Surge, enfim, um fato novo no Campeonato Estadual. Os gols que Marciano marcou ontem, denunciando oportunismo e colocação na área, empolgam a torcida do Remo e põem mais pilha sobre os adversários. Depois de desembarcar com currículo de artilheiro da Série C e ficar no banco, como opção para o segundo tempo, entrou em campo exclusivamente para decidir a parada, como se espera dos bons atacantes.
São raros, principalmente nos últimos tempos, os exemplos de goleadores que estréiam deixando sua marca. Quase sempre só costumam engrenar a partir de quatro jogos ou mais, quando já estão mais adaptados. Marciano chegou de mansinho, começou a se destacar nos treinos e só não estreou contra o Ananindeua porque não estava legalizado.
No confronto com o Cametá, foi guardado para uma eventualidade. Sinomar optou pelo bom senso, prestigiando a equipe que goleou na primeira rodada. Lançou o mesmo quadrado que havia desnorteado o Ananindeua há uma semana. O problema é que, desta vez, Gian, Vélber, Samir e Héliton não tiveram a mesma liberdade de movimentos.
Não conseguiam trocar passes, nem fazer lançamentos, isolando a dupla de atacantes. Resulta dessa dificuldade o fato de o Remo só ter disparado dois chutes a gol na primeira etapa, sem perigo. A saída para o ataque era lenta e dependente das iniciativas dos volantes Fabrício e Danilo.
Para agravar ainda mais o quadro, os laterais Neto e Paulinho evitavam ir além do meio-campo e tratavam de se livrar da bola rapidamente, temendo os avanços do Cametá através dos laterais Américo e Sousa.
Apesar da cautela, o gol de Paulo de Tárcio surgiu de falha do lado esquerdo da defesa. O cruzamento rasteiro pegou a zaga aberta. Pedro Paulo foi envolvido e o volante chegou batendo rasteiro.
Em desvantagem, Sinomar recorreu a Marciano, que substituiu Vélber. A entrada do atacante e o deslocamento de Samir para fazer a ligação confundiram por completo a marcação do Cametá. Pressionado em seu próprio campo, o time da casa errava passes na intermediária, facilitando o trabalho de Gian e Héliton, bem aberto pelas extremas.
Veio então o empate, aos 21 minutos, depois de passe inspirado de Gian para o centro da área. Marciano cabeceou para as redes, tirando do alcance do goleiro Alencar. Logo a seguir, viria o segundo gol, em cabeceio de Raul, mas o árbitro anulou, alegando impedimento inexistente.
Aos 40, surgiu o desempate. Escanteio – o quinto de uma sequência de cobranças de Marlon – desviado de cabeça para a finalização de Marciano. Mesmo assim, o Cametá ainda ameaçou. Em lance confuso, a bola tocou na mão do zagueiro Pedro Paulo. Pênalti claro não marcado.
O resultado dá ainda mais confiança ao Remo, mas os problemas persistem: a linha de defesa é insegura e a meia-cancha não funciona quando Gian e Vélber são marcados de perto.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 25)
Anunciam a vinda do lateral Indio (ex-Corintians) para o Remo. Dispenso o curriculo e admito que o jogador não foi “caxeiro-viajante” . Não foi apenas banco. Foi titular na posição e ganhou titulos pelo Timão. Dois nacionais e um internacional. O apelido justifica sua origem. Não usa tacape mas sabe dar bordoada verbal como na denuncia contra Nesi Cursi a quem acusou de desonesto. Vamos ver.
CurtirCurtir
Nota-se um grande empenho da mídia, principalmente do rádio, em fazer do Remo o que ele não é: um bom time. Na vitória sobre o Ananindeua, muitos se arvoraram a dizer que o time de Periçá era a oitava maravilha e Samir, um deus. Agora, diante do futebol pífio mostrado contra o Cametá, Samir é sumariamente esquecido e Marciano é o novo xodó. Já se fala até em “Leão 100%”, com apenas duas rodadas. Quanta precipitação! Que foi feito do “quadrado mágico”, tão falado na primeira partida?
Vivemos a era do Marketing, em que os clubes fazem grandes investimentos e, por vezes, apostas arriscadas. Por isso é necessário apressar as coisas. Defeitos são omitidos, qualidades são exageradas, ou mesmo inteiramente inventadas. Jogadores comuns são guindados a craques.
É perigoso criar tantas expectativas sobre este time limitado do Remo. No primeiro tropeço, os tapinhas nas costas rapidamente viram xingamentos e os elogios exagerados passam a cobranças exageradas…
CurtirCurtir
Cleiton,
Não acho que esteja havendo exagero ou mistificação do time do Remo, que, por sinal, tem muitas limitações, principalmente do meio-campo para trás. Esse oba-oba é normal, o rádio tem que badalar o campeonato, chamar o torcedor. Meu amigo, já imaginou se não houvesse isso? É óbvio que, com apenas duas rodadas, não dá para ficar celebrando ninguém ou vendo super craques por aqui. O campeonato tem nível fraco, mais ou menos como o do ano passado, com a diferença de que este ano parece um desnível menor entre as equipes. Mas, mesmo assim, ainda é cedo para fazer esse tipo de avaliação.
CurtirCurtir
Às vezes o sentimento clubista leva alguns a se manifestar equivocadamente contra a normalidade dos fatos! Hoje, todo e qualquer evento no planeta Terra, é sucesso, se caminhar de mãos dadas com a mídia: rádio, televisão, internet, etc, etc, etc. O futebol europeu, por exemplo, só é essa maravilha, porque entenderam, na prática, que o produto FUTEBOL, não se sustenta sem a mídia. E, porque o pobre futebol paraense fugiria essa tendência cabal?
Além do que, recorrendo ao tempo, lembro que aos 5 anos de idade eu já escutava jogos do Leão pelo rádio e, naquele momento já se tinha a euforia dos setoristas, narradores, comentaristas (estes, mais comedido e coerentes). Enfim, o radio dava o tempero necessário para a lotação dos estádios, que na década de 80 era uma constante. Depois disso eu não sei dizer, porque eu saí de Belém e estou de volta a Cidade Morena faz uns meses. O futebol paraense com o apoio da mídia, já é fraco, sem ela então, é: passar a régua e fechar a conta!
Ou será que, todo esse fel já é produto dos 6 pontos do Mais Querido no Parazão?
CurtirCurtir
Gerson, discordo, apenas, da leitura que vc faz do jogo, em seu 2º tempo, pois ficou claro que o Cametá cansou, inclusive o Paulo de Tárcio, era o mais cansado de todos, por isso saiu logo. Penso que se o Arthur tem o time completo e um bom banco, o Marciano poderia ter corrido até o campo todo, que não daria resultado. É bom dizer que o cansaço, não era só físico, mas me pareceu psicológico, por tudo que envolveu esse jogo e, por serem jogadores jovens.
CurtirCurtir
Não vi cansaço físico ou psicológico por parte do Cametá, cujos laterais apoiaram o jogo todo. No Remo, os laterais não pressionavam e os meias estavam presos à marcação. O desgaste dos dois times foi mais ou menos igual, com os remistas até mais baleados no segundo tempo. O Cametá ficou atrás depois do intervalo porque o Remo entrou desesperado pelo empate e acrescentou uma peça importante ao jogo: Marciano. Isso bagunçou todo o sistema de marcação armado pelo Artur, principalmente porque, com o Marciano em campo, o Samir ficou mais atrás, longe da área, e o Héliton ficou mais livre, caindo pelos dois lados do campo. Até o Gian ficou mais solto. Cansei de ver dois e até três jogadores dando combate direto ao Marciano na entrada da área.
CurtirCurtir
Gerson, e o Claudio Oliveira ”secou” o bom Clauber Miranda, rsrs…foi só ele comentar q arbitro estava bem que aconteceu o que aconteceu….agora o Artur querer culpar o mediador perá lá…..o Cametá não jogou nada no segundo tempo…e o Plácido Ramos chamar a bandeira do Cametá, como sendo da Tuna, eras meu, rsrsrsrs……
CurtirCurtir
Ed,
Pior foi o meu amigo Plácido confundir também o Tetê com o Gegê, que está no Ananindeua e dizer que ainda está no Remo. Faltou o suporte da produção, pois às vezes o narrador fica realmente sem ter o que dizer. Bastava alguém corrigir rapidinho a informação e ficava tudo bem. Mas, no geral, achei muito boa a transmissão, principalmente quanto à qualidade das imagens e ao aproveitamento das câmeras de linha de fundo.
CurtirCurtir
Pior mesmo Gerson, foi o Vinicius Sabatino (bom reporter) informar que o pai do Clauber tinha falecido, qndo na verdade foi o do Olivaldo Moraes….agora como vc escreve, a produção tem que ficar mais atenta mesmo…qto a qualidade das imagens estah de parabens O Canal 2…os dois gols do Remo foram mostrados claramente assim como a mão aberta do Pedro Paulo, no lance do suposto penalti…
CurtirCurtir
Gerson, pior mesmo foi o reporter Vinicius Sabatino (bom reporter) informar que o pai do mediador Clauber Miranda tinha morrido, qndo na verdade foi o do Olivaldo Moraes…já pensou uma informação desta ? realmente sem um suporte da produção fica complicado..qto as imagens, perfeitas, principalmente nos gols e no lance do suposto penalti ….
CurtirCurtir
Ed, tu não conheces o Arthur? tu não sabe como ele é? No dia em que o Arthur for derrotado e não chorar da arbitragem eu mudo de nome.
CurtirCurtir
ha ha ha …é verdade Jimy….até na AP o cara chora ….fala sério…se ele pudesse, ele treinava, ia pro gol, era zagueiro, jogava no meio, chegava no ataque, corria pra marcar impedimento e ainda apitava…pq ele nao falou que sua equipe naum jogou nada no segundo tempo ? como disse o Gerson, com a saída do Velber os caras da zaga do Cametá se perderam na marcação de Marciano (tem estrela Jimy ..) e do Samir……
CurtirCurtir
Arthur, o maior chorão do futebol paraense. Tem mania de perseguição, coitado. O cara não é treinador, minha gente. E não se conforma com isso.
CurtirCurtir
Matheus,
O Artur tinha razão na reclamação do pênalti, mas não podia malhar o Clauber, que desmarcou um gol legal do Remo quando o placar era 1 a 1 e ainda aliviou algumas sarrafadas cametaenses ao longo do primeiro tempo.
CurtirCurtir
Gerson, só Deus sabe o quanto sou Paysandu… Hehehehe
Portanto.
O lance do penalti do Cametá foi duvidoso. Tinha um bololô de jogadores entre o árbitro e o lance em sim. O meu problema com o Arthur é que ele generaliza: “Todo jogo sou roubado”. Pra mim, quem tem mania de perseguição é doido. Rsrsrsrs
No mais, sinceramente, a arbitragem paraense está à altura do nível técnico de nosso futebol. No futebol, a arbitragem que hoje prejudica, amanhã ajuda. É a vida…
CurtirCurtir
Arthur joga no time do Murici e do Luxemburgo. Quanto a imprensa badalar o time do Remo, nada mais natural. O campenato paraense e de terceira divisao, os times sao fracos, o campeonato e fraco; portanto, tem que badalar para vende-lo. Mas so e possivel atingir o crescimento com o aopoio da midia, que esta fazendo o seu papel. Independente do resultado do bicola hoje, o Remo deu um grande passo para a conquista do primeiro turno, porque, apesar de ser o segundo jogo, ganhou de uma das prin cipais forcas do Parazao. Se der a logica, o Papao ganha apertado hoje e o Leao lidera no saldo de gols.
CurtirCurtir
Jorge,
Entendo que o Paissandu passa fácil pelo Santa Rosa, depois atropela o Ananindeua e chega ao Re-Pa já com o time mais entrosado. Enquanto isso, o Remo deve passar também pelo Santa Rosa domingo que vem e aí teremos um Re-Pa de invictos, com casa cheia e o equilíbrio tradicional.
CurtirCurtir
O Artur devia bater no peito e dizer ” a culpa foi minha”. ao tirar Paulo de Tárcio ele dessarrumou o meio de campo do time cametaense, principalmente porque o tal de Vitor Baiano entrou como se fora um Caymmi, bem malemolente enquanto o jogo pedia eletricidade. Tanto que o primeiro gol do time remista saiu depois de uns cinco escanteios seguidos, pois o Cametá não conseguia sair.
Vélber e Gian, juntos, não dá. Foram muito mal no primeiro tempo. Depois da saída do Risadinha e o recuo do Samir melhorou o futebol do canhotinho azulino. O centro avante interplanetário mostrou faro de gol e deve ser titular.
Já no Cametá, chamou a atenção o desperdício do talento do menino Teté, perdido em firulas quando podia soltar a bola, deixou a sensação de que poderia render muito mais. Se o técnico assim exigisse. Uma pena!
CurtirCurtir
Gostei do Gerson, penso que o profissional, tem que ser assim, tentar visualisar as coisas com antecedência, para bem informar aos torcedores. Não é “chutando”, mas penso que o Gerson postou seu palpite, baseado no elenco e planejamento que o Paysandu tem e, pelo que apresentou o Santa Rosa, diante do SR, mesmo ganhando o jogo. Concordo com o Gerson, só tenho um pouco de cuidado, em relação ao Ananindeua, bem treinado pelo Português, mas acredito na vitória do Papão, também. Quanto ao Remo, também penso que ganha do Santa Rosa. Quanto ao RE X PA …….
CurtirCurtir
Bom dia Gerson Nogueira e Amigos do Blog.
O jogo de ontem, a pós a primeira rodada concluída e metade da segunda em execução, serviu para mostrar que neste ano, não tem prá ninguém, o Parazão será decidido, novamente pela dupla rexPA, não adianta os nanicos espernearem, só quem investe pode colher bons frutos, o remo acordou a tempo, e atendendo a alguns apêlos, está fazendo boas contratações.
Daí prá baixo, se permanecerem parados, será grande a corrida aos tribunais, principalmente de time montado por político cartola e bocudo, que só está visando a próxima eleição; na minha opinião, se não se reforçarem nem o S. Raimundo escapa.
Vai ser peia direto, dos dois grandes nos pequenos.
CurtirCurtir
Correção: O jogo de ontem, após…..
CurtirCurtir
Gerson, companheiros mais próximos conhecem meu comportamento profissional e as críticas (abertas) que faço a setores da imprensa.
Não obstante, é de se reconhecer e louvar que, não fosse o poder público e a força da imprensa, estariamos hoje, escrevendo o necrológio do futebol paraense. Ter que acompanhar Remo e Paissandu em jogos de vázea e reportando-os respeitosamente é a prova mais cabal que se pode apresentar.
Reconheço errado, o tratamento que dispensamos a certos jogadores que aqui chegam. É bem melhor assim. Pior seria o tratamento merecido.
CurtirCurtir
Gerson, tou pensando nesse re x PA do dia 7. Vejamos: os times desse ano são melhores do que os do ano passado. Sem dúvida alguma.
Possivelmente os dois chegarão com 100% de aproveitamento para o clássico. E isso me dá medo. Esse clima favorável faz com que o LOP coloque as manguinhas de fora. E LOP empolgado é cagada à vista. A que me refiro? O homem dos óculos amarelos (kkkkkkkk) nos brindará com a brilhante idéia de ingresso a R$ 30,00 (se ele tiver muito inspirado, pode esperar ingresso a 40 contos). E virá com aquela balela de clássico de 1 milhão. Com TV aberta para capital e 30 mangos o ingresso não teremos mais do que 30 mil no colosso…
Já tou preocupado e me aborrecendo por antecipação…
CurtirCurtir
Gerson, olha que merda: O gordinho Cabanas foi baleado na cabeça, lá no México. Putz…
CurtirCurtir
Matheus, jogador profissional em bar dá nisso…
CurtirCurtir
o Marciano salvou o sinomar de ir pro espaço!
o Remo tá se ajustando ainda longe de ser um bom time, mereceu a vitória ao cametá ainda falta um bom técnico.
CurtirCurtir
não vejo diferença entre os dois Titans o paysandu so falta entrosamento e por isso o Re x Pa e casa cheia.
CurtirCurtir
Categoria para golear quando joga em casa e o adversário é fraco. Fibra para administrar e reverter um placar negativo quando joga fora de casa e o adversário é melhor qualificado que o anterior. O Leão que ainda não é nenhuma maravilha (longe disso, tem muito a ajustar: miolo da zaga, nas lateriais e na armação), segue deixando feliz o Fenômeno Azul e negando algumas previsões. Ah, no particular das previsões, bom mesmo é o Diogo Papão, acertou até o placar. Tomara que no Re/PA não faça nenhuma, a não ser que seja a favor do Remo. Quanto ao juiz, se não marcou um penalti contra o Remo, também desmarcou um gol lícito do Remo, deixando tudo compensado. E o Arthur segue o Rei do Chôrôrô. E o Marciano mostrou a que veio, oxalá continue assim.
CurtirCurtir
Acho que o Gerson evidenciou um certo consenso quanto ao jogo de ontem. O árbitro não foi o responsável pela derrota do Cametá. No máximo, influenciou o placar que poderia ter sido 3×2 ou 3×1 para o Remo, se tivesse validado o gol do Remo e marcado o penal do Cametá. No gol do Remo, acho que se o comentarista fosse o Arnaldo César Coelho ele teria dito com sua ironia fina, “perigo de gol”, ou seja invenção do árbitro. Esses foram os únicos erros visíveis do árbitro. O resto é chororô. Outro consenso entre os comentadores se refere ao nível ainda baixo do campeonato paraense e que o Remo ainda tem problemas. A zaga então é de meter medo. Aquele zagueiro “varapau” que só sabe dar chutão (e ainda pro lado errad0) é de matar de coração o tercedor azulino. De qualquer forma, o Remo está no caminho certo para conquistar a vaga na Série D. Quanto ao título, no papel, está mais para o PSC, claro, considerando as corretas ponderações do Jorge Santos sobre o problema do entrosamento. O Sinomar é que é f… O Cláudio do Val-de-Cans às vezes tem razão com sua implicância. A gente até tenta dar voto de confiança, mas, se o Marciano seguisse suas recomendações, o Remo ia sair derrotado ontem. O cara diz ao jogador: “vai, te fixa na áera para prender os zagueiros e centraliza as jogadas”. Foi tudo o que o Marciano não fez. Assim é difícil. O Marciano lembrou a estréia do Dadinho em 82 no Leão. Quem sabe ele não figure no seleto quadro dos grandes centroa-vantes do Remo ao lado de Alcino, Bira, Dadinho e Marcelino.
CurtirCurtir
Grande Cassio, no gol do Remo anulado, a bola bate na mao do Raul…o assistente viu e marcou…já no suposto penalti em favor do Cametá, o Pedro Paulo jamais teve a intenção de meter a mão na bola….por isso acertou em cheio o Clauber Miranda…gente boa….
CurtirCurtir
Amigo Ed,
O João Cunha diz que o bandeira marcou impedimento do Raul, que, sinceramente, não vi. O toque de mão também não fica claro no repeteco da TV. Continuo achando que o bandeira estava com o braço engessado e interpretou a jogada como perigo de gol.
CurtirCurtir
Apesar de toda essa discursão a respeito do time do remo. Eu penso que esse time atual do remo é bem melhor do que o horroroso time que começou o paraense ano passado,e que tinha coisas como o zagueiro Bruno Sá,um atacante do Sendas-RJ chamado Bruno da Silva e o meia Franklin ex-Bonsucesso-RJ.
O time que perdeu o segundo turno para o São Raimundo tambem era pior que o atual. Não estou dizendo que esse time é maravilhoso,pois ainda falta muitos ajustes,mais que é melhor do que o de 2009 eu não tenho dúvida.
CurtirCurtir
Vinicius Sabatino bom repórter? O cara erra até concordância! Tem muito, mas muito mesmo o que aprender.
CurtirCurtir
DIZEM QUE SOU LOUCOOOOO….. rsrsrs …
CurtirCurtir
Diogo, você será à “Mãe Delamare do Blog”, já que o “Louco do Blog” se escafedeu…
CurtirCurtir
POR EU TER UM GOSTO, ASSIIIMM….rsrsrs…
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse Cássio….. é por isso que gosto desse blog. Por falar nisso, é melhor nem citar o “finado”, daqui a pouco ele aparece.
CurtirCurtir
GOSTAR DE QUEM NÃO GOSTA DE MIIIIIIIIIM …rsrsrs …
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!
CurtirCurtir
Já apareceu, ha ha ha ..igual aquele louco do gibi da Monica..ahahah
CurtirCurtir