Minha amada Baião comemora neste domingo, com grande programação cultural, seus 232 anos de fundação. A maior vitória, a ser saudada sempre, é a preservação de suas características de típica cidade interiorana, com todas as delícias e problemas que essa condição impõe. Encravada na margem mais alta do rio Tocantins, entre Mocajuba e Tucuruí, podia ter se desenvolvido mais e resolvido questões básicas de infra-estrutura, não fosse o crônico menosprezo das autoridades estaduais, situação que se perpetua desde que o português Antonio Baião fundou o lugar. Em 1694, ele recebeu como missão da Coroa Portuguesa a sesmaria onde Baião foi fundada. Nos primórdios, a cidade se constituiu em importante entreposto comercial, parada obrigatória para quem subia ou descia o rio Tocantins. Apesar de todos os seus problemas atuais, continua a ser um belo lugar para se viver. Vida longa a Baião!



Não conheço Baião, mas vendo o prédio da 1a. foto aflorou-me o interior paraense por andei com muita fequencia e do qual sinto saudades
CurtirCurtir
Não é a toa que Baião já teve um grande monarca: Luís Gonzaga. Parabéns, Gerson e a todos baionenses. Tenho um passado (não muito remoto) amoroso com Baião. Por isso, vida longa! Uma pergunta que não9 quer calar: onde tem mais Pantojas, em Baião ou Cametá?
CurtirCurtir
Baião está sempre pronta a recepcionar hospitaleiramente seus visitantes, amigo Cássio. Espero que essa sua história pessoal com Baião se resolva um dia.
CurtirCurtir
Gerson, por conicidência conheci sua cidade na semana passada! Ela e muito bela, essa praça que está na foto, cheguei a ir na mesma. A cidade e cheia de ladeiras, mais como estava de carro não senti muito cansaço em andar pelas ruas…kkkkkkkkkkkk! Entretanto, à sua cidade e extremamente quente, assim como toda região do baixo tocantins…
CurtirCurtir
Gerson, sua cidade é muito bonita, só de você tanto falar e elogiar, esou com vontade de conhece-la.
Dá pra ir de carro pra Baião ou tem que ser via fluvial?
CurtirCurtir
Obrigado, amigo Antonyo, certamente será muito bem recebido ao nos visitar.
CurtirCurtir
Toda cidade interiorana tem sua beleza natural, Baião não podia ser diferente.
Vida longa a todos os baionenses!!!!
CurtirCurtir
Gerson, parabéns ao seu locus amoenus. Não a conheço, mas pelas fotos postadas, parece-me uma cidade bela, aprazível e sui generis. Mais uma vez, parabéns!
CurtirCurtir
Assim esperei, Gérson, mas acho que perdi o bonde da história. Ficou o amor guardado em meu coração.
CurtirCurtir
Gosto das Duas! Baião e Mocajuba!
Ambas são lindas, e banhadas pelo Tocantins, na parte mais bela e com as águas mais límpidas!
Gosto de lá, principalmente do Mapará com açaí, que acho melhor que o de cametá.
Esse tipo de cidade, temperada com a paz que ele inspira, é reconfortante.
Show de bola, aquela região!
Obs: Não estou puxando saco do Escriba viu?..hehehe!
CurtirCurtir
baiao minha terra de coraçao
CurtirCurtir
To louca para conhecer Baião, pelo q eu vi e uma cidade belíssima. … em q dia e aniversário de Baião? ??
CurtirCurtir