A mentira de Jorginho

Por Luís Augusto Simon/Revista ESPN

Jorginho, auxiliar-técnico de Dunga na fracassada campanha do Brasil na África do Sul, cometeu um erro histórico em sua entrevista ao “Estado de S. Paulo”. Ao defender a troca de Jairo dos Santos pelo desconhecido Marcelo Cabo como observador técnico, colocou em dúvida a excelência do trabalho feito pelo substituído. “Precisávamos de alguém para discutir as partidas, que tivesse uma excelente visão de jogo. O Jairo fazia relatório de 50 páginas. O Dunga me dizia: ‘Não aguento mais esse relatório enorme. Não dá’. Soube que antigos treinadores da seleção jogavam o relatório dele fora”, afirmou.

Pelo menos em relação à Parreira e Zagallo, Jorginho está muito errado. Eu posso dar meu testemunho. Em 17 de novembro de 2003, o Brasil iria enfrentar o Uruguai, em Curitiba, pelas Eliminatórias da Copa de 2006. O técnico do Uruguai era Juan Ramón Carrasco, que estava modernizando o futebol de seu país com um esquema muito ofensivo. Jogava no 3-1-3-3. Um goleiro (Munúa), três zagueiros (Bizera, Lopes e Lago), um volante apenas (Sosa), três armadores (Romero, Abeijón e Liguera) e três atacantes (Hornos, Zalayeta e Forlán). O esquema era novo e causava preocupação.

E estava bem decifrado no relatório que Jairo dos Santos fez. Quem me disse isso foi o próprio Parreira, no quarto de Zagallo, onde eu entrevistava o então coordenador técnico da Seleção. A entrevista terminou com a chegada de Parreira. Eu perguntei ao técnico brasileiro como ele encarava o novo estilo uruguaio. E ele respondeu com uma análise acurada, ainda que rápida. Explicou tudo o que poderia acontecer. E deu todo o crédito a Dos Santos. “Está tudo aqui”, disse, mostrando o relatório.

Não estou julgando as críticas a Jorginho. Mas ele errou em sua defesa.

4 comentários em “A mentira de Jorginho

  1. Esses dois devem ser esquecidos. Como perderam a visibilidade sempre falarão algo para serem notícia. O que passou passou e esse tempo perdido jamais será recuperado, portando vamos em frente que o futuro nos espera.

    Curtir

  2. Vamos em frente, que agora vem esse tal de Mano, igual o que querem impor lá em Brasilia, com essa tal de Dilma. Resumindo vai ficar tudo como está. Desde quando esse tal de Mano fez renovação algum dia.

    Curtir

Deixe uma resposta