Uma delícia paraense

12507207_1971330163092529_3534545858078253145_n

O bacuri é das frutas mais festejadas e valorizadas do Pará. Há quem prefira comer ao natural, encantado com a beleza visual da fruta, mas é possível degustar também na forma de sorvetes, bolos, cremes, bombons, geléias, sucos e refrescos. O nome científico é Platonia esculenta, da família das gutíferas. A origem do bacuri é a região das Guianas e a fruta é cultivada na região Norte, mas o Pará é seu maior produtor. Além do sabor do fruto, a casca contém resina com uso veterinário e a árvore é considerada madeira nobre. Além disso, a semente também tem utilidade culinária e medicinal.

Benefícios-do-bacuri

7 comentários em “Uma delícia paraense

    1. Cabe observar que nesse período em que Bacuri despontou no Papão, Ferdinando, o Remo tinha um timaço, com Alcino, Roberto Diabo Louro, Caíto e Mesquita.

      Curtir

  1. Verdade Gerson. Aquela época era mais emocionante o Futebol e a prata de casa da melhor qualidade. Lembro do lateral Cuca do Remo, outra ferra entre tantos. Alguns anos atrás Moreira, Rubilota e Bené o furação da Curuzu. Bons tempos.

    Mas na verdade quando citei Bacuri estava me referindo aquele time do interior, Portel, salvo engano que ganhou o time 100% do Remo, embora mais a frente tenha ganho do Papão pelo mesmo placar. Lá em comemoram como nos comemoramos os 7X0 no Remo.

    Curtir

Deixe uma resposta