Rapaziada em campo de novo

Por Gerson Nogueira

O time que botou fogo no campeonato volta a se apresentar hoje à noite. Apenas três dias depois de dar um sensacional traço no tradicional rival, o surpreendente Paissandu de Bartola, Pikachu e Jairinho encara o Independente Tucuruí, campeão do ano passado e que se arrasta na lanterna da competição.
De candidato a figurante de luxo no primeiro turno, o time de Nad emergiu para a competição com a exuberante vitória sobre o Remo, produto mais da gana e da persistência ofensiva do que de um organizado roteiro tático. Vale observar, também, que dias antes do clássico essa mesma equipe havia sido derrotada com certa facilidade pelo Águia em Marabá. Na verdade, o milagre da ressurreição do Paissandu no Parazão passa pelo sangue, suor e vontade de seus garotos.
A curiosidade geral é saber como o time vai se comportar a partir de agora. Terá, de fato, uma atitude vencedora e destemida como no Re-Pa ou voltará ao acanhamento das primeiras rodadas?
A presença de Bartola como titular pode ser fator decisivo para que o bom momento prevaleça. Afinal, antes da atuação de domingo, o jovem atacante não era titular. Nad dizia que ele não conseguia agüentar mais que 20 minutos em campo.
Para sorte do Paissandu, com o fôlego demonstrado no Mangueirão não há mais como deixá-lo de lado. Contra o Independente, terá papel-chave na busca pela vitória, único resultado que interessa ao Paissandu para seguir na briga pelo título da primeira metade do torneio.
 
 
Depois da lua-de-mel com a torcida nas primeiras rodadas, o Remo volta ao Baenão com a imensa responsabilidade de se redimir do vexame diante do Paissandu. No clássico com a Tuna, o maior adversário é a insegurança quanto às próprias forças. A confiança inicial cede lugar a dúvidas sobre o verdadeiro poderio técnico da equipe e sua capacidade de ganhar o turno. Na escalação, mudança obrigatória na defesa e possível mexida no meio-de-campo – Aldivan ou Magnum? O ataque segue com Marciano e Joãozinho. Jaime é banco. Reis, nem isso. Até quando?
 
 
Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 faz inspeção hoje na Assembléia Paraense e no estádio Edgar Proença. Amanhã, vai a Santarém verificar as condições do estádio Barbalhão. São instalações que podem vir a ser usadas como centros de treinamento para seleções estrangeiras. Espécie de bombom de consolação para a capital ridiculamente esnobada do banquete da Copa por força dos intere$$es da insaciável dupla Teixeira-Havelange.
 
 
Será amanhã, às 8h, no CT da Sociedade Desportiva Paraense em Marituba (bairro Decouville, perto do Presídio Metropolitano), o ato de instalação do projeto Nave, parceria entre a SDP e o Santos de Neymar. O objetivo do Nave é descobrir atletas de alto rendimento a partir de convênios com clubes formadores nas diversas regiões brasileiras. No Pará, a escolha recaiu sobre a SDP, que, pelo sério trabalho realizado até hoje, terá a honra de abrigar a unidade 1 do projeto.  
 
 
Troféu Camisa 13 abre ciclo de palestras e debates no próximo dia 16, às 19h, no auditório do DIÁRIO. O primeiro tema em discussão será “Jornalismo esportivo”, com a participação de Carlos Castilho, Guilherme Guerreiro e este escriba baionense. A entrada é franca.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 01)

14 comentários em “Rapaziada em campo de novo

  1. Incrível a rapidez com que tudo muda no campeonato paraense. Até antes do clássico, o Remo era cantado em prosa e verso como o virtual campeão estadual. Bastou a vitória bicolor no re x pa e o Paysandu, que vinha de três derrotas em quatro jogos, tornou-se a menina dos olhos da mídia. O time, que tinha todos os defeitos possíveis e imagináveis, agora é um esquadrão. Jogadores que horas antes não serviam, agora são craques incomparáveis. Não é a primeira vez que temos reviravoltas desse tipo, e todas acabaram se mostrando depois precipitadas.

    Ora, dado o nível de ambas as equipes, a conclusão a que se chega é que o re x pa não pode mais servir como parâmetro para nada. Foi-se o tempo em que o vencedor de um clássico podia ser considerado o melhor time do campeonato. Isso era no tempo em que o Parazão só tinha dois times…

    Hoje, quem quer ser campeão precisará obrigatoriamente passar pelos times do interior em duríssimas partidas de ida e volta. Se Remo e Paysandu fizerem seus jogos de volta no interior, não tenho dúvidas: nenhum dos dois se classifica.

    A sensível melhora nas arbitragens e a fase decisiva com jogos disputados no interior reduziram sensivelmente as chances dos times da capital. O Parazão do ano passado é um exemplo disso.

    Curtir

  2. Gerson e amigos, são 4 bons jogos, difícil até de prever qualquer resultado(melhor é palpitar,mesmo), mas penso que Remo x Tuna, será um jogo muito disputado e difícil para o Remo( a não ser que o problema de ontem na Lusa, reflita em campo); No Jogo Paysandu x Independente, penso que o Papão terá enormes dificuldades nesse jogo, pelo técnico que tem o Galo(Valter Lima).Posso estar enganado, mas o Galo sairá vencedor desse confronto. Acredito que o Azulão Marabaense confirmará sua classificação, hoje, sobre o S.Francisco e, no jogo de Santarém, pelos desfalques do SR, apesar do Rafael Paty não jogar pelo Cametá, hoje, penso que o Cametá confirmará, também, sua classificação.
    – É a minha opinião.

    Curtir

  3. Claudio e Gerson, eu já acredito numa vitória bicolor porque o time está empolgado e com vontade de vencer e o Independente é fraco (aliás, como todos do campeonato). Quanto ao rival, torço por uma vitória Tunante. Mas também acredito numa vitória remista. Aliás, hoje eu não tenho mais tanta certeza que o Remo vai jogar a série D. Se não vencer o primeiro turno, já era. Eu acredito que o papão vença o segundo turno porque é justamente nesse período que as contratações pra série C vão se intensificar, aí, o time vai ficar forte mesmo para os padrões locais. É a minha opinião.

    Curtir

  4. Continuo acreditando na rapaziada, mas sem empolgação. Do grupo acho que uns cinco (no máximo seis) devem ser aproveitados. O resto precisa de mais chão.

    Acredito que o jogo será dificílimo, pois o Independente é bem mais perigoso que o bichano e se o Valter Lima não se meter a inventar, roeremos um baita de um osso hoje à noite.

    A vitória da Tuna só será agradável se o Paysandu também ganhar, caso contrário sairemos do G4.

    O Paysandu está engatinhando um projeto bastante interessante, que não só dará oportunidade para os jovens talentos da casa como também atrairá valores preteridos em outras agremiações.

    Anotem.

    Curtir

  5. Dando uma olhadinha na tabela acredito que o Aguia deva se classificar em 1° lugar, jogando no capinzal deverá vencer o São Francisco.
    Creio que o São Raimundo vença o cametá.
    Espero que a Tuna detone o remo.
    E la na terra da energia no navegantão torço para que o papão jogue um bom futebol e vença o campeão paraense.

    *Será que a FIFA pensa que Belém fica bem pertinho de manaus?
    **E os irmão amazonenses querem dar pra bola da copa o nome de “caramuri” um fruto amazônico amarelinho que dá de 4 em 4 anos. Boa sorte a eles.

    Curtir

  6. A mídia sempre alardeia que técnico regional não é valorizado, mas a atitude covarde do NAD quando escalava o Payssandu ou quando fazia substituições, ratificava essas opiniões. Bastava ter escalado o Paulo Rafael, Douglas e Bartola que não teriamos sofrido as derrotas. Agradecemos ao Goleiro Ronaldo pelo passado, mas atualmente não têm condições de figurar nem como reserva. Técnico tem que ser imparcial, corajoso e ousado.

    Curtir

  7. Discordo da avaliação do Gerson em relação ao RexPa. Não vi nada de sensacional ou exuberante na vitória do paissandu, nem vexame na derrota azulina. Vi dois times limitados, um com um pouco mais de vontade e outro completamente apático e desorganizado. Isso sempre fez, faz e fará diferença num clássico. Talvez o Gerson carregue assim nas tintas, e eu até compreendo, pelo falso favoritismo que vinha sendo traçado para o Clube do Remo, e pra dar uma animada na galera do paissandu, que andava ressabiada e com razão.

    Agora vejo uma tendência de tecer elogios exagerados à rapaziada bicolor. Há bons valores lá, sim. Mas não é um esquadrão nem nada do tipo. É um amontoado bem motivado, que o Nad pode vir a transformar em um bom time. Sobre o Remo: Sinomar, para mim, provou que não tem a manha de armar esse time. Pra quem passou todo esse tempo se preparando, o resultado é de lascar.

    Agora, devo concordar que o resultado favorável ao paissandu coloca outro ânimo no campeonato. E mais responsabilidade em cima do Remo, o que é bom, também.

    Curtir

    1. Eriko, levando em conta o nível geral do campeonato até aqui a atuação dos moleques foi empolgante, sim. Ressalvando sempre que, taticamente, o time não tem qualquer sentido de organização, o que só amplia os méritos dos jogadores. Foi uma vitória importante, demarcadora talvez de uma nova fase do Paissandu, até mesmo no aspecto de gestão. Tomara.

      Curtir

  8. Posso estar enganado, pois talvez ainda seja cedo, mas chamar o time do Paysandu de time do Bartola, aí, dou toda a razão. O moleque joga, e só não quero que apareça uma maluco tipo Diego Rosas, pra querer matá-lo em campo. Em tempo, o Bartola é mais jogador do que o nosso ex-festejadíssimo Potyguar.

    Curtir

  9. A motivacao pra pegar o Paysandu tambem aumentou na turma de Tucurui, com certeza, e a hora da afirmacao pode ser mais dificil do que a do desafio pra esses jovens. Nao espero uma grande atuacao, mas acho que o Papao vence.

    Curtir

  10. Eu sempre disse desde os primeiros jogos que o Bartola deveria ser titular,não deu outra… Também digo que o Djlama joga bola também,esse merece ter sua chance,pois futuramente dará muitas alegrias a torcida Bicolor,porque é muito bom jogador… Se o Paysandu quiser se classificar ,não pode pensar em perder,hoje… Concordo com o Acácio em partes,mas esse projeto do Paysandu de coordenado ,não tem nada,eles pura e simplesmente puseram os moleqes pra jogar,sem planejamento algum,mas tomara que mesmo assim dê certo,pois ultimamante tem dado tudo errado ao Paysandu…. Se o Remo não se cuidar, poderá ficar até de fora das semi-finais,tem de vencer a Tuna ,de qualquer maneira,pois a sorte não os ajudará ,sempre….

    Curtir

Deixe uma resposta