A volta do Pará à Série B

POR GERSON NOGUEIRA

A afirmação é baseada em projeções, sem peso matemático, mas é perfeitamente cabível nas circunstâncias de disputa da Série C. Remo e PSC comandam o grupo D, com 7 pontos e 6 pontos. O Pará tem o líder e o vice-líder da atual fase, que está exatamente na metade.

Nas demais posições, aparecem o Londrina (4 pontos) e o Ypiranga, que não pontuou. Como o time gaúcho só pode alcançar 9 pontos, desde que faça uma campanha impecável a partir de agora, é pouco provável que se posicione em condições de subir.

Um cálculo simples indica que a dupla Re-Pa só tem a concorrência do Londrina na disputa em torno das duas vagas. Desse modo, um dos velhos rivais do nosso futebol já está com o pé na Série B.

Restam três rodadas e ambos só dependem de suas forças para garantir o cobiçado acesso à Segunda Divisão, que o Pará não disputa desde 2018, quando o PSC foi rebaixado.

O Remo, por ora, é o que mais se aproxima da condição de classificado, pela rota mais favorável. Fará um jogo fora, domingo, contra o Ypiranga, e depois decidirá a sorte em confrontos dentro de Belém, com PSC e Londrina. Precisa, teoricamente, de três pontos em nove a disputar.

Já o PSC também reúne grandes possibilidades de chegar lá. Para alcançar a chamada nota de corte (10 pontos), o Papão terá que marcar quatro pontos em três rodadas, com a vantagem presumida de enfrentar um eliminado Ypiranga no último compromisso.

A rodada deste fim de semana deve clarear definições no grupo. Caso não percam, Leão e Papão encaminham o duplo acesso. Caso contrário, é provável que o destino de ambos, como em tantas outras ocasiões, dependa do choque-rei. Quem vencer pode se considerar garantido na Série B. O derrotado terá que arrancar uma vitória na rodada de encerramento.

O momento é de afirmação dos dois times. Apesar disso, problemas insistem em desafiar os técnicos. No Remo, o ataque voltou a funcionar bem, embora Tcharlles não tenha ainda se firmado como titular pelo lado esquerdo. Wallace segue fazendo muita falta.

No PSC, quase todos as mazelas se localizam no meio-campo, onde Alex Maranhão deveria ser o comandante, mas o fôlego já não ajuda e o time cada vez mais se sente órfão de um meia criativo.

Remo 2×1 Ypiranga-RS (Charles e Eduardo Ramos)

A reafirmação da importância de Eduardo Ramos

Bastaram 25 minutos em campo para o meia Eduardo Ramos liderar a fulminante reação do Remo diante do Ypiranga, domingo passado. Mesmo ainda prejudicado fisicamente pelos 30 dias de recuperação no departamento médico cuidando de uma lesão muscular.

Teve poucas e fundamentais intervenções no jogo, inclusive no aspecto psicológico. Quando a partida descambava para um cai-cai por parte do Ypiranga, Ramos pressionou o árbitro apontando o que era óbvio, mas ninguém dizia: a bola não estava mais rolando diante de tantas interrupções provocadas por lesões ou catimba dos gaúchos.

Quem acompanhou aquele segundo tempo percebeu o valor de Ramos para o equilíbrio do time. Com ele, os demais jogadores recuperaram a confiança partindo para a busca do empate e, em seguida, da virada.

Substituiu Felipe Gedoz, que não fez uma grande partida e abusou dos erros de passe. Ramos foi muito além dele, assumindo claramente o papel de liderança técnica que o técnico Paulo Bonamigo tanto valoriza.

O rendimento não foi brilhante. Afinal, ficou 17 dias sem contato com bola, mas o envolvimento com o jogo e a noção de que era necessário comandar o processo fizeram toda a diferença.

Amadurecido, Ramos já não parece se preocupar em ser o astro da companhia. Sabe que os críticos, que nunca lhe deram trégua, estão sempre à espreita, mas mostra-se consciente de que o momento exige entrega e participação, mesmo sem estar na plenitude da forma.

É importante observar que, apesar das ausências e a sequência de contusões, além da contaminação por covid, Ramos mantém números que o credenciam. Participou de 21 partidas, marcou oito gols na temporada e é o principal anotador do Leão.

A última participação havia sido contra o Botafogo-PB no final da fase de classificação. Fez falta. O time perdeu identidade no meio-campo e uma voz firme de comando. É fato, também, que Ramos impõe respeito entre os adversários, o que abre caminhos para outros companheiros de equipe.

Depois de levar o Remo à Série C em 2015, após uma temporada que começou mal, Ramos expôs publicamente a vontade de conquistar um novo acesso, para a Série B. Só não disse quando, mas neste ano fica cada vez mais claro que ele encara qualquer parada para concretizar a meta. (Foto: Fernando Torres)

Enfim, Sir Lewis Hamilton, com todas as honras

O super piloto de F1 ganhou a condecoração por “serviços prestados aos esportes a motor”, na resumida definição do Palácio de Buckingham. Hamilton tem méritos imensos como desportista e principalmente como cidadão do mundo, sempre abraçando as causas certas e humanistas, ao contrário de alguns apóstolos da covid que vicejam no Brasil.

A Ordem do Império Britânico foi instituída em 1917 pelo avô da rainha Elizabeth II, o Rei George V. Tem, ao todo, cinco categorias. Hamilton tem o privilégio de ser condecorado ainda em atividade, ao contrário de Jack Brabham, Stirling Moss e Jackie Stewart.

O melhor piloto da atualidade – e, certamente, em breve o maior de todos – é apenas o quarto atleta britânico negro, fora do críquete, a merecer tamanha honraria. Merecidíssima, por sinal.

(Coluna publicada na edição do Bola desta quinta-feira, 31, e sexta-feira, 01)

Por um ano novo de união e socialismo puro

Imagem

“Que este año nos encuentre unidos, con conciencia de clase y humanamente socialistas”. (Che)

O passado é uma parada

Imagem

Véspera de Ano Novo, 1958. Michael Corleone percebe que foi Fredo quem o traiu. “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Copolla.

Rock na madrugada – The Troggs, “Love Is All Around”

Confirmados mais seis nomes da equipe de Edmilson Rodrigues

O jornalista Aldenor Araújo Júnior, graduado pela UFPA, será o chefe de gabinete do prefeito Edmilson Rodrigues. Aldenor (foto) foi coordenador dos mandatos de Edmilson na Assembleia Legislativa do Estado do Pará e na Câmara Federal e também coordenou a campanha de Edmilson a prefeito. Foi chefe de gabinete e coordenador de Comunicação Social (Comus) nas gestões anteriores de Edmilson.

Imagem

A engenheira civil Ana Valéria Borges será a nova titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) na gestão Edmilson Rodrigues. Ela é graduada pela UFPA com mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ana Valéria lecionou nas áreas de pesquisa operacional e custos logísticos. É autora de artigos publicados nas áreas de transporte e saneamento. 

Atuou profissionalmente como engenheira nas áreas de planejamento, operação e projetos de transporte. Desde 2005 é técnica em Regulação de Serviços Públicos na Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), onde também exerceu funções de gerente dos grupos técnicos de Transportes e de Saneamento. Também coordena o grupo temático Planos Municipais de Saneamento Básico da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSAN) da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar).

André Cunha será o novo titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. Ele é empresário e  graduando em Gestão Pública. “Precisamos investir no turismo, especialmente nas ilhas do Combu, Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, e implementar o Festival Nacional do Açaí, no qual vamos trabalhar o açaí para ser consumido como alimento, mas também em cosméticos e artesanato, entre outros, envolvendo vários setores da economia”, citou.

Deivison Costa Alves será o secretário municipal de Urbanismo (Seurb). Ele já foi secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer de Belém (Sejel) e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. Atualmente, ocupa cargo de assessor parlamentar na Câmara Federal. Deivison é graduado em Licenciatura em Matemática pela Unama e lecionou nas redes pública e privada. “Entre as obras importantes da Seurb está a conclusão do BRT, que, junto com a Semob, promoverá a integração do sistema de transporte rodoviário. Vamos trabalhar intensamente na revitalização de praças e orlas de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci”, ressaltou o futuro titular da Seurb.

O engenheiro Maikenn Souza vai assumir a administração regional de Outeiro (ADMO) na gestão Edmilson Rodrigues. Ele é engenheiro sanitarista e ambiental graduado pela UFPA e engenheiro de Segurança do Trabalho pela Faculdade Ideal (Faci), com especialização em Gestão, Consultoria, Auditoria, Perícia e Fiscalização Ambiental e Sanitária pelo Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesam). Ele foi secretário municipal de Habitação (Sehab), presidente da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) e atua profissionalmente como engenheiro sanitarista.

Imagem

A delegada da Polícia Civil Christiane Ferreira da Silva (foto/arquivo pessoal) vai assumir a direção da Defesa Civil na gestão do prefeito eleito Edmilson Rodrigues. Ela é graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem especializações em Gestão Estratégica em Defesa Social e em Processual Penal e Direito Penal. Christiane atua como delegada há 15 anos e já desempenhou várias funções na Polícia Civil, como delegada geral adjunta e diretora do Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). Foi vice-presidente do Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçada de Morte.

Nomes já divulgados dos titulares da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues:

Administração Distrital de Icoaraci (ADIC)- Ellana Silva
Administração Regional de Outeiro (AROUT)- Maikenn Souza
Belemtur- André Luiz Cunha
Chefia de Gabinete- Aldenor Araújo Júnior
Cinbesa- Bruno Batista
Comus- Keyla Negrão
Coordenadoria da Mulher- Lívia Noronha
Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) – Merilene Silva Costa
Defesa Civil- Delegada Cristiane Lobato
Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE)- Bruna Cavalcante
Fumbel- Michel Pinho
Funbosque- Alickson Lopes
Funpapa- Alfredo Costa
Fundo Ver-O-Sol- Georgina Galvão
Guarda Municipal de Belém (GMB)- Joel Ribeiro
Instituto de Assistência dos Servidores de Belém (IASB)- Dr Chiquinho
Instituto de Previdência do Município de Belém (IPMB)- Edna D’Araújo
Ouvidoria- Márcia Kambeba
Procuradoria Geral do Município de Belém (PGM)- Alberto Vasconcelos
Promaben- Rodrigo Rodrigues
Secon- Apolônio Brasileiro
Sefin- Káritas Rodrigues
Segep- Cláudio Puty
Sehab- Rodrigo Moraes
Sejel- Carolina Quemel
Semad- Jurandir Novaes
Semec- Márcia Bittencourt
Semma- Sérgio Brazão
Semob- Ana Valéria Borges
Sesan- Ivanise Gasparim
Sesma- Maurício Bezerra
Seurb- Deivison Costa Alves
*Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (pasta a ser criada): Max Costa

(Com informações de Enize Vidigal; foto: Mácio Ferreira)