Por Gerson Nogueira
Com a mesma aplicação do primeiro jogo das semifinais, o Remo derrotou o Paissandu por 2 a 1 na noite deste sábado, no estádio Jornalista Edgar Proença, e está na decisão do returno do Campeonato Paraense (Taça Estado do Pará). A vitória azulina começou a se desenhar logo no primeiro ataque, aos 5 minutos de partida, quando Jonathan passou para Leandro Cearense finalizar diante de Paulo Rafael. Até então, o Paissandu tinha sido mais presente no ataque, mas com a desvantagem cedeu espaços e o Remo passou a predominar em campo.
Diogo Capela organizava a equipe no meio-campo, auxiliado de perto por Jonathan e Ramon, além das subidas do lateral-esquerdo Alex Ruan. Um dado fundamental: o time não isolava bolas, nem apelava para ligações diretas. A opção clara era pelo toque de bola, as jogadas em velocidade e o posicionamento avançado do volante Jonathan, que aparecia como elemento surpresa junto ao atacante Leandro Cearense.
Do lado bicolor, peças fundamentais não funcionavam. Pikachu, Iarley e Eduardo Ramos mostravam-se aquém das expectativas. Ainda assim, João Neto teve boa chance de empatar e disparou errado. Em seguida, Henrique cabeceou e acertou a trave alviceleste. Pikachu desfrutou de nova oportunidade, mas falhou na finalização. O Paissandu detinha a posse de bola, trocava passes, mas era pouco objetivo. Ramos, ao contrário de outros jogos, pouco finalizou e também quase não criou situações de perigo. Em contra-ataques bem armados, com rápida troca de passes, o Remo chegava a todo instante. Aos 34 minutos, Capela fez excelente jogada, mas foi desarmado na marca do pênalti pelo zagueiro Bispo.
No segundo tempo, com Alex Gaibu e Rafael Oliveira substituindo Iarley e Vanderson, a situação se inverteu. O Paissandu foi todo ao ataque e chegou ao empate aos 4 minutos. Oportunista, Djalma pegou rebote do goleiro Fabiano e chutou para as redes. Gaibu deu mais movimentação e fez o time subir de produção. Quatro minutos depois, Rafael desperdiçou a chance da virada. Em cruzamento de Diego Bispo, a bola chegou a Pablo, que cabeceou sozinho, mas em cima de Fabiano. O Remo não conseguia mais fazer a transição com a facilidade da etapa inicial, sentindo principalmente o cansaço de Leandro Cearense, Ramon e Capela.
Sob ameaça de sofrer o segundo gol, Flávio Araújo resolveu mexer e acabou tendo sorte, pois Clébson (que substituiu Ramon) acertou o pé logo no primeiro lance em que se envolveu. Pegou forte de fora da área, vencendo o goleiro Paulo Rafael, que falhou no lance. Tiago Galhardo entrou no lugar de Capela, mas teve atuação discreta. Enquanto o Paissandu se desesperava, ansioso por novo empate, concedendo espaços para o Remo contra-atacar. A partida ficou emocionante, mas os times erravam seguidamente nas tentativas de chegar ao gol. Quase ao final, o árbitro mineiro expulsou Tiago Costa e Jonathan, depois que o zagueiro agrediu o volante remista.
Destaques do Remo: Diogo Capela, Jonathan, Yan e Alex Ruan. Destaques do Paissandu: Alex Gaibu e Diogo Bispo.
Com o resultado, o Remo se classificou para decidir o returno, aguardando agora o vencedor do confronto entre PFC e Tuna, que jogam neste domingo, na Arena Verde, em Paragominas. De quebra, os azulinos conquistaram o troféu alusivo aos 85 anos de aniversário da Rádio Clube do Pará. Foi o sexto Re-Pa disputado no Parazão. Até agora, três vitórias azulinas, duas bicolores e um empate.
Escalações:
Paissandu – Paulo Rafael; Pikachu, Tiago Costa, Diego Bispo e Pablo (Bruno); Vanderson (Gaibu), Esdras, Djalma e Eduardo Ramos; Iarley (Rafael Oliveira) e João Neto. Técnico: Lecheva.
Remo – Fabiano; Endy, Henrique, Yan e Alex Ruan (Gabriel); Nata, Gerônimo, Jonathan, Diogo Capela (Tiago Galhardo) e Ramon (Clébson); Leandro Cearense. Técnico: Flávio Araújo.
Árbitro: Ricardo Marques (Fifa-MG); assistentes: Márcio Eustáquio (MG) e Fábio Pereira (TO). Cartões amarelos: Jonathan, Clébson, Nata, Paulo Rafael, Pikachu e Bispo. Cartões vermelhos: Tiago Costa e Jonathan.
Renda: R$ 270.640,00. Público pagante: 15.531. Público não pagante: 1.490. Total: 17.021.
(Fotos: NEY MARCONDES, MÁRIO QUADROS/Bola)




O remo jogou de forma fria, objetiva e obediente a um sistema tático. Pra mim, o grande destaque do time azulino foi técnico.
Ao meu Paysandu, resta a esperança que essas derrotas sirvam para abrir o olho da diretoria bicolor. Acorda, Vandick! Serie B é mais em baixo. Desse time bicolor, poucas peças servem apenas para completar o elenco. Precisamos de um técnico que conheça estratégias de futebol, que tenha visão de jogo e que saiba puxar a orelha dos jogadores quando estão sonolentos em campo. Acredito que o correto seria abrir mão do Paraense e já mudar técnico pro campeonato nacional. Por favor, nada de KIros ou outro jogador de baixa qualidade.
CurtirCurtir
SALVE ANTÔNIO TAVERNARD!
Atletas azulinos somos nós,
E cumpriremos o nosso dever,
Se um dia quando unidos para a luta,
O pavilhão soubermos defender.
Enquanto a azul bandeira tremuleja,
O vento a beija, como a sonhar,
E honrando essa bandeira que flameja,
Nós todos saberemos com amor lutar.
E nós atletas temos vigor,
A nossa turma é toda de valor (bis).
Nós todos no vigor da mocidade,
Vamos gozando nessa quadra jovial,
E nós, os azulinos da cidade,
Rendemos viva ao nosso ideal.
Em cada um de nós mora a esperança,
Essa pujança, nosso ideal,
E porque somos do clube do remo
No nosso amor diremos que não tem rival
E nós atletas temos vigor,
A nossa turma é toda de valor (bis).
CurtirCurtir
A opção primeiro de povoar o meio de campo, depois de equilibrar o número de volantes com o de armadores, foi fundamental para que o Remo elevasse seu padrão de jogo. Esse 4-5-1, talvez possa ser mais efetivo que o 3-6-1. Tomara que o treinador mantenha e aperfeiçoe a estratégia. E, lógico, tomara que os jogadores multipliquem a transpiração e acentuem a inspiração. VALEU LEÃO!
CurtirCurtir
Pôxa, o CLUBE DO REMO já batizou a camisa que tem babador frente e costa…Espero que na final, eles usem aquela outra que tem a faixa de Miss mucura…Zumbis é?…kkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Tudo trabalhado como eu desconfiava.Não fui nem a campo,pois ja sabia.Vou me abrir se depois dessa armação um dos dois menores que não foram avidados tirar a leoa do páreo. Aí acaba a graça deles ! Eh hem !
CurtirCurtir
Miss Mucura, dessa eu gostei!
CurtirCurtir
avisados (correto)
CurtirCurtir
Tem gente que não tem noção da realidade. O time se classificou apenas para uma final e já está com àquela velha e tradicional arrogância exacerbada que só ás viúvas da elza sabem ter. Ah tudo bem eliminou o rival parabéns, mas não esqueçam que ainda não tem sequer uma divisão, e caso consigam é apenas a 4ª divisão do pobre futebol brasileiro, não esqueçam por favor não esqueçam long time, e ainda tem uma final…o jogo é jogado e o lambari é pescado.
CurtirCurtir
Espero que no próximo jogo, além de usar a camisa com a faixa de MISS MUCURA LISTRADA, já esteja o nome do novo patrocinador, a REZAMAIS…kkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Mesmo sendo BICOLOR gostei do título desta matéria: “Leão VOLTA A BATER Papão e …”. Será que essa diretoria não vai acordar e ver que esse time não é base para série B, com excessão do Eduardo Ramos e R. Capanema??? Ficou comprovado que depois do jogo de hoje e os anteriores, com esse time é rebaixamento na certa. Porra Vandick, não foi para isso que elegemos você.
CurtirCurtir
Onde estão as viúvas do Arthur? Flávio Araújo é um bom técnico. A Diretoria do Remo acertou em cheio em manter o FA como técnico. Mais, indpendente de ganhar ou não o campeonato, tem que manter o técnico e contratar bons jogadores para a série D.
CurtirCurtir
Ahh, trocando os dois “s” de excessão pelo “ç” correto de exceção. É a maldita da cerva…rss.
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkk Esse Leão é muito mulek kkkkk descabaçou o novo uniforme da miss mucura kkkkkk
CurtirCurtir
Não existe outro time no mundo que o REMO mais bateu do que esse time da mucura. Isso não é RExPA é RExPLAY. kkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Freguês(1)freguês(2)freguês(3)freguês(4)freguês(5)freguês(6)freguês(7)freguês(8)freguês(9)freguês(10)freguês(11)freguês(12)freguês(13)freguês(14)freguês(15)freguês(16)freguês(17)freguês(18)freguês(19)freguês(20)freguês(21)freguês(22)freguês(23)freguês(24)freguês(25)freguês(26)freguês(27)freguês(28)freguês(29)freguês(30)freguês(31)freguês(32)freguês(33)
CurtirCurtir
se eles são o “Barcelona” do Norte, hoje nós seremos o “Bayern” do Norte.
CurtirCurtir
Uniforme novo freguês velho kkkk chupa gaysandu kkkkk
CurtirCurtir
Só um conselho pro torcedor que usa camisa de MISS MUCURA…Não vão fazer como aquele torcedor que se jogou da arquibancada…Ainda há esperança, não se matem…Senão voces vão perder o lançamento da próximas camisa…A camisa WO…Eu ouvi dizer que o Roberto Carlos vem pro lançamento dela…O Papai Noel tambem…kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Como diria o Claudio Columbia, ” nao subestime o bom tecnico Flavio Araujo”, parece que ele esta dando o no tatico em todo mundo. Valeu Meu Leao, acredito que com essas duas vitorias em cima do fregues centenario, o time ganha em confianca e se a maxima diz que quem ganha o segundo turno, ganha o campeonato, o meu Leao como uma Fenix que esta ressurgindo das cinzas, pode levar o titulo tambem.
CurtirCurtir
Por enquanto o script está sendo mantido: Re-Pa em semifinal, desde 2009, vem dando Remo. Re-Pa decidindo turno, desde 2010, vem dando Paysandu. Será o Remo campeão do segundo turno como no ano passado? Continuará o Remo a amarelar na hora H, quando está em jogo a tão sonhada vaga à Série D? Aguardemos.
Quanto ao jogo em si, pude perceber diferenças substanciais entre Remo e Paysandu. Ei-las, segundo minha visão:
1) O Remo tem atacantes muito mais eficientes: com exceção do primeiro jogo que decidiu o tuno, marcaram em todos os jogos, e alguns deles mais de uma vez (F.Paulista, Val Barreto, Branco e Leandro Cearense). Atacantes bicolores que marcaram neste ano: Iarley e João Neto, uma vez cada. Atacantes que perderam gols incríveis e aos montes: Iarley, João Neto, Rafael Oliveira, Hélliton…
2) Flávio Araújo está ressuscitando o time e a si próprio: embora tenha sido forçado pelas contingências, a equipe azulina está apresentando variações táticas interessantes. O contra-ataque e a marcação forte ainda tem sido as principais armas azulinas, mas alguns jogadores, como Jonatan e Alex Ruan, encaixaram-se nessas novas formulações.
3) Lecheva, pelo contrário, mostra uma lerdeza capaz de irritar os mais convictos monges budistas: escala dois jogadores baixos no comando de ataque e que saem muito da área (J Neto e Iarley), sendo que o herói da Bombonera está com 39 anos e visivelmente num ritmo abaixo dos demais. O futebol é cada dia mais um esporte para jovens com fôlego nos pulmões e vitalidade nas pernas. Iarley já teve isso, hoje não tem mais. Como titular, é um a menos no time. Ademais, tem sido pouco vibrante à beira do gramado e
4) O Remo encontrou seu próprio Yago Picachú: Alex Ruan. Aliás, o remista muito mais envolvido com a causa azulina do que o bicolor com as aspirações alvi-azuis. Yago, outrora válvula de escape do time, está perdido no excesso de reclamações. Está açodado e irritadiço em demasia. Não à toa, escorregou no gramado pelo menos umas 5 vezes nos últimos dois clássicos. Alguém precisa reorientar o rapaz.
5) Paulo Rafael, no momento, não é nem sombra do grande e promissor goleiro de 2012: lento, pilhado e encrenqueiro. Voltar para o banco e readquirir de fato seu condicionamento seria fundamental.
PS: Vandick mesmo após a conquista do turno deveria sim ter contratado mais jogadores, pensando na Série B: o elenco bicolor é pequeno e quando alguém está suspenso ou afastado por contusão é difícil encontrar substitutos em certas posições.
CurtirCurtir
Daniel concordo com a tua análise. Acredito ainda que o tpitulo do parazão fique com o Paysandú, o esquema dos azulinos é facilmente desbancado assim que sofrem um gol, hoje não foi diferente. O segundo gol, graças ao FRANGOLAÇO do desagregador Paulo Rafael foi que desnorteou de vez o time alvi-celeste que mesmo assim criou boas chances mas sempre esbarrando no ataque cardíaco bicolor!
Não são favas contadas. O time do Paysandú tem suas qualidades e o que falta ao Papão sobra do lado azulino, uma baita sorte!
Melhores dias virão e a máxima sempre diz que quem ri por último ri melhor!
CurtirCurtir
O título da matéria serve de grande incentivados aos derrotados bicolores. Pode ser que depois das duas peias criem vergonha na cara e tenham “cojones purpura” que sejam machos e onrem suas bolas ou então peçam pra sair!
CurtirCurtir
errata, incentivo no lugar de incentivados!
CurtirCurtir
Apesar dos cinco anos de fila, para mim o que importa é a vaga para a Série D. Claro que ficarei feliz com a conquista do Parazão, mas como o time do Remo tem muitos problemas em sua formação, um possível título poderá maquear tais deficiências e o pior, estas poderão se refletir durante a disputa da Série D como já aconteceu em anos anteriores. Portanto, um vice-campeonato não nos será ao todo um mau negócio, o que eu quero mesmo é o acesso a Série C.
CurtirCurtir
Égua, o treinador e a diretoria ainda insistem em botar o Iarley para jogar. Fama não joga.
O Paysandu pega um time desse pereba, cansado e não consegue ganhar. Vai ganhar o quê, de quem????
Tira essas postemas. tenho certeza de que tem substitutos melhores do que esses m………. que só atrapalham, com nome ou sem.
Mas, remistas, tenham certeza de uma coisa, esse campeonato é nosso. Briguem pelo vice, que nem esse é certo.
CurtirCurtir
Tinha esquecido. Outro que já pode ir embora é esse goleiro. Só sabe criar caso e transmitir nervosismo à equipe. Era bom (vejam bem, eu disse era…) mas no momento atual não vale o que o gato enterra.
CurtirCurtir
Penso que, a partir de hoje, o Paysandu já deveria pensar em contratar um bom técnico, e com ele ir montando o elenco para a série B…Sinceramente, eu traria o Givanildo Oliveira, por já conhecer esse clube e por ter seu Preparador Físico e homem de confiança, trabalhando desde o ano passado no Papão… Acredito que Giva cairia como uma luva, hoje, no clube alvi-celeste, além do que, faria com que o Lecheva aprendesse um pouco mais com ele…
É a minha opinião..
CurtirCurtir
Ei Cláudio, deixa a mucura pra lá, agora o foco é o Leão!
CurtirCurtir
mais uma vez fomos prejudicados pela arbitragem bicolor, mas como digo REMO será campeão contra tudo e contra todos…LEÃOOOOOO!
CurtirCurtir
Amigo Cláudio, dou meu braço a torcer, pois Lecheva, ao que parece, tem se deixado envolver por “imprevisibilidades” previsíveis. Os esquemas adotados por FA nos dois últimos jogos eram previsíveis pois sempre são adotados por equipes em que seus treinadores reconhecem inferioridade técnica. Nesse aspecto, FA foi humilde e extremamente lúcido. Já Lecheva parecia treinador de times juvenis; perdido, não soube criar dentro do próprio time alternativas que fizessem frente às estratégias remistas. Mesmo assim, o time bicolor teve chances de vencer nos dois jogos, pois a dispersão da equipe e a irritante incompetência dos seus atacantes nas conclusões em gol foram fundamentais para o triunfo azulino. Os gols perdidos por Iarley e Rafael Oliveira no primeiro jogo e João Neto ontem não podem ser desperdiçados por quem quer ser campeão ou então por quem está concentrado como se deve. Um conselho a Lecheva: treine fundamentos básicos com seus atacantes (cabeceio, arremates de bate-pronto, arremates de fora da área e etc), pois a bola até chega, mas na hora de balançar o cordel….
Parabéns aos azulinos do blog. O Cássio e o Rocildo profeta devem estar radiantes… rsrsr.
CurtirCurtir
O jogador Zé Roberto (ex-Bayern e atualmente no grêmio) acabou de declarar em entrevista a TV: “O Bayern sempre dá muita chance aos jogadores da base”.
CurtirCurtir
Essa derrota tem que ter consequências sérias para esse técnico e plantel ridículo. Fora Lecheva!!! Jogadores pipoqueiros, ridículos!!!
CurtirCurtir
É com esse time que vamos disputar a 2ª divisão??
Vamos estar rebaixados em Julho!!!
Fora Lecheva!!!
CurtirCurtir
Desse time ficaria apenas com o Eduardo Ramos e Capanema.
CurtirCurtir
Desse time ficaria apenas com Eduardo Ramos e Capanema.
CurtirCurtir
Pois é, caros. É aquilo que o nosso amigo Cláudio disse desde sempre: que o PSC está brincando de série-B. Vandick ao Yamato delegou a seleção para contratações. Yamato deveria ser o técnico também e o Lecheva seu auxiliar. Aí, se o Lechevar sair, vão contratar outro técnico, que provavelmente não aceitará essa de não poder indicar quem ele quiser.
Durma-se com um barulho desses….
CurtirCurtir
Wandick vc está brincando, deveria ter contratado pelo menos dois jogadores de qualidade para reforçar o elenco após a conquista do 1º turno. Todo mundo enxerga, menos vc. Cadê nossa zaga? Cadê nossos laterais? Cadê nosso ataque? Cadê nosso técnico?
CurtirCurtir
kkk Agora, o pessoal que antes implicava com quem dizia que Lecheva não era técnico para o PSC, agora começa a pedir a saída do Lechevar. Nada como um dia após o outro…
CurtirCurtir
Daniel, o PSC está sem um artilheiro-“matador” nato desde o ano passado. Só tem aparecido tapa-buracos. Se a diretoria não correr atrás de bons reforços, o PSC irá brigar apenas para não cair.
CurtirCurtir
Calma bicolores! Quando acabarem os estaduais aparecerão empresários aos montes oferecendo seus jogadores ao Paysandu e loucos por uma vitrine na Série B. É só saber escolher para não comprarem gatos por lebre.
CurtirCurtir
O PSC ainda é o favorito ao título, mas precisa já pensar na Série B. De qualquer forma, isso é problema deles. Quanto ao Leão Azul, o foco é a Série D. Título é o que menos interessa agora. Com esse resultado de ontem, fica afastada a teoria de conspiração que alguns bicolores insistem. Um abraço, ao amigo Dainel Malcher e um salve especial ao azu…, ops amigo Gérson Nogueira, o comentarista que só bate de primeira..Rs.
CurtirCurtir
Pelo andar da carruagem, vamos ter Re x Pa na série C em 2014. Anotem o que eu estou escrevendo.
CurtirCurtir
2 a 1. Resultado normal, tanto para um como para outro. Exceção daquele 3 a 1, todos os outros resultados absolutamente normais.
Sinceramente não via tanta superioridade assim no time do Psc. Era necessário que houvesse essa repetição de resultados em favor do Remo, para todos verem que não há ninguém sobrando, nem mesmo o Psc com alguns bons valores, porém ninguém que não possa ser anulado.
Nesse momento, o Pfc faz o seu gol de empate.
CurtirCurtir
Aconteceu agora o segundo do Pfc, o que não é bom para o Leão Azul porque terá obrigatoriamente que vencer um dos jogos.
Teremos Remo e PFC em Belém no dia do trabalhador.
CurtirCurtir