Tuna dispara primeira goleada do Parazão

Na primeira semifinal do 1º turno do Campeonato Paraense, na tarde desta quarta-feira, no Souza, a Tuna goleou o Cametá por 4 a 1 e reverteu a vantagem no cruzamento entre as duas equipes. Agora, a Lusa pode até perder por 2 gols de diferença no jogo de volta, sábado, em Cametá.

O jogo teve um começo equilibrado e com o Cametá até mais agressivo. Aos 2 minutos, Rafael Paty arriscou chute de longe, assustando o goleiro André Luiz. Aos 9, Garrinchinha errou cabeceio na pequena área tunante. E o Cametá continuou buscando mais o gol, em jogadas normalmente puxadas pelo lateral-esquerdo Souza.

Só aos 19 minutos, a Tuna ameaçou pela primeira vez, em cruzamento para a área que Beá não conseguiu aproveitar. Aos 22 minutos, o jogo começou a mudar. Lineker recebeu bola na intermediária e passou para André Mensalão, que disparou um chute cruzado no canto esquerdo de Evandro, abrindo o placar.

O gol desestabilizou o Cametá, que não teve mais tranquilidade para atacar e perdeu o duelo de meio-de-campo, principalmente porque Soares não aparecia para a armação das jogadas. Sete minutos depois do gol inicial, Mensalão voltou a aparecer bem em campo chutando rasteiro e obrigando Evandro a dar rebote. Lineker, que chegava na corrida, bateu para as redes. Tuna 2 a 0.

Cacaio, então, deu sua contribuição para que o Cametá se desfigurasse ainda mais em campo. Tirou o meia Ratinho e lançou Marcelo Maciel. Deixou em campo o inoperante Garrinchinha e perdeu seu jogador mais criativo na meia cancha. Aos 31, tentando reagir no jogo, a equipe cametaense chegou com perigo e Soares sofreu falta junto à área. Ele próprio cobrou e André Luiz fez difícil defesa. Logo em seguida, quase aconteceu o terceiro gol cruzmaltino: Edilson cruzou da direita e Beá pegou a bola quase de sem-pulo. O tiro resvalou no travessão e saiu.

A Tuna não arrefecia o ritmo e, aos 42 minutos, Lineker novamente tocou a bola para Mensalão, grande nome da partida, e este disparou no canto superior de Evandro. Um golaço. Tuna 3 a 0. O primeiro tempo fechou com a tranquila e até surpreendente vitória parcial tunante.

No intervalo, Lineker saiu machucado na Tuna e Cacaio tentou corrigir a lambança inicial e lançou Ciro no lugar de Garrinchinha, mas já era tarde. Logo aos 8 minutos, em bola aérea na grande área cruzmaltina, Edilson desviou de cabeça e tirou o goleiro Evandro da jogada. Tuna 4 a 0.

O Cametá lançou-se à frente, buscando descontar e Marcelo Maciel se destacou nos ataques pelo lado esquerdo, levando sempre vantagem sobre Sinésio. Em duas ocasiões, chegou de frente para o goleiro André Luiz, que espalmou para escanteio. Aos 26 minutos, em nova arrancada, Maciel foi empurrado por Sinésio dentro da área, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

Aos 31 minutos, Rafael Paty deixou de aproveitar rebote de André Luiz, mandando a bola por cima. Maciel voltou a aparecer na área aos 34 minutos, dividindo bola com o goleiro tunante, que errou o soco e atingiu o atacante, mas o árbitro novamente ignorou a infração. Mas, já nos acréscimos, aos 47, Maciel entrou pela direita e chutou forte. André Luiz soltou a bola nos pés de Paty, que tocou para as redes, estabelecendo o placar final de Tuna 4, Cametá 1. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)

21 comentários em “Tuna dispara primeira goleada do Parazão

  1. Agora sim!Parece que a tuna resolveu aparecer,tem um bom time e um bom técnico,e digo mais,se os outros times continuarem com esse futebol de baixo nível,ela pode até dar uma beliscadinha e conseguir ser a campeã do turno.

    Curtir

  2. Eu sempre achei que o técnico para o Remo era o Charles Guerreiro, mas a diretoria remista não quis apostar nele… paciência. Vale dizer, porém, que o Cametá em casa é muito forte e, pode sim, reverter o resultao, apesar de ser muito difícil.
    Porém, acredito que Tuna leve a classificação.
    Uma diferença entre Guerreiro e Sinomar: Enquanto o primeiro armou o time para ir pra cima do Cametá, o segundo sinaliza uma formação defensiva com 3 volantes para segurar o Águia amanhã.

    Curtir

  3. Esse charles guerreiro a cada ano prova que é um técnico diferenciado.
    consegui colocar a tuna na final do turnocom esse plantel limitadíssimo e todas as dificuldades enfrentadas é realmente uma proeza.

    Acho até que ele não deveria ficar se acabando aqui nesse futebol amador. penso que ele deveria ir para o sudeste atuar como auxiliar de algum técnico mais renomado, pegar mais experiência e então tentar voos mais altos como técnico.

    Curtir

  4. Companheiro Gerson
    Na minha delirantemente cruzmaltina coluna de ontem, cheguei bem perto do placar construído hoje no Monumental do Souza:
    “Não tem de levar em conta pavulagem de mapará. É tratar de golear, no mínimo de 3 a 0, mas 6 a 1 (é o gol de honra, de lambuja, que, cavalheiros, concedemos) também vale.”
    Abraço,
    Elias Ribeiro Pinto

    Curtir

  5. Mais uma prova que o Remo pode montar um bom time penerando os jogadores da terra com os da base. Trazer de fora somente meia duzia que realmente façam a diferença. Mas como tem muito dirigente que ganha comissão com os importados, fica complicado isso acontecer.

    Curtir

  6. O placar dilatado deve-se mais a imperícia dos goleiros do a precisão dos artilheiros ou capacidade técnica das equipes. Acho que Águia ou Remo vencerá o turno, tudo depende de amanhã. Se na fase de classificação o Remo já teve ajuda, imaginem amanhã.

    Curtir

  7. Errei no placar, mas, acertei na vitória, como dizemos lá no meu Abaetétêibol, “errei na porca, mas, acertei no leitão”.
    Acredito e continuo acreditando na estrela do Charles Guerreiro, o Tourinho, não tem mérito algum nessa parada, isso é fruto de dedicação e superação, se não tem técnica, vai na marra! Parabéns ao grupo unido e sem estrelas, da Tuna e à CT, que segura uma bimbarra, que vou te contar.

    Curtir

  8. Como nos velhos tempos, assim estão dizendo os cruzmaltinos festejando a goleada sôbre o Cametá. resultado dificil de ser revertido. A Tuna, igual aos demais, execeção do Aguia, foi irregular nos resultados que obteve (vitórias e derrotas). O Aguia
    honrosamente foi o mais regular. Teve duas derrotas, uma na estreia e outra no encerramento (quando não valia mais nada).
    Isso credencia a equiipe marabaense para o jogo de hoje. Aos azulinos resta a determinação em campo para conseguir o resul.ta-
    do recuperador. Já ví muitas coisas no futebol e sei que outras coisas mais terei oportunidade ver e assim sintetizo : doido é quem se arvora a prognosticos.

    Curtir

  9. Devido a inúmeros compromissos, retorno às aulas das faculdades e outros, não acompanhei o jogo e nem estava lendo o blogue do ilustre baionense.Mas pelo que li agora e pelo postou o amigo Columbia( todos vcs o chamam assim agora tbm rsrsrs)o Cametá pode sim reverter essa vantagem.Embora eu torça pela Tuna ir à final seja com o águia ou com o remo. Uma finalde turno entre Tuna x Remo seria muito bo m para dissipar essa imagem de campeonato chinfrim.Elias Ribeiro Pinto que saudade de ler sua coluna.

    Curtir

  10. Apesar de não ter o reconhecimento que merece, por tudo que já fez em sua brilhante carreira de jogador. O Charles Guerreiro, vem novamente mostrando que também tem qualidades como treinador de futebol, já fez isso à frente de Remo, PSC, S. Raimundo, acho que tanto a imprensa, quanto as pessoas frequentadoras do blogue, deveriam reconhecer que o “Guerreiro” e o melhor treinador regional do nosso estado, é porque não o melhor treinador do campeonato? Todos sabemos das limitações do elenco tunante e, mesmo assim o Guerreiro vem conseguindo desenvolver um excelente trabalho juntamente com os seus auxiliares e comandados (jogadores).

    – Já falei algumas vezes aqui no blogue, o futebol e simples o problema e que tem alguns metidos a conhecedores, mestres, extrategistas, que complicam e fazem conque craques se tornem bons jogadores, bons jogadores se tornem mediocres e porai vai.
    Tem que colocar os homens certos nas posições certas, sem inventar para não complicar.

    Curtir

Deixe uma resposta