Por Roberto Pereira de Souza – UOL
A Polícia Federal do Rio de Janeiro confirmou, nesta quarta-feira, que espera até sexta-feira da próxima semana (04/11) o depoimento de Ricardo Teixeira, suspeito de crime de lavagem de dinheiro. Teixeira é o presidente da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê de Organização da Copa 2014. O irmão de Ricardo, Guilherme Teixeira, já foi ouvido pela Delegacia de Crimes Financeiros, dirigida pelo delegado Vitor Pubel. O inquérito foi aberto sob a proteção do sigilo de Justiça.
O pedido de investigação contra os irmãos Teixeira foi feito pelo procurador da República, Marcelo Freire, da vara criminal. Em seu ofício, Freire cita a operação da empresa Sanud, que tem sede em Luxemburgo, paraíso fiscal. O procurador da empresa no Brasil é o irmão de Ricardo, Guilherme.
O MPF pede que a Polícia Federal investigue a evolução patrimonial de Ricardo Teixeira, seus sócios e familiares, além do irmão Guilherme.
A Delegacia de Crimes Financeiros vai apurar novas denúncias contra as duas empresas de Teixeira por remessa ilegal de dinheiro para o Brasil: a Sanud e a RLJ. Guilherme Teixeira é procurador da Sanud no Brasil, há mais de dez anos. No ofício enviado à PF, o procurador da República Marcelo Freire diz que “Ricardo Teixeira e sua quadrilha podem ter cometido novos crimes de evasão de divisas”, usando a Sanud.
Outro ponto novo: documentos que listam operações de suborno de mais de U$150 milhões citam também a Sanud com o beneficiária, em processo que corre na Suíça. Os suíços descobriam a Sanud e outras empresas de fachada em investigação sobre a falência da empresa que vendida os direitos de transmissão dos eventos da Fifa, a ISL.
Aliás, o elefante branco que Natal constrói para a Copa se chamará Arena das Dunas (Sanud ao contrário). A bandalheira já virou até deboche.
E assim mais um capítulo da nova versão na novela O ASTRO
CurtirCurtir
Nao entendi pq falam que o estádio de Natal será um elefante branco,lá tem o America e o Abc clubes de tradição e grandes torcidas.Na copa teremos 2 elefantes brancos que sao em Manaus e em Cuiabá lugares que nao possuem times de grande expressão.Ao meu ver seria mais viável que Belém e Goiânia ficassem como sedes.
CurtirCurtir
Gabriel já é de conhecimento público que a FIFA veio de Zurique JÁ COM Cuiabá E Manaus ESCOLHIDOS, pura politica, suja ,feia ,rasteira.
CurtirCurtir
Uma das curiosidades do episódio é a “cobertura da Globo” ao caso. Com seu cantado e decantado “padrão de qualidade” jornalística, o caso em pauta deve estar sendo discutido por seus editores, a mando dos patrões claro, como uma “não-pauta”.
CurtirCurtir