Maceió jogará do mesmo jeito.Assim empataram com o mecão e assim querem empatar FORA com RB e Papão.Por isso é crucial que os atacantes estejam em dia inspirado. Tanto contra os acrianos contra o CRB tem que fazer logo nos primeiros 15 minutos um gol ,pra eles sairem pro jogo .Aí sim o jogo ficará `a feição do PAPÃO.Simples assim.

    Curtir

    1. Caro Pastor, continuo com o meu ponto de vista amigo! O CRB, limitou o Paysandu a uma certa faixa do campo, quase que durante o jog todo, nas poucas escapadas do Papão, que o time quase conseguio marcar o seu golzinho, pena que no lance mais claro a favor do Papão, o Josiel preferio passar a bola, ao ínves de chutar a gol.
      Agora e fato, que se o Papão, vencer seus próximos compromissos aqui em Belém, com certeza de classifica em primeiro lugar do grupo.

      Curtir

      1. Está correto seu ponto de vista em parte e eu o respeito.Mas acho que um time jogando em casa e com medo não é um adversário que amedronte e aí que discordo de vc amigo , não foi o CRB que colocou o PAPÃO numa faixa do campo ,foi o contrário.Pena que o Josiel perdeu o gol no comecinho senão seria uma vitória até certo ponto fácil.Quanto à classificação ,amigo estamos pensando da mesma forma ,é vencer as duas em casa e correr pra disputar o titulo.E se o RB,CRB e o mecão empatarem muito entre eles até com 10 pts vamos pro titulo.E sinceramente dependendo do andar da carruagem ,na última partida iremos já em primeiro lugar talvez pegando um América desclassificado ou precisando da vitória o que vai forçar o time Potiguar a sair pro jogo.Acho que o PAPÃO não perderá lá.

        Curtir

  4. * O Gil está correto.
    * Se o papão ganhar as duas se classifica em 1°.
    * O que não pode acontecer é o papão depender do útimo jogo contra o América.

    Portanto vamos apoiar o papão pra vencer os dois jogos.

    Curtir

    1. O problema é esse. “SE”.
      Porque na matemática, está tudo caminhando bem. Só precisamos fazer o dever de casa contra times que não são nada demais. O CRB é um time com pouca qualidade técnica (ao meu ver). O problema está na prática, no campo.
      O Paysandu tem que jogar bola, SE nao…

      Curtir

      1. Verdade amigo, o CRB não e nda demais! Porém ontem fez o seu dever de casa e venceu o nosso Paysandu. Para mim, o time mais dificil do nosso grupo, é o time do America de Natal, assisti o jogo deles contra o Rio Branco, é os acreanos tomaram um banho de futebol, que 3 a 0 ficou bastante barato, o time deles e certinho, tem um contragolpe batante rápido, os meias de ligação são bastante habilidosos e rápidos, ainda bem que o nosso Papão, tem a chance de se classificar em duas partidas em casa, antes de jogar la em Natal contra o time do Améria.

        Curtir

  5. É bom uma ducha de água fria para acalmar o entusiasmo exagerado, claro, potencializado por parte da imprensa local. O PSC vai se classificar para a série B, sim, mas o time não pode cair no oba oba de setores da imprensa que jogam para a torcida. A equipe está bem treinada e tem quilate para isso. Aproveito para fazer meu mea culpa em relação ao Edson Maçaranduba. Ano passado, o Remo perdeu a oportunidade de ter contado com ele. Dançou feio e vai dançar de novo com Sinomar. Basta ter calma. Por falar em empolgação, mando um abraço ao Cláudio (remista heterodoxo, com a camisa do PSC por baixo) em relação às suas previsões. Comenta bem, mas de palpite, o amigo tá mal. Rs.

    Curtir

  6. Lembram que comentei aqui há uns dez dias atra´s que o PAPÃO poderia partir até pro titulo com 12 pts?É o que vai acontecer.E se o CRB,RB,AMÉRICA começarem a empatar muito entre eles,até com 11 e/ou incríveis 10pts dá para ser o 1° do grúpo.Quero apenas discordar com respeito e sem ofensas nenhuma ao amigo André.O papão jogou bem sim,teve posse de bola e só pecou nas finalizações .Rafagol fez falta e depois que ficou entregue aos contra-golpes do CRB. time do CRB jogou com medo,no contra-ataque como se estivesse fora de casa .Vai jogar assim aqui e lá em Rio BRANCO TAMBÉM.

    Curtir

  7. O CRB não é o melhor time do brasil,quiçá dessa competição,assim como perdemos de três, podemos sim, ganhar nem que seja de um.Os melhores times do nordeste não são os alagoanos e o pará não é tão fraco assim.Temos orgulho do pará e tradição no futebol nacional,os times paraense já deram num passado não muito distante, orgulho as suas torcidas.Ainda estamos vivos na competição,perdemos uma batalha e não a guerra.

    Curtir

  8. Se colocar o time do leão pra jogar no lugar do papão,nós ganharemos esse jogo e mostraremos para o papinha o que é um verdadeiro time de futebol e para os alagoanos que no pará ainda se joga futebol de verdade, com açai e farinha de tapioca na veia.

    Curtir

  9. Te dizer, mas saí do blog, um pouco mais de 12hs e, volto agora, quase 18hs e, ainda estão os mesmos comentários.Lamentável, mas aqueles que contribuíram para o blog estar nessa situação, agora devem estar felizes e, aqueles que sempre souberam usar este espaço, perderam o mais importante do blog: A interatividade entre os participantes. Hoje, só vale a pena participar, quando o amigo Gerson está on line, caso contrário, é ficar esperando os comentários saírem da moderação.
    Vale ressaltar que o Gerson, não tem nenhuma culpa nisso. Sinceramente, mas não sei o que leva uma pessoa a fazer isso, com um jornalista que “abriu as portas” pra gente e, tentou fazer um blog diferenciado e, nos dar de presente. Estou postando com muita tristeza de ver o que algumas pessoas fizeram de mal ao blog do Gerson e, a nós participantes. Uma pena.

    Curtir

    1. Não entendi.
      Agora o que me desanima postar no blog são os comentários que não acrescentam em nada num depate puramente esportivo. Vejo que a maioria aqui comenta coisas irrelevantes e com propósito maior de ofender o torcedor contrário. Só tem duas pessoas que procuro sempre ler as opinões depois de cada jogo: o amigo Cláudio Santos e, claro, o Gerson. Pois sempre aprendo a ver melhor um jogo de futebol. Valeus, amigos!

      Curtir

    2. Corroboro com suas palavras amigo SR.Columbia.Eu desde que comecei a postar reclamava dos clones e daqueles que não sabiam debater argumentando com civilidade e sempre desrespeitando o espaço.E sempre refutei o nobre jornalista baionense como um excelente profissional.Nunca ofendi ninguém aqui,nunca baixei meu nível e mesmo quando me ofendiam eu tentava responder de forma educada.Assim como vc e outros que também são educados e sabem que esse espaço é pra se manter um debate em alto nível.Alguns querem que seja um espaço letal cheio de ranços e palavras torpes ,mas isso é inaceitável.Os blogs que permitem ofensas e baixarias estão fadados a fracassos e a problemas judiciais.O escriba baionense aplica de forma democrática o LIVRE ARBITRIO QUE a Bíblia ensina e prega.As consequencias são funestas para quem não sabe viver com escolhas sábias.O chato é que por conta de alguns o blog perde a dinamica.Mas creio que aos poucos a depuração será feita, o tempo vai se encarregando de por as coisas em seu rumo apropriado.

      Curtir

  10. Amigos, sei que quase todos aqui assistiram a partida entre o PSC e o CRB, mas este humilde colaborador deste Blog estava no Rei Pelé e não viu esse perigosíssimo CRB que alguns comentam. Pelo contrário, vi um time mal armado que fez gols mais pelo erro do PSC do que pelos seu próprios méritos.
    O CRB estava jogado com medo, mesmo estando em seu domínios, isto estava claro durante a partida. O PSC estava muito melhor, mas é verdade que o que interessa é o resultado. Entretanto a probabilidade de se se ganhar uma partida sempre aumenta quando um time joga melhor, mas isso não quer dizer que esse time vai sempre ganhar. E foi exatamente isso que aconteceu com o PSC.
    Gostei do jogo do Paysandu, ou melhor, gostei da sua postura, mas deslizes acontecem, infelizmente.
    Os nobres amigos verão no Edgar Proença que o que estou dizendo vai acontecer. Provavelmente o PSC ganhará o jogo contra o fraco, repito, FRACO Clube de Regatas Brasil!

    Aos católicos, com atraso, um FELIZ CÍRIO!

    SALVE MARIA! RAINHA DO BRASIL E DOS POVOS AMAZÔNICOS!!

    …. E URBI AT ORBI REGINA NAZARETH!!…

    Curtir

  11. O cálculo do Gil está correto. Vencendo domingo e havendo empate em Rio Branco, o PAPÃO, mesmo perdendo os outros dois jogos, garantirá ao menos o segundo lugar no grupo e a classificação assegurada para série B. Portanto, o jogo da classificação é o do próximo domingo, temos que ganhar de qualquer jeito. Torcida em peso no Mangueirão. Vamos lá PAPÃO!

    Curtir

  12. Gil,tive o mesmo pensamento que o seu desde ontem sobre a próxima rodada… O Paysandu com uma vitória chegará aos 9 pontos,havendo um empate entre Rio Branco e América-RN ,o Papão anteciparia o acesso … Agora a torcida tem de fazer sua parte,lotar o mangueirão… Uma coisa é certa,o CRB virá mais retrancado que o América-RN ,podem anotar….

    Curtir

Deixe uma resposta