“O Supremo quer mudar a maneira de fazer política no Brasil. Ótimo, maravilha! Óbvio que tinha que começar com o PT. Então, agora para ser condenado no Brasil basta ser preto, puta, pobre e petista. (…) O PT está virando o Brasil de cabeça para baixo, está colocando uma mulher na presidência, um negro na presidência do STF, tirando 40 milhões da pobreza, fazendo um cara que sai do Bolsa Família, do ProUni, fazer mestrado em Harvard, ter os primeiros lugares do Enem. Como é que um operário sem dedo, semianalfabeto, faz isso que nunca fizeram?”.
De José de Abreu, ator.
É… pode ser…
CurtirCurtir
O Nilo, ops, Jose de Abreu, é suspeito para falar..mas q ele tá certo, tá sim…
CurtirCurtir
Certíssimo, amigo Edmundo. Embora, claro, muitos finjam não ver.
CurtirCurtir
Está certo sim, mas o mensalão estragou tudo. Nunca mais voto no PT. Aliás, em nenhum partido.
CurtirCurtir
De tão ridicula, esta frase nem merece comentário.
CurtirCurtir
Mas é essencialmente verdadeira, camarada.
CurtirCurtir
O esquema de mensalão começou com o M. Valério e o PSDB mineiro. Portanto, o PSDB também teria que ter seus envolvidos
julgados. Com o PT no governo, ficou mostrado que não há santos no poder. E esse julgamento só mudaria a política no Brasil caso
se começe a julgar políticos municipais e estaduais também, e, claro
que cumpram penas em regime fechado. Infelizmente, não acredito
que o julgamento do mensalão do PT irá promover essa mudança.
CurtirCurtir
É amigos, dói, mas é verdadeiro..
CurtirCurtir
A frase não é original, mas a explicação dela pelo barbudo da novela é fantastica.
CurtirCurtir
Metendo minha colher de pau nesta história, frase corretissima independente de quem vem, até o ministro Joaquim Barbosa declarou que “votou no Lula e dilma e que o país teve grandes avanços”, houve quem o condenasse por isso, concluíndo, os que não gostão estão convidados a assitir “avenidas brasis” “bbbs” “medidas certas” e por vaí, enquanto isso o Brasil cresce.
CurtirCurtir
Hihihi Hihihi Hihihi
CurtirCurtir
Égua da risada amigo Antonio rsrsrsrs
CurtirCurtir
É a risada do Nilo, Edson. Agora, comentando a sério. O petismo é mesmo o que há. Até a inauguração de um tempo onde se condena os políticos ele reivindica para ele. Como disse o Malcher: é… Pode ser…
CurtirCurtir
Sem comentários!
CurtirCurtir
Em primeiro lugar, o STF não está mudando a forma de se fazer política. Está sim condenando uma quadrilha que estava golpeando a Democracia, tornando um dos poderes irrelevante.
Segundo, o fato de ter colocado uma mulher na Presidência não reflete exatamente colocar alguém capacitado para tal. Embora ache que a DIlma seja superior ao seu antecessor.
Terceiro, não foi o PT quem botou o Ministro Joaquim Barbosa na Presidência do STF, quem colocou-o neste cargo foi o próprio colegiado que poderia até rechaçar seu nome (quebrando a tradição) se assim fosse necessário.
Quarto, retirar 40 milhões da pobreza baseado em programas sociais, é algo temerário. Imagine o se um dia o Brasil encontrar dificuldades e tiver de cancelar os programas… Uma multidão iria ser lançada na miséria extrema. O que defendo é o aprimoramento da educação e o nivelamento da qualidade das escolas, para que ricos e pobres possam, de fato, ter a mesma possibilidade de vencer na vida. Mas como isso também traz o efeito colateral de aumentar o senso crítico dos beneficiados, nunca que o PT aceitaria perder sua massa de manobra.
Quinto, o programa que abre bolsas para estudos no exterior é algo novo e ainda não há o que comentar. E sim torcer para que dê certo.
E por último. Mesmo que tudo isso tenha sido exitoso, o fato de Lula ter chefiado o esquema do Mensalão ANULA todas as virtudes cantadas.
CurtirCurtir
Só considero também muito errado que os petistas ladrões sejam relativizados em função dos avanços.
CurtirCurtir
Égua Mariano, golpeando a Democracia? Mas que Democracia?
Antes de falarmos em Democracia, defendendo-a de golpes ou artimanhas nebulosas iminentes ou fantasiosas, há de se asseverar que o conceito de Democracia pode ser debatido na medida em que: quais grupos políticos arvoram-se no direito de defendê-la ou até mesmo de golpeá-la em nome dela mesmo (ops)? Quais seus reais interesses? Somente assim, poderemos então desanuviar os fatos e fugirmos de manipulações conceituais e do discurso que, uma vez construídos e apropriados, são veiculados de forma incessante por quem de direito se achar interessado. Ainda se recorre e muito à premissa de que é preciso “conquistar corações e mentes”.
Muitos ainda não perceberam que por trás da apuração – justa e procedente, diga-se – dos fatos e denúncias arrolados em 2005, há um claro verniz ideológico que tenta passar uma concepção de que, tal como proferida por Odorico Paraguaçu, a partir do julgamento do mensalão vermelho e do devido enquadramento dos envolvidos, a história do país se dividirá em “pratrasmente” (antes do julgamento) e “prafrentemente”. Como se a prática da compra de apoio nas instâncias legislativas tivesse sido inaugurada em 2005. Isso é querer idiotizar – já não acredito que o termo “manipular” dá conta de tal procedimento – o telespectador ou os leitores e ouvintes de jornais país afora (nesse sentido, a capa de uma certa revista onde o ministro Joaquim Barbosa aparece como o “libertador” de nossos grilhões é emblemática).
Não questiono os procedimentos e mesmo a autonomia do STF e acredito mesmo que sua postura investigativa está de acordo com os poderes constituídos pela ordem democrática. Mas o perigo reside no fato de que o clamor pelas condenações e apurações dos fatos seria o mesmo se velhas raposas estivessem no banco dos réus? E aí repousa algumas nuances do conceito que, para mim, define uma democracia – plena, vale ressaltar: equanimidade e equilíbrio da Justiça; acesso à instâncias do Poder Judiciário; direito de informar e ser informado; liberdade individual e de associação coletiva; direito de não comparecer às urnas; direito de greve; JUSTIÇA/IGUALDADE SOCIAL; PARTILHA JUSTA DA RIQUEZA PRODUZIDA PELO PAÍS; mediação entre os assuntos de interesse nacionais e o de interesse privado; acesso a bens e serviços prestados pelo estado; a publicização de serviços/direitos de interesse coletivo (saúde, educação, moradia e locomoção) e etc. Sem alguns destes pontos, a Democracia do qual tanto se fala em defender é um mero espectro repositório de uma igualdade onde uns são mais iguais que outros. Portanto, uma falácia, um joguete onde se manipulam as peças ao sabor e às conveniências de grupos poderosos.
CurtirCurtir
Certíssimo, e olha que não tenho o menor traquejo pelo PT, sempre teve mensalão, mensalinho e outras coisitas a mais no País desde que virou democracia. E é bom não esquecermos do maior roubo que dilapidou o erário público que foi a privataria tucana será que já esqueceram do grande “Ministro SERJÃO”.
CurtirCurtir
Égua Raimundo, na veia. Mas pra mim teve pior: a quartelada que dilapidou o país por 21 anos.
CurtirCurtir
A ditadura durou 21 anos. E a do PT duraria quanto se o Jeferson nao denunciasse? Liberdade de expressao e ditadura coexistem.
CurtirCurtir
Concordo que pequenos processos ditatoriais – melhor dizendo, autoritários – podem florescer ou fazer parte de um universo quotidiano e microscópico como reflexo de inadequações de estruturas mais elevadas em sociedades democráticas jjss555. Não sou (há tempos) como o Raimundo afeito ao PT, mas que ditadura seria essa? Não seria mais uma “ditadura” que cooptou o PT do que do próprio PT?
CurtirCurtir
É complicado opinar sobre um asunto tão controvesso como esse, acredito que o PT (LULA) tem o seu mérito, assim como também tem a sua parcela de culpa (embora negue que só soube através da imprensa e tem gente que acredite), mas também vejo muita gente apredeixando o FHC, que na minha opinião foi um dos maiores presidentes que o País já teve (apesar de toda privatização promovida por ele), mas ele conseguiu uma estabilidade financeira no País com a criação do plano Real quando ainda era Ministro da Fazenda, trazendo um certo equilibrio no seu governo e de seus sucessores,e isto é, um fato consumado coisa que ninguém até aquele momento, inclusive a ditadura militar não conseguiu controlar a inflação, ou será que o povo esqueceu dos governos anteriores a ele, como por exemplo o Sarney em que a inflação ficava em média de 50% ao mès, sim antes que alguém ache que eu simpatizo com o PSDB ou PT é mero engano
CurtirCurtir
O governo do PT é tão sério que seus próprios membros são levados a julgamentos. Não sei por que a choradeira dos petistas e seus simpatizantes que gostam de uma comissão da verdade.
CurtirCurtir
Sei não….. Acho que a virtude não é criar o plano, é fazer o plano dar certo.
CurtirCurtir
E os governos anteriores ao do PT eram tão competentes que consiguiram não sentar no banco dos réus… Como se viu, a verdade (em comissões investigativas ou não) era um mero detalhe para os mesmos… rsrsrs.
CurtirCurtir
Partido do princípio que não há político honesto, voce está certo Daniel.
CurtirCurtir
Égua, agora o nilo depois que matou o Máx quer defender corrupto, para tudo que eu vou descer.
CurtirCurtir
Daniel, a ”democracia em que vivemos é a ditadura da maioria”…rsrs….frase velha mais atualissima…rs rs
CurtirCurtir
Esse ”mais” ou ”mas” sempre me complica…rsrsr…porem é mas ..por favor…rsrsrs
CurtirCurtir
Nossa mãezinha de Nazaré,
Alguns estão delirando, trazendo á tona, legitando a aquele triste provérbio popular: ” BOM É O QUE ROUBA M,AS FAZ”. Sinceramente não consigo admitir que alguém defenda com unhas e dentes uma verdadeira quadrilha de ladrões, mafiosos , corruptos, marginais e garfadores dos cofres públicos provada e comprovadamente através de fatos, documentos , denuncias etc. Isso so é justificado se esses defensores tiverem essa indole da quadrilha
CurtirCurtir
Malcher, o próprio petismo ajudou neste tipo de “competência” a qual você se refere. Afinal, se os petistas quando assumiram tivessem auditado e revertido as privatarias tucanas (dentre outras malfeitorias) e responsabilizado os autores de bico grande, não estariam agora sendo os primeiros a sentar no banco dos réus e acima de tudo teriam resgatado o patrimônio nacional.
Para a pergunta por que será que não fizeram isso, há muitas respostas que não enobrecem os petistas. Mas, ainda há tempo do governo petista, à frente a Dilma, dessa providência ser tomada. Será que ela vai adotar?
CurtirCurtir
Silma está longe dos palanques por conta do Lula mensalão.
CurtirCurtir
Dilma. para melhor esclarecimento.
CurtirCurtir
Antonio,
Estás coberto de razão. Mas sabe por que não reverteram? Mudança de orientação política (lembra do “respeitar os contratos vigentes”?) para garantir o poder segundo os ditames da nossa política liberal-democrática e o medo de uma campanha sistemática contra o governo recém-instaurado. Não à toa, daí nasceu a imagem do “Lulinha Paz e Amor” (também como uma resposta ao “eu tenho medo” da Regina Duarte). Gato escaldado tem medo de água fria meu caro, e a memória de 89 ainda estava um tanto quanto fresca à época para os petistas.
CurtirCurtir
Lembro, sim, Malcher! Esta é uma das respostas que não enobrece os petistas.
CurtirCurtir
Luis Fernando o FHC não apenas criou o plano, fez com que ele desse certo e a prova maior foi a manutenção do mesmo pelos seus sucessores, o Lula e a Dilma manteve o mesmo padrão monentário que se mostrou consolidado em dois mandatos do FHC, por isso reitero a minha opinião ele foi o mais competente, pois conseguiu estabilizar a economia Brasileira e como consequente a credibilidade para captar recursos estrangeiros e torna-la mais competitiva e atrativa no cenário mundial
CurtirCurtir
Domou a inflação sim, contudo o Plano Real não consistia apenas em domar o dragão inflacionário. Quanto a tornar nossa economia mais competitiva, atrativa e com crédito no exterior, reforçou lógicas de dependênia que se faziam presentes desde muito antes da inflação galopante. Nossa dívida pública aumentou e as estatais, vistas como o simbolo do atraso e vendidas foram pois eram passivos altíssimo aos olhos de FHC e sua trupe logo se mostraram rentáveis nas mãos da iniciativa privada, embora prestem serviços precarizados e até mesmo piores em muitos casos ao período anterior em que foram vendidas (as teles então…). Temos não apenas os piores serviços públicos do mundo, mas também os piores serviços fornecidos pelas concessões às empresas privadas.
CurtirCurtir
Certíssimo o José da Abreu!
Criticar o que o PT fez pelo Brasil, apenas por existir pilantras nas suas fileiras é cretinice! Ficar calado com o início disso tudo nas fileiras tucanas de MG é pior ainda, pois passa a ser coisa de mau caráter!
O mensalão começou nas Minas Gerais e todo mundo fica caladinho! Ou seja: você pode ser o ladrão que quiser, pois todo mundo gosta de ladrão do psdb, pmdb, pps e ate do pqp!
Do pt jamais!!
CurtirCurtir
Quem criou o plano real foi o Itamar Franco e não FHC.
CurtirCurtir
Alberto quem criou o plano real foi o FHC no govermo Itamar
CurtirCurtir
Mas, Alberto, com todo o respeito que merece a sua opinião, é preciso lembrar-lhe que quem primeiro ficou calado com as falcatruas do psdb, e tinha voz potente o bastante para revertê-las todas e responsabilizar os autores, foi o próprio pt que assumiu o poder deixou tudo como estava e até deu continuidade nalgumas falcatruas como é o caso do mensalão. Aliás, o pt prometeu-se calar-se antes mesmo de assumir o poder quando escreveu aquela “carta aos brasileiros”, cujos termos cumpriu à risca. Tanto cumpriu que a privataria tucana continua impune e a comunidade p. ex., segue submetida a estes indignos serviços de telecomunicações.
Quer dizer se há falta de caráter é do próprio pt que inclusive expulsou aqueles petistas que não concordaram com a atitude de ficar calados dos chefes petistas e daqueles que o acompanharam.
CurtirCurtir