Por Luiz Carlos Azenha (via Facebook)
1. Se o projeto político de Lula for derrotado pela ascensão social despolitizada que ele promoveu, “politizada” através de estatísticas apenas nas campanhas eleitorais, com aversão ao confronto de ideias; estou falando dos eleitores que tiraram proveito dos programas sociais mas se revoltam com a cobrança de impostos; que ganharam bolsa do Prouni e agora se orgulham de ler a Veja; que receberam energia pela primeira vez em casa e acreditam em tudo o que sai no Jornal Nacional. Tenho encontrado muitos destes, em todo o Brasil.
2. Se o projeto político de Lula for derrotado pelas consequências políticas da irupção de 2013; quando aconselhei blogueiros petistas a tentar entender o fenômeno, em vez de criminalizá-lo, perdi duas centenas de amigos no Facebook. Era gente que atribuia absolutamente tudo aos “coxinhas”, sem qualquer reflexão que pudesse resultar na formulação de uma resposta política ao que assistimos. E la nave va.
Mesmo que o projeto não perca, cabe uma reflexão que eles não admitem: sempre fui eleitor do partido e deixei de votar nele depoisda corrupção, que o tornou igual aos demais; a aproximação política e prática com Cuba e Venezuela; o desperdício de dinheiro público para esses países e do continente africano; e a tentativa de acabar com a democracia, utilizando a “massa” com programas sociais, obra iniciada por Betinho dona Rute n governo fhc.
CurtirCurtir
Vai ser preconceituoso assim lá na lua…
CurtirCurtir
Quer que o Azenha desenhe o raciocinio para facilitar a compreensão do texto, Pedrão? Tidizê…
CurtirCurtir
Dilma neles
CurtirCurtir
Conheci um servidor da presidência da República na época de FHC. O amigo acompanhava as comitivas de dona Rute Cardoso em suas andanças “sociais” pelo país. A primeira dama já falecida somente ia às cidades onde o PSDB governava.
Politicagem pura.
CurtirCurtir
Exato Valentim, por isso sou contra.
CurtirCurtir
Égua, Gerson, você acredita que comentários críticos aos textos do Reinaldo Azevedo são cerceados no blog dele? Amigo, você está de parabéns por aceitar as diferenças e respeitá-las.
CurtirCurtir
Há, no meu modo de ver mais propaganda do que efetivamente ascensão social. Salvo se o autor do texto acredite no artifício hiperbólico da tal pretensa fundação de a nova classe média.
No mesmo diapasão creio que exista mais patrulha da liberdade de agir e manifestar o pensamento do que contradição. Esse discurso de ingratidão é o mesmo que marcou os ataques à dignidade do Ministro Joaquim. Não é porque o sujeito foi nomeado pela autoridade, que ele, no exercício da missão para a qual foi nomeado, tenha de compactuar com as malfeitorias da própria autoridade ou dos seus correligionários. O mesmo se diga quanto ao direito ao voto. A única maneira de fidelizar o cidadão, especialmente o contribuinte é agir verdadeiramente em prol da coletividade. A compra de votos, seja qual for a modalidade de pagamento, não garante nada, até porque, aqueles que se prestam a vendê-los, estão sempre suscetíveis a uma proposta mais vantajosa, ainda que seja ilusória.
Mas, não me canso de repetir, as bolsas e a máquina administrativa ainda pesam decisivamente na balança. Tanto pesam que uma candidatura que flutua há 12 anos num mar de incompetência e malfeitorias, algumas até inegavelmente admitidas, confessadas e até inapelavelmente condenadas pela justiça, ainda se mostra à frente nas pesquisas de intenção de votos.
CurtirCurtir
“Se o projeto político de Lula for derrotado pela ascensão social despolitizada…” “…que ganharam bolsa do Prouni e agora se orgulham de ler a Veja;…”
Talvez seja preciso desenhar.
“…Quando aconselhei blogueiros petistas a tentar entender o fenômeno, em vez de criminalizá-lo,…”
O que vejo é a fé cega. Me parece que os fins justificam os meios.
Obs: Lembre-se que o desenho pode ser feito em várias escalas, cores,… acho que pode ser do tipo impressionista ou realista, mas o abstrato, tem seus admiradores…
CurtirCurtir