Por racismo, Grêmio pode ser excluído da Copa BR

622_ef17e003-9fb8-3d4a-aa42-5415d04723f5

Da ESPN

Depois de atos racistas da torcida do Grêmio para o goleiro Aranha, na partida contra o Santos, na última quinta-feira, o clube gaúcho poderá até mesmo ser excluído da Copa do Brasil, se o caso for levado para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Pessoas que estavam no estádio em Porto Alegre chamaram o jogador de “macaco” e fizeram imitações do animal como forma de provocação, flagradas pelas câmeras da ESPN Brasil.

De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, atitudes discriminatórias, que consideram também em razão de raça e de cor, podem acarretar uma punição pesada às entidades desportivas aos quais os responsáveis pelos xingamentos são vinculados, no caso o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. 

“Caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com perda de pontos (…) e caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição, torneio ou equivalente”, diz o texto do 243-G do CBJD. 

Ainda segundo o mesmo artigo, “quando a infração for considerada de extrema gravidade, o órgão judicante poderá aplicar as penas dos incisos V, VII e XI do art. 170”, que significa o seguinte: 

V – perda de pontos;
VII – perda de mando de campo;
XI – exclusão de campeonato ou torneio.

3 comentários em “Por racismo, Grêmio pode ser excluído da Copa BR

  1. conversa fiada. quando isso aconteceu de ser excluído? tenho nojo dessa demagogia, assim com desses estúpidos que cometem esses atos.

    Curtir

  2. Palavras certeiras as do amigo Gonzaga, nada mais que pura DEMAGOGIA, desde quando, no Brasil, alguém sofre punição por atitudes semelhantes a estas?
    É tudo conversa de trancoso, estória para boi dormir!

    Curtir

  3. Embora mereça, creio que dificilmente será excluído.
    As manifestações de racismo, ostensivas ou veladas, ocorrem diariamente aos borbotões de norte a sul deste país. É preciso acontecer em um evento coberto por rede nacional para ter a necessária repercussão.
    Igualmente vale para outros tipos de preconceito, como o social, bastante comuns principalmente quando se há nele conotação político-partidária. Mas sobre esses preconceitos ninguém diz nada.

    Por que será?

    Curtir

Deixe uma resposta