Era só o que faltava. Concurso do Estado de São Paulo pede comprovante de virgindade a mulheres (http://brasil247.com/+0d8me). A seleção pública da Secretaria Estadual de Educação para o cargo de Agente de Organização Escolar exige exame ginecológico que comprove a não “ruptura himenal”. Para as mulheres que possuem “vida sexual iniciada”, pedido é para que se apresente exames ginecológicos intrusos. As exigências são uma “violação” da dignidade da mulher, diz Maria Izabel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).
No ano passado, caso parecido ocorreu na Bahia. No concurso para Polícia Civil, também era exigido às candidatas mulheres comprovação de “hímen íntegro”. Contudo, depois da repercussão do caso em todo o País, o governador petista Jaques Wagner suspendeu tal exigência presente de forma explícita no edital.
Pelo visto não é um privilégio tucano,,,
CurtirCurtir
Jorge, esta dupla de partidos rivais tem competido ferozmente para ver qual é capaz de fazer lambança maior. Vivem se superando. A mais recente dos situacionistas foi gabaritar as perguntas da CPI e repassa-las antecipadamente aqueles que prestariam depoimento. Esta foi para cprtir com o opositor e suas incursões na aviação clandestina.
CurtirCurtir
É prudente esperar confirmação dessa denúncia patrocinada por Veja, notória pelo ativismo pró-tucanos, amigo Oliveira.
CurtirCurtir
Ops, competir.
CurtirCurtir
kkkkkk.., aqui em Belém ia sobrar vagas….
CurtirCurtir
A denúncia do pt está no ig, mesma fonte do caso tucano.
CurtirCurtir
11.12.2.2 A candidata que possui hímen integro esta
dispensada de entregar os exames que constam no
item 11.12.2.1, inciso VI, alínea “a”: colposcopia,
citologia e microflora, desde que apresente atesta
do médico que comprove a referida condição, com assina
tura, carimbo e CRM do médico que o emitiu.
Fonte:
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA (SAE
B)
POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA (PC/BA)
CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NAS CARREIRAS DE DEL
EGADO DE POLÍCIA,
ESCRIVÃO DE POLÍCIA E INVESTIGADOR DE POLÍCIA
EDITAL DE ABERTURA – SAEB/01/2013, DE 11 DE JANEIRO
DE 2013
CurtirCurtir
Amigo Gerson, tudo que vem da Veja, como de resto de outro veículo, inclusive da policia e do ministério publico, merece checagem, seja pela falta de credibilidade da fonte, seja pela tendênciosidade editorial e política do próprio veículo, máxime quando se trata de período eleitoral. Mas, no caso desta a denúncia e dos dados e documentos que lhe deram base foram considerados fidedignos até pela própria casa parlamentar que realiza a CPI, tanto é assim que foi instaurada investigação interna para verificar a autoria e extensão dos fatos.
CurtirCurtir
Jorge, lendo o Trecho do edital que postaste, fiquei na duvida se o Edital petista tá exigindo virgindade como requisito. Me parece que a exigência da prova é para dispensar a apresentação de exames que são obrigatórios para as mulheres que têm vida sexual ativa, pois talvez alguns sejam invasivos e quiçá inconvenientes com as ainda virgens. Enfim, me parece que são coisas diferentes exigir prova de virgindade em concurso para ingresso no serviço publico e exigir prova de virgindade daquelas que alegaram tal condição para fins de dispensa de exames que são obrigatórios para todas as candidatas. É uma opinião, mas só os especilialistas em direitos hanos e medicina poderiam opinar com propriedade.
CurtirCurtir
Antonio, não li todo o edital de SP, mas pode ter o mesmo teor. E o edital baiano foi retificado. Fontes: cespe e vunesp.
CurtirCurtir
Vindo do PT ou do PSDB, é de uma falta de respeito com a mulher impressionante.
CurtirCurtir
É verdade Edson, aliás detesto quando elogiam ou criticam este ou aquele partido, já que todos eles são iguais. PT=PSDB=PMDB=DEM=PSOL=PSB em tudo, só mudam os nomes.
CurtirCurtir
De fato, Jorge, com a curiosidade aguçada, fui abrindo os links a partir do link oferecido nesta postagem e verifiquei que a origem de tudo está no blog 247, o qual distorce tudo.
No caso do psdb, a exemplo do caso do pt, não se exige atestado de virgindade para fins de ingresso no cargo público. Tal qual ocorre no caso petista da Bahia, são pedidos exames ginecológicos para mulheres com vida sexual ativa, dos quais ficam isentas aquelas que se declararem virgens e exibirem atestado desta condição.
Quer dizer foi uma “barrigada” eleitoreira do 247.
A propósito, os reclamos que se faz na postagem originária giram basicamente em torno de questionamentos sobre a necessidade e pertinência dos exames ginecológicos para o concurso e do preço dos mesmos já que devem ser custeados pela candidata.
CurtirCurtir
Mas, é isso… Cada vez mais me convenço da necessidade de checar a notícia. Ainda bem que a postagem ofereceu o link de origem.
CurtirCurtir
Oliveira, ou seja, aqui em Belém, onde pentelho não vê cabaço, todas as candidatas deveriam entregar os exames que constam no
item 11.12.2.1, inciso VI, alínea “a”: colposcopia, citologia e microflora, exigidos no referido edital. Rs
CurtirCurtir
Será, Fernandes? Creio que sabendo olhar, sempre será possível ver alguma coisa, e certamente se poderá descartar a unanimidade. De todo o modo, não é porque se tenha que preencher os requisitos do referido item que o serviço público será pior.
CurtirCurtir