
O deputado Francisco (Chicão) Melo tomou posse nesta segunda-feira (01), às 11h, na sala da Presidência da Alepa, no cargo máximo do Legislativo estadual. A solenidade presencial foi restrita aos deputados e poucas autoridades, com transmissão ao vivo pela TV e Rádio Web Alepa, Youtube e TV aberta.
Além de Chicão, foram empossados o deputado Antônio Tonheiro (PL) na primeira vice-presidência; a deputada Michele Begot (PSD), na 2ª vice-presidência; a deputada Nilse Pinheiro (Republicanos), como 1ª secretária; a deputada Dilvanda Faro (PT) no cargo de 2ª secretária; o deputado Victor Dias (PSDB) como 3º secretário; e o deputado Hilton Aguiar (DEM) como 4º secretário.
Entre as prioridades da gestão, o deputado Chicão – servidor efetivo (como técnico legislativo) da Alepa desde 1985 – destacou a garantia de melhorias aos deputados e servidores, com mais infraestrutura e instalações modernas.
“A missão que hoje assumimos vai exigir de cada um de nós muita responsabilidade e muita coragem para enfrentar os desafios. É preciso avançar na modernização dos procedimentos de competência da Assembleia Legislativa seja administrativa, legislativa ou processual. É preciso disponibilizar ferramentas virtuais que nos permitam melhorar a dinâmica da atuação parlamentar, fazendo com que as deliberações do legislativo sejam mais célere e eficaz”, disse o presidente.
A eleição para a nova Mesa Diretoria ocorreu a 15 de dezembro de 2020, após a renúncia do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Daniel Santos (MDB), que deixou a função para assumir a prefeitura de Ananindeua.
No quarto mandato de deputado, Chicão atuou como líder do governo no Legislativo Estadual, sempre desenvolvendo atividades no plenário e junto a comunidades em várias regiões do Pará. É defensor dos direitos dos educadores e desenvolve meios de reduzir a violência nas áreas urbanas e rurais. (Foto: Ozeas Santos/AID Alepa)