
Fundado a 5 de fevereiro de 1905 (e reorganizado em 15 de agosto de 1911), o Clube do Remo comemora hoje 114 anos de existência. A história do clube teve início do século XX, época em que o remo era um dos principais esportes praticados no Brasil. Em uma competição ocorrida em 1905, atletas vinculados ao Sport Club do Pará decidiram se desligar do clube devido a desentendimentos com outros companheiros de equipe momentos antes de uma regata. O grupo dissidente era formado por Victor Engelhard, Raul Engelhard, Eugênio Soares, Narciso Borges, José Henrique Danin, Vasco Abreu e Jean Marechal (Eduardo Cruz).
Esses sete atletas logo tiveram a ideia de criar um outro clube. A eles se juntaram desportistas de Belém que tinham o mesmo interesse e assim surgiu o Grupo do Remo. O Estatuto Social foi divulgado no Diário Oficial do Estado, ano XV, nº 4.049, de sexta-feira, 9 de junho de 1905. O 15º artigo do estatuto descrevia a bandeira azulina como um “retângulo azul-marinho, tendo ao centro uma âncora branca, em sentido oblíquo, circulada por 13 estrelas da mesma cor”.
No dia 1º de outubro de 1905, foi inaugurada a sua sede náutica, que funcionava em um prédio alugado da Intendência Municipal, à Rua Siqueira Mendes. Foi o ponto de partida para uma das mais populares agremiações do país, que depois iria priorizar o futebol como atividade esportiva.