Avião fantasma pode atrapalhar Marina

images-cms-image-000389125

De Brasil 247

A campanha de Marina Silva à presidência da República mal começou e já pode ter de enfrentar sua primeira séria turbulência. Reportagem da revista Época deste fim de semana sugere que a campanha do PSB cometeu crime eleitoral ao utilizar um avião fantasma – sim, o PR-AFA que desabou em Santos (SP), matando Eduardo Campos e outras seis pessoas.

Documentos obtidos pela revista (leia aqui a reportagem de Murilo Ramos, Marcelo Rocha e Diego Escosteguy), apontam que o avião continua sendo de propriedade do grupo AF Andrade, do setor sucroalcooleiro, que enfrenta grave crise financeira. Desta forma, não poderia ter sido cedido para a campanha de Eduardo Campos e Marina Silva, que também voou na mesma aeronave.

Ainda que pudesse ser utilizado como táxi aéreo, o que não é o caso, o avião deveria constar nas prestações de contas apresentada à Justiça Eleitoral pelo PSB, o que não foi feito. Confira um trecho:

ÉPOCA procurou a campanha do PSB à presidência da República com perguntas sobre o uso da aeronave PR- AFA. Entre outros questionamentos, perguntou se a chapa fizera pagamentos para usar a aeronave, se arcara com as despesas de manutenção e se declarara tais despesas na prestação de contas eleitoral. Na prestação parcial, referente ao mês de julho, não há citação às empresas BR Par e Bandeirantes. ÉPOCA perguntou, ainda, quantas vezes a candidata Marina Silva voou no avião e se ela tinha conhecimento sobre quem arrendara a aeronave. Até o fechamento desta reportagem, o PSB não respondera aos questionamentos. De acordo com a legislação eleitoral, uma empresa não pode fazer doações de bens ou serviços sem relação com sua atividade fim. Por isso, uma empresa do ramo sucroalcooleiro, como da AF Andrade, não poderia emprestar um avião. Se o alugasse, teria de comunicar a Anac. “A Anac não foi informada sobre nenhuma cessão onerosa da aeronave”, informou em nota.

A revista também ouviu um especialista em direito eleitoral, que falou até na hipótese de impugnação da candidatura:

Para o especialista em direito eleitoral Bruno Martins, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegar à conclusão de que houve omissão nas informações prestadas pela chapa, pode haver uma desaprovação das contas. “Em último estágio, pode haver até mesmo a impugnação da candidatura”, afirma.

13 comentários em “Avião fantasma pode atrapalhar Marina

  1. Uma história que não chegará a lugar nenhum e que muito menos arranhará a imagem de Marina, pelo contrário, será um marketing a favor, ja que, a mesma parece ser alvo de bombardeios de tucanos e petistas.

    Curtir

  2. Parece, não, Celira. Aliás, eu já falei isso aqui, a Marina vem sendo alvejada tanto pela tucanalha quanto pelo lullopetismo, o que é um excelente sinal de que ela é a única opção. O Reinaldo Azevedo, faz parelha com o conversa afiada para juntos tomarem um cafezinho no 247, e por aí vai. Estão irmanados no medo da Marina, a qual, não fosse as bolsas já estaria eleita.

    Curtir

    1. Amigo Oliveira, vamos com calma. Não dê tudo como fato consumado. O simples fato de Marina ser alvo de críticas e patrulhas é decorrente da condição de vidraça que todo presidenciável carrega. Dilma e Aécio já levam diariamente seu quinhão de bordoadas, é justo que Marina também tenha o seu. Ou não? Seria ela é ungida dos deuses ou está acima do bem e do mal? Por outro lado, é saudável observar que, finalmente, o amigo se dispôs a declarar voto, depois de alimentar por alguns meses a vã esperança de que a candidatura do Aéreo Never finalmente decolasse como grande representante da direita brazuca.

      Curtir

  3. O Campos faleceu e soa covarde falar dele, mas pro bem da verdade, nós que ficamos vivos, não podemos ignorar as coisas erradas que o mesmo tenha feito, desde que provadas.
    Se a marina compartilhava, é outra história.

    Curtir

  4. Gerson,

    O amigo Antônio Oliveira declarou em outro post que votaria nulo. Como Marina assumiu a condição de candidata, o Antônio declarou vovoto nela. Certo Antônio Oliveira?

    Concordo com você Gerson, todo presidenciavel é telhado de vidro. Contudo, penso que Marina sairá com a imagem fortalecida, diferente dr Aécioporto e a mandatária do País

    Curtir

  5. Começou a apanhar, como já tinha previsto. A mídia virulenta fez tudo para que ela fosse candidata, pois só assim teríamos 2º turno, fazendo inclusive pesquisa antes do enterro do Eduardo Campos. Agora que conseguiu o que queria, ela (a mídia conservadora) começou a desconstituir a sua candidatura, pois senão, quem vai para o 2º turno é ela e não o Aécioporto.

    Curtir

  6. Rsrsrsrs Amigo Gerson, Aécio Neves?! Isso não é provocação, isso já é insulto, do qual não dá para deixar amanhecer o dia para reclamar. Rsrsrsrs
    Certissimo, amigo Celira! E, como você, não tenho ilusões de que ela seja uma vestal. Mas, creio que seja a melhor opção dentre as que se apresentam.

    Curtir

  7. Mas a única presidenciável que não vira vidraça nunca aqui nesse blog é a Dilma. Os outros, principalmente agora Marina, levam suas pedradas todos os dias.

    Curtir

    1. Gleydson, o tal governo mais corrupto a que você se refere é o governo que mais permitiu apurações do Ministério Público, da Procuradoria Geral da República e investigações da PF. Em comparação com o antecessor, por exemplo, o número de prisões e punições é significativo. Não há engavetamento, nem obstrução de ações contra o próprio governo. Avalie também que em pleno governo tucano o mensalão já existia e jamais alguém foi condenado e preso. No atual, com provas ou não, os réus foram condenados. Não se alie a esse discurso preguiçoso e repetitivo, típico da direita bovina, de que a corrupção está virando um mar de lama. O Brasil não começou há 12 anos. Pelo contrário, convive com essas mazelas desde os tempos de Cabral. Um conselho: informe-se e pesquise a história.

      Curtir

Deixe uma resposta