E a Copa vai começar…

Baluartes da coluna e do blog informam que a Globo andou noticiando que a África do Sul respira futebol a cada esquina, ou algo do gênero. Devem estar num outro país, sem dúvida. Aqui em Johanesburgo, capital da Copa, com 23 seleções instaladas na área urbana, o futebol só era notado como atração pelos cartazes nas ruas, outdoors e bandeiras nas mãos dos ambulantes. Até em torno dos estádios reinava um silêncio que não condiz com a terra da vuvuzela. A partir da empolgante manifestação promovida ontem, é provável que pelo menos o ruído dos torcedores seja mais ouvido nas ruas. Ainda mais que hoje à noite há a festa de abertura oficial do Mundial. Mas, depois da passeata de ontem, tudo segue como antes e a expectativa maior se limita aos jornalistas.

13 comentários em “E a Copa vai começar…

    1. Pois é, amigo Jorge. O clima é realmente ruim em termos de segurança urbana, mas ainda há quem creia no noticiário oficial. As orientãções em todos os hotéis é para que ninguém saia à noite. Bem, jornalista de verdade conta o que vê. É o que, modestamente, estou procurando fazer aqui. Se fosse pra fazer oba-oba, ficava vendo a Copa pela televisão.

      Curtir

  1. quem vê o jornalismo da globo imagina uma coisa completamente diferente do que vc está postando aqui no blog.
    Lá é só festa, todo mundo respirando futebol e blá blá blá …
    Fico imaginando que esse tipo de manipulação de informações acontece a todo tempo sem a gente nem se dar conta.
    Fazer o quê.

    Curtir

  2. Mas tambem tem muito pangare’ travestido de jornalista esportivo, que foi fazer a tal ” cobertura” da copa, sem nenhum preparo.
    A Globo incomoda por ser endinheirada, mas e dai! por ali ha bastante coisa para se falar, em vez disso a grande maioria esta exatamente igual aos branquelos de Joburg, curtindo o isolamento.

    Curtir

    1. Amigo Harold, felizmente sei que não está a se referir a este escriba baionense. Não comungo desses sentimentos de rasteira inveja em relação ao poder de fogo da Vênus Platinada, minha posição crítica decorre pura e simplesmente da capacidade de observar essa divina comédia humana. E o que vejo por aqui, acredite, é deveras cômico, na maior parte das vezes.

      Curtir

  3. A Globo precisa vender o peixe que ela comprou e para isso ilude diariamente o público brasileiro, com reportagens maquiadas.
    É por essas e outras que a tua imparcialidade, Gerson, está sendo muito importantes para nós.
    Agora me diz uma coisa: Já meteste a boca em alguma vuvuzela?

    Curtir

  4. João Havelange tornou a Copa do Mundo em dois grandes eventos. Esportivo (maior nº de seleções) e Comercial (oportunidade de negócios, principalmente turisticos).
    Tenho acompanhado a cobertura dos canais abertos e privados e constato melhor qualidade nos trabalhos da Plim-Plim. Os recusros são expressivamente maiores (materiais e financeiros) e isso faz a diferença. Não bastasse, há disciplina no conceitual evitando que o ouvinte não seja agredido. O resto fica por conta do povão.

    Curtir

  5. Concordo com o Tavernard quando ao poder de fogo da Globo, mas que eles engordam a salsicha, engordam. Vamos ver os públicos dos jogos para se ter uma idéia melhor.

    Curtir

  6. Evidente que nao me refiro a vc , grande embaixador das boas maneiras no rabiscar, mas as vezes Gerson muitos de nos acabamos enchendo a bolinha dos da Plim plim, para mim o reinado dela ja se foi..
    Melhor deixar eles se baterem nas propias pernas.

    Curtir

    1. Eu compreendo perfeitamente, Harold. E você tem razão na medida em que essas pinimbas bobas acabam interferindo nas opiniões emitidas.

      Curtir

Deixe uma resposta