Do Comunique-se
A manhã desta quarta-feira, 13, foi de notícias ruins para quem trabalha no Portal Terra. A empresa de conteúdo reuniu seus funcionários para anunciar que uma reestruturação seria responsável pela demissão de 50% da equipe de reportagem. A medida resultou em cortes em todas as praças e colocou fim à equipe de repórteres fotográficos. Outro grupo encerrado foi o de conteúdo latino-americano, que contava com quatro jornalistas estrangeiros para fazer matérias enviadas às filiais do Terra fora do Brasil.
Os rumores sobre as demissões já circulavam pelos corredores da redação. Em entrevista para o Portal Comunique-se, fontes afirmaram que parte da equipe recebeu e-mail na noite de ontem avisando sobre a reunião que aconteceu na manhã de hoje. Nesta quarta-feira, quem havia recebido o convite, foi reunido para receber a notícia sobre o corte. Todos os funcionários presentes nessa conversa foram desligados.
Sobre o assunto, o Terra informa que, visando adequar a estrutura e recursos, a empresa alinhou suas unidades de negócios e fez uma reestruturação em todas as áreas. “O Terra agradece os seus colaboradores por toda sua dedicação e trabalho”. O portal não divulgou quantos funcionários foram demitidos.
Ainda de acordo com a apuração da reportagem do Comunique-se, não ficou claro qual critério o Terra usou para fazer os cortes, tendo na lista de demitidos desde estagiários até cargos altos. Os colaboradores que deixaram de fazer parte da equipe de reportagem já foram encaminhados ao RH. Os que ficaram vão participar de reunião com a presidência do Terra nesta tarde. Na ocasião, a empresa deve explicar como as equipes serão organizadas a partir de agora.
Tá difícil para os jornalistas. Na semana passada o Grupo gaúcho RBS -Demitiu mais de 100 colaboradores.. Ao que parece os portais na net ,estão também no sufoco,mesmo sem usar papéis .
CurtirCurtir
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir
País com crescimento negativo dá nisso. Salvem futuros colegas jornalistas, troquem o governo federal, tirem o PT de lá.
CurtirCurtir
Mas ainda credito isto a um erro estratégico dessas empresas, que hipervalorizam um mercado inexistente. Geralmente são grupos que tem várias empresas e para não fechar, diminuem e cortam gastos aqui e ali. Costumam atacar o governo, tachando-o de ineficiente , o que é verdade, mas quando ocorre com elas, saem de boazinhas, porque teriam agido a tempo, o que é uma farsa. Trabalhei em empresa privada e sei que o desperdício é colossal, mas como não é do governo, ninguém sabe e quem leva a culpa é o governo.
CurtirCurtir