Pesquisa mostra Edmilson liderando disputa para a Prefeitura de Belém

Da Veja

Um levantamento produzido pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta para uma possibilidade real de Belém voltar a ser governada por um partido de esquerda nos próximos quatro anos. O deputado federal Edmilson Rodrigues, candidato do PSOL apoiado por PT e PDT, lidera as intenções de voto na capital do Pará.

Na pesquisa estimulada, o psolista registra 39,3% da preferência do eleitorado, contra 11,3% do segundo colocado, o também deputado federal Celso Sabino (PSDB). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Rodrigues foi prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos, entre 1997 e 2004, período no qual foi filiado ao PT. Em troca do apoio na eleição, o candidato concordou em ceder a posição de vice-prefeito para o antigo partido. O PT indicou a vereadora Ivanise Gasparim para compor a chapa com ele.

O candidato do PSOL deve ter apoio ainda da Rede Sustentabilidade e discute uma aliança com o PCdoB. Este é um dos raros casos em que os partidos de esquerda conseguiram deixar as diferenças de lado para formar uma frente única na disputa pela prefeitura de uma capital.

Já Sabino se apresentou como pré-candidato à prefeitura pelo PSDB, mas corre o risco de ser expulso do partido pela direção nacional. O processo disciplinar poderá ser instaurado caso o tucano seja

efetivado na liderança da maioria na Câmara dos Deputados. O presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirma que Sabino concordou com a indicação do Centrão para o cargo sem abrir uma discussão com os dirigentes da sigla. Ele ocuparia o posto de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), um aliado de primeira hora do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s