
Mais da metade dos 685 casos de coronavírus do Estado do Pará são da Região Metropolitana de Belém. Até este domingo, 19, só a capital paraense registou 466 pacientes infectados. Ananindeua, Marituba e Benevides juntos somam 91. O governador Helder Barbalho, comunicou neste domingo, 19, que os 420 leitos do Hospital de Campanha da capital paraense, localizado no Hangar Centro de Convenções, serão transformados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
A mudança será realizada após a chegada de 400 respiradores e 600 bombas de infusão que o Governo Estadual comprou da China. De acordo com Helder, o material já saiu de Pequim para Xangai e em breve chegará ao Pará. “O material passará por vistoria no dia 23 e sairá do local no dia 25 de abril, rumo à Belém”, informou o governador.
Os hospitais das demais regiões do Estado também ampliarão suas UTIs. Helder contou que 30% das unidades Marabá, Santarém e Breves serão beneficiadas.
A partir de amanhã, 20, o Hospital de Campanha de Belém inicia o acolhimento familiar com assistente social. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira das 10h30 às 15h30. Para garantir a proteção de todos, será atendido somente um familiar por paciente. Por segurança, a equipe não receberá pessoas com sintomas de gripe.
Segundo Helder, nas próximas duas semanas, o hospital do Hangar também ofertará exames de tomografia. Para isso, nesta segunda-feira, 20, o Governo fará habilitação para chamamento público desses novos exames para ofertar à população.
O governador explica que a medida tem como objetivo evitar que estágio do paciente suspeito avance. “Caso o laudo do exame de tomografia aponte estágio inicial da doença, o paciente realizará o tratamento de azitromicina na residência, já que os efeitos colaterais são mais leves”, contou.