60 comentários em “Capa do Bola, edição de sexta-feira, 19

  1. Remo só terá chance nesse Re x Pa se mudar algumas peças. Colocaria em campo: Fabiano, Gerônimo, Zé Antonio, Carlinhos Rech e Alex Ruan. Jonhathan, Andy, Capela e Clebson. Branco e Val Barreto.

    Curtir

  2. Seria bom também colocar o Ramon no fogo pra se queimar. Se está bom para fazer farra com novinhas em casa, deve estar bom para jogar também.

    Curtir

  3. Esse técnico do remo é duro na queda se fosse um treinador regional já teria rodado a muito tempo, vai levar outra peia amanhã e ainda vai continuar prestigiado. Só vai perder o prestigio quando deixar o remo parado o resto do ano

    Curtir

  4. Dentro do meu peito bate um coração eminentemente azulino. Não importa para esse apaixonado azulino, se o time perdeu se ganhou ou se empatou. O que quero mesmo é fazer ecoar pelos quatro cantos do mundo a grandeza, a dor e a delicia de ser remista . Para mim certamente, o maior clube do Planeta Terra. E portanto pode contar comigo Flávio Araújo, Arthur ou Agnaldo ou quem quer que esteja no comando do Clube de Periça. Amanhã esse guerreiro das arquibancadas Rocildo Oliveira, estará presente e acima de tudo confiante em mais um triunfo azulino. Ao longo dessa minha vida foram tantas as batalhas, que pareciam perdidas mas com força fé e determinação foram transformadas em retumbantes vitórias. Comigo não tem choro nem lamentação, vou para cima, vou confiante e a partir das 21 horas de hoje, entro em regime de concentração, não tem cerveja gelada nem papo com amigo algun. Preciso da concentração para me espiritualizar e buscar com a força do meu pensamento essa vitória. Já que vocês papinhandus não temem o Clube do Remo. Temerão a mim, pois eu vencerei, o mais querido vencerá a todos vocês. Salve Remo, filho da glória e do triunfo. Eu vou ganhar de vocês, eu vou ganhar de vocês, eu vou ganhar de vocês.

    Curtir

  5. O Senador tapioca apresentou provas de esquema de passagens na FPF, através da empresa do Sr Paulo Romano, e agora ?

    Curtir

  6. Essa semana será, sem dúvida, decisiva para o Remo. Prevejo algumas situações:

    1ª Situação: Remo perde o primeiro jogo para o Paysandu; Independentemente do placar, Flávio Araújo é mandado para a rua e Arthur Oliveira assumirá o controle do elenco. Alguns jogadores começam debandar (Nata; Rodrigo Guerra…)

    2ª Situação: Remo empata primeiro jogo contra o Paysandu; Flávio Araújo é mantido no cargo. Dependendo como for o segundo jogo, Flávio pode continuar (Ou não) no Remo.

    3ª Situação: Remo ganha o primeiro jogo, mas perde o segundo e é desclassificado; Novamente, Flávio Araújo sairá da comissão técnica, dando lugar a Arthur Oliveira. Inicia-se uma debandada gigantesca do elenco com, inclusive, alguns jogadores indo para o maior rival (Galhardo; Val Barreto…). Restarão apenas alguns atletas da base (Rodrigo, Biro, Jonathan, Alex Juan) e os não-indicados de FA (Ramón; Tragodara; Diego Ratinho; Endy…). Nesse caso, Remo só começará suas contratações quando o Paysandu for campeão. Então é provável que Flamel e Ratinho assinem com o Remo. Até Josy pode voltar.

    4ª Situação: Remo se classifica em cima do maior rival e Flávio Araújo é mantido no elenco do Remo. Se, ainda, conquistar a vaga na série D, ele será mantido para a disputa do brasileiro e pouquíssimas contratações serão feitas.

    De todas as opções, prefiro a primeira ou a terceira situação. Sinceramente…

    Curtir

  7. Outra coisa, o Flávio Araújo está louco para sair do Remo e voltar ao Sampaio. Dizem as más linguas que só está, ainda, no Clube por enorme in$istência da cartolagem azulina.

    Curtir

  8. Sinceramente, Fernandes…Só vejo o Remo indo bem em uma série D, sem o Flávio Araújo. Então é preferível que o clube de periçá perca uma “batalha” contra o Paysandu a continuar no limbo do futebol brasileiro.

    Remo já ganhou muitos jogos. Contra o Flamengo, contra o Paysandu, Contra o Diabo! Quero ver é título agora, amigo…

    Curtir

  9. Carissimos torcedores azulinos parem de sonhar com a série D,pois o leião será eliminado pelo papão nesta semifinal e depois a torcida bicolor vai exigir que o papão deixe a tuna ou o paragominas conquistar a taça estado do Pará deixando este timeco azulino mais um ano sem divisão.em seguida conquistaremos o parazão.

    Curtir

  10. Previsão de publico para amanhã no rexpa será de aproximadamente 15,000 pagantes sendo 12,000 bicolores e 3,000 de sofredores azulinos.podemanotar.

    Curtir

  11. Apesar de todo este momento ruim que o leão está passando peço aos jogadores do Paysandú seriedade e compromisso com o clube.
    Nada está ganho apenas o caminho para os bicolores parece ser menor do que para os rivais.
    Título se conquista com trabalho, dedicação, entrega, comprometimento e principalmente o foco em VENCER.
    Acredito que o Lecheva já tenha conversado com a turma e incutido que clássico é clássico. Não há favoritismo!
    Respeito ao adversário é a chave do sucesso!

    Curtir

  12. Gosto de ver a imprensa esportiva do Pará incentivando, chamando os torcedores para o jogo. Pouco se importam se o torcedor vai gastar o dinheiro do leite do filho.

    Curtir

  13. Clássico e clássico, assim como 2 + 2 = 4. A julgar pelo atual momento vivido pelo Clube do Remo e do meu Paysandu, penso que vai dar a lógica! Mais como se trata de futebol – futebol não tem lógica e muitas vezes e ingrato ao ponto de ser indigesto.
    Bem, como sou teimoso e torço sempre para que o meu time vença seus jogos, em especial o seu maior rival o Remo, acredito em mais uma vitória bicolor acachapante para consolidar o bom momento bicolor na temporada de 2013, que se não estiver boa, pelo menos está razoavel para o plantel que possui.

    Meu palpite e um lindo 3 a 0 a favor do Paysandu!

    Curtir

  14. Helinton titular só significa uma coisa: o Paysandu vai jogar nas costas do Alex Ruan, pois o Remo deve manter o Endy na direita. Se o treinador tiver vergonha na cara, não põe o Nata nem na reserva. O Remo deve manter o 3-5-2, ou tentar um 3-6-1, porque um 4-4-2, definitivamente, não dá. Lembrem-se de que o Pikachu é rápido, e o Remo não terá o Berg para marcá-lo. Não duvido de que o Lecheva deva começar também com Gaibu e João Neto alternando por lá. Acho que o Eduardo Ramos vai jogar mais centralizado e o Rodrigo Alvim só vai subir quando o Eduardo Ramos estiver mais para a esquerda com o Helinton ou Gaibu, que devem ter liberdade para atacar ora de um lado, ora do outro. A movimentação vai ser a tônica do Paysandu neste jogo, para cansar o Remo. Tá tão na cara que o Paysandu vai explorar, aliás, aumentar a velocidade… A manutenção dos 3 zagueiros é fundamental e a marcação individual do Gerônimo sobre o Helinton será vital para o time, assim como a sobra sobre o Pikachu porque o Alex Ruan vai ter dificuldade na marcação, ele sobe muito. No mais, o Jhonnatan tem ficar de olho no Eduardo Ramos porque se ele roubar a bola nessa hora, o Remo terá ótimos contra-ataques. Como não há tempo para treinar, o Remo deve ser pouco modificado, basicamente com as saídas do Nata e do Walber, para as entradas do Gerônimo e do Endy. Entendo que o máximo de ousadia que Flávio Araújo deveria ter seria escalar o Branco, em vez do Endy, como um falso ala direito e jogando mais como ponta, porque isso prenderia Rodrigo Alvim na defesa e relaxaria o Jhonnatan para sair com a bola e avançando o Galhardo ao ataque, fazendo dupla com Val Barreto, para melhorar o passe à finalização. Acho que o Flávio Araújo vai escalar o Remo assim: Fabiano, Carlinho Rech, Henrique e Mauro; Jhonnatan, Gerônimo, Endy, Capela e Alex Ruan, Val Barreto e Leandro Cearense. Eu faria: Fabiano, Carlinho Rech, Henrique e Mauro; Branco, Jhonnatan, Gerônimo, Capela e Alex Ruan, Galhardo e Val Barreto.

    Curtir

  15. Concluindo, se o Branco como ponta é ousadia demais, que tal entrar com Capela e Clebson na armação, e o Endy mesmo na direita e o Val Barreto centralizado? Havendo dois meias, um faria as vezes de meia-atacante que aproxima do atacante, quando o outro estivesse armando a jogada. Assim, o Remo poderia explorar também a direita, e não depender somente das subidas do Alex Ruan. O Remo no 3-6-1 seria assim: Fabiano, Carlinho Rech, Henrique e Mauro; Endy, Jhonnatan, Gerônimo, Capela, Clebson (Galhardo) e Alex Ruan; Val Barreto. É mais uma alternativa.

    Curtir

  16. Só sei de uma coisa, não dá para viver só de contra-ataque, a vantagem é do Paysandu. O Remo tem que ir pra cima se quiser alguma coisa ainda nesse Parazão. Só contra-atacar não é uma alternativa.

    Curtir

  17. Amigo Lopes Junior, antes do jogo o treinador joga uma moeda pra decidir qual esquema ele vai usar, pq nem ele sabe, tá mais perdido que cego em tiroteio…vai colocar o time em campo e seja o que Deus quizer.

    Curtir

  18. Com tanto treinador que o remo tem,não consegue montar um time vitorioso. Só nessa coluna,,encontrei uns 20,. Por que então mandar buscar treinador de fora.Não pensei que o Papão assustasse tanto assim.Que fosse tão respeitado e temido desse jeito. E olha que não é todo esse timaço !

    Curtir

  19. Alguem teria por favor a cronica que o jornalista Armando Noqueira escreveu quando o paysandu ganhou a copa dos campeoes.
    Preciso para um trabalho profissional.
    Obrigado.

    Curtir

  20. Paysandu escalado para o jogo de amanhã!

    P.Rafael; Yago, D.Bispo, Raul e R. Alvim; Vanderson, Capanema, Djalma e E.Ramos. Héliton e Iarley.

    Amigo Lopes acertou em cheio. Com Djalma e Héliton entrando de cara, a tônica do Paysandu será jogar em velocidade, para cansar logo o time do Remo.

    Coitado do lado direito do Leão, que terá Pikachu e Héliton descansados! Mas nem tudo está perdido.

    Saída do Remo é utilizar volantes ágeis (Alô Tragodara…) e ter prudência nos contra-ataques. Chutão jamais!

    Também penso que Fábio Paulista merecia uma vaga no time. É o atacante mais veloz do elenco, e o único que consegue puxar contra-ataques efetivamente. Ele pode ajudar a prender Pikachu na defesa, aliviando um pouco mais a defesa Remista.

    Curtir

  21. #1
    Armando Nogueira, falecido (29/03/2010), considerado um dos maiores cronistas do futebol brasileiro. Armando Nogueira, segundo Nilton Atayde, tinha uma virtude que o distinguia dentre os cronistas que atuavam no sul do país, declarava-se bicolor, era PAYSANDU, e se orgulhava disso.
    Para Nilton, Armando se rendeu aos encantos do esquadrão bicolor.
    Vamos ao artigo escrito em 7 de agosto de 2002:

    A Alma Paraense (crônica de Armando Nogueira)
    O Paysandu está pegando um Ita no Norte e desembarca com toda corda no Campeonato Brasileiro. É tricampeão dentro de casa, é campeão do Norte e acaba de ser pra sempre consagrado na Copa dos Campeões. Pra mim, que também sou daquelas bandas, o Paysandu é bem mais que um bom time de futebol. Se o Flamengo é um estado d’alma, o Paysandu é a própria alma paraense. É pimenta de cheiro, é o Círio de Nazaré, é tacacá com tucupi, é Eneida de Morais, tia de Fafá, mãe de Otávio, campeão botafoguense. É palmito de bacaba, é Billy Blanco, é açaí, é Jayme Ovalle, inventor do Azulão, tom profundo do azul-celeste, campeão dos campeões. E sempre será também Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Jane Duboc, canto e contracanto ao violão de Sebastião Tapajós, fluente como o rio que lhe dá o sobrenome.
    O Paysandu é feijão de Santarém, é farinha de mandioca, é jambu, é manga-espada, é maniçoba que Raimundo Nogueira servia, declamando Manuel Bandeira:

    “Belém do Pará, onde as avenidas se chamam Estradas.
    Terra da castanha
    Terra da borracha
    Terra de biribá bacuri sapoti
    Nortista gostosa
    Eu te quero bem.
    Nunca mais me esquecerei
    Das velas encarnadas,
    Verdes, Azuis, da Doca de Ver-o-Peso
    Nunca mais
    E foi pra me consolar mais tarde
    Que inventei esta cantiga: Bembelelém, Viva Belém! Nortista Gostosa
    Eu te quero bem.”

    Paysandu, permita-me parafrasear Caymmi, cantando teu troféu de imensa glória:
    "Agora, que vens para cá
    Um conselho que mãe sempre dá
    Meu filho, jogue direito que é pra Deus te ajudar."

    Curtir

  22. Oliveira se a moderação não barrar eu postei para você uma das mais belas crônicas do Bicolor declarado Armando Nogueira!
    Espero que tenha sido útil!

    Curtir

  23. Escalaria o time com:

    Fabiano; Gerônimo (Em sua posição verdadeira); Rech; Henrique; Maurão e Alex Juan. Jonathan; Tragodara; Clébson e Capela;no ataque, Fábio Paulista.

    – Apesar de não gostar do Clébson, creio que ele seja o único meia armador que temos. Galhardo e Capela são meia atacantes. Precisamos de qualidade no passe e precisão na saída de bola, e ele é o único que pode nos oferecer isso.

    – Gerônimo é lateral, não volante. Não foi feito para marcar ninguém, muito menos o Eduardo Ramos.

    – Jonathan e Tragodara (Bem descansado) agilizariam a transição de bola da defesa para o meio de campo. Capela (Bem descansado também), no caso, atuaria como “curinga”, podendo flutuar como meia ou como atacante, dependendo da situação.

    Curtir

  24. Estou desconfiado que deve haver alguma clásula no contrato do Flávio Araújo que está inpedindo a sua demissão. Sinomar (duas vezes), Paulo Comelli, Flávio Lopes e Édson Gaúcho foram demitidos por muito menos.

    Curtir

  25. Prezado Cláudio, acho que ficou na moderação sua resposta à minha pergunta inserida na coluna de ontem do Gerson “Crônica da Morte Anunciada”, post 73, em que lhe pedi pra você fazer um resumo das principais conquistas do Artur como técnico.

    Curtir

  26. O Arthur simplesmente ganhou o último título do Remo, caro Fernades Filho. Para nós azulinos ele é o melhor técnico que tivemos nos últimos anos e se não tivesse sido arbitrariamente demitido, o Remo teria ficado na Série C naquele ano. O Arthur, tal qual o Lecheva, é inexperiente e precisa de oportunidade para se aprimorar na profissão, mas ainda assim, é melhor do que muitos enganadores que passaram pelo Remo.

    Curtir

  27. 1-FABIANO, 2-CARLINHO, 5-HENRIQUE, 7-GERONIMO, 10-ENDY, 12-ALEX RUAN, 14-CLEBSON, 1516-JHONNATAN, 17- VAL BARRETO, 19-RAMON e 20-BRANCO. O time tem que ser esse.

    Curtir

  28. Caro Lopes Júnior, eu penso que o melhor esquema para esse time do Remo seria o 4-4-2 com três volantes, sendo que o Jhonnathan faria o terceiro homem e encostaria nos homens da frente. Acho que a marcação teria que ser adiantada e compacta e deveria ser feita em dua linhas de quatro para diminuir os espaços do adversário. Mas, como o técnico remista não consegue ler o jogo, ele repetirá seu repertório de burradas no cássico, será derrotado e consequentemente demitido após o jogo.

    Curtir

  29. Carreira de Arthur Oliveira, técnico de Futebol… Um pedido do amigo Fernandes Filho:

    2007: Rio Branco (AC)
    2008: Remo (PA)
    2008: Ananindeua (PA)
    2009: Remo (PA)
    2009: Castanhal (PA)
    2010: Cametá (PA)
    2011: Atlético (AC)
    2012: Galvez (AC)

    Títulos:
    1- Campeão Acriano com o Rio Branco, em 2007;
    2- Campeão Paraense com o Remo, em 2008;
    3- Campeão da segundinha e 1ª fase do Parazão 2009, com o Castanhal;
    4- Campeão da segundinha e 1ª fase do Parazão 2010 com o Cametá
    5- Vice Campeão Acriano em 2011, com o Atlético-AC;
    6- Campeão e conquista do acesso ao Acriano 2013, em 2012, com o Galvez

    Obs. No Ananindeua, ele foi contratado para os 3 jogos finais no brasileiro(não me lembro qual)… Tartaruga tinha que vencer os 3 e torcer por outros resultados. Venceu os 3 jogos, mas na combinação de resultados, ficou de fora, por pouco…

    Curtir

  30. Se vê qualidade no time do Remo na zaga e no ataque. Mas ela falta no meio-campo. A defesa tem um bom goleiro, 3 bons zagueiros e 2 bons cabeças-de-área, quando um deles não é o Nata, claro. Não mexeria nos 3 zagueiros porque os laterais não defendem, e se defendem, não atacam. Se não atacarem, a defesa tende a ser pressionada. Esse 3º zagueiro faz falta pra essa defesa e é por isso que o 4-4-2 é perigoso pro Remo, porque os laterais não defendem bem e o zagueiro a menos compromete. Confiaria nos 3 da zaga, prenderia os 2 cabeças-de-área, e arriscaria os alas ofensivos pelos dois lados do campo. Ao menos o armador teria opções de jogadas. Veja, o Valber se posiciona bem, pede a bola, mas não finaliza bem e nem passa pros centro-avantes ou cruza direito na área. Os passes não saem com qualidade e os cruzamentos, nem se comenta. Observei o Clebson jogando contra o Flamengo e percebi a angústia dele, procurando alguém pra definir a jogada e não encontrando ninguém pra receber a bola. Ele não é indeciso, é que ele não tinha mesmo com quem jogar. Também não adianta jogarem juntos Leandro Cearense e Val Barreto, eles não se entendem, um não colabora com o outro. Tony voltou a ser relacionado, espero que jogue. Se Endy e Alex Ruan jogarem, um só vai defender e o outro, só atacar. Pela direita o Jhonnatan vai pra cima e o Endy vai fazer cobertura, o contrário não deve acontecer muito. Pela esquerda, o Alex Ruan vai em todas, e os cabeças-de-área vão ter que se virar. Torço para que o Branco jogue ao lado do Val Barreto. E torço para que o Remo vença essa.

    Curtir

  31. Não consigo ler o que o Rocildo posta, é muita bobagem junta, e o que consigo ler me faz lembrar do Juliano Moreira.
    Paysandu só perde pro rEMO se tiver armação.

    Curtir

  32. Sonhar não custa nada Lopes Junior! Como se trata de um clássico, não da para apontar um favorito a margem 100%, mais uns 51% o Paysandu e nestes dois duelos.
    Se o Lecheva fizer o time jogar com inteligencia, fazendo uso do “emocional abalado” dos azulinos e também a falta de preparo físico, o Remo será severamente castigado pela organização tática do Paysandu do Lecheva.
    Agora e claro, o Remo pode ate chegar a vitória contra o Paysandu, mais para que isso seja possível de ocorrer, os jogadores do Papão terão de ser “amarrados” dentro de campo, além dos jogadores azulinos se superarem como nunca visto neste regional, algo que dificilmente irá ocorrer.

    Curtir

  33. Tudo que diz respeito a paixão de um azulino é para você bobagem. Meu caro pouco me preocupa se gostas ou não , se você se interessa ou não. Continuo postando, porque sou torcedor, e como torcedor apoio o meu time em qualquer situação. Se tivesse eu intenção de torcer por time super campeão, tenha a certeza que escolheria uma equipe reconhecidamente campeã como Um Flamengo,Corinthians, Palmeiras, Internacional qualquer um desses. Porém meu coração bate por um clube , o Clube do Remo e sou torcedor de verdade, perdendo ou ganhando eu estou lá. Para mim o Remo é o Remo e o resto é o resto.

    Curtir

  34. Mauricio, você perguntou e ele não respondeu até agora e lógico, não vai responder. Mas acho que ele é Pedro, Berli e outros menos lembrados…rsss.

    Curtir

  35. Lopes Junior, defendo o 4-4-2 pois acho que com três volantes, dois deles se encarregariam de cobrir as subidas dos laterais, um de cada lado e de cada vez, pois os dois laterais não podem apoiar ao mesmo tempo. O problema desse 3-5-2 do FA é que o time recua e deixa o adversário sufocá-lo no campo de defesa. No entanto, esse esquema que defendo teria que ser bem treinado e não posto em cima da hora.

    Curtir

  36. Prezado Luiz, isso o amigo Claudio já diz há mais de 10.000 anos atrás (Raul Seixas)): precisa ser bem bem treinado e não posto em cima da hora.

    Curtir

  37. Por isso mesmo que jamais arriscaria a essa altura do campeonato uma mudança no esquema, mas na postura dá pra fazer a qualquer hora. Concordo que no 3-5-2 o time recua demais, mas isso também vem ocorrendo no 4-4-2, criando os famosos espaços vazios entre defesa e ataque. O recuo do time é porque o ataque não cria, e o time depende de jogadas isoladas, bola parada… A falta de criação no futebol é menos por inoperância do armador e mais por deficiência do time. Isso vem ficando mais claro a cada dia. Capela, Clebson, Galhardo, não têm a quem passar a bola, se enrolam esperando um bom momento para passá-la e aí, perdem. O Remo tem que contar com os jogadores mais ofensivos do meio pro ataque, pra rechear o ataque de opções.

    Curtir

  38. Sr. Rocildo, eu até que estava aprendendo a admirar seu fanatismo pelo remo, porque via uma certa coerência em seus sentimentos.

    Mas com essa postagem sua, a nº 5, começo a acreditar que a coisa está mais é para masoquismo.

    Desculpe-me se o termo é muito forte mas reflitamos sobre o que está escrito: ” Quero fazer ecoar pelos 4 cantos do mundo a grandeza, a e a delícia de ser remista ” (sic)

    Isso é que é gostar de sofrer.

    ps Favor não confundir com a conotação sexual do termo

    Curtir

Deixe uma resposta