João Doria, que foi criticado pelo presidente nesta manhã no Alvorada, rebateu fortemente Bolsonaro em coletiva de imprensa feita ao Estado de São Paulo sobre os informes a respeito do coronavírus. ‘Eu posso enumerar, presidente Jair Bolsonaro, algumas atitudes que você poderia ter tomado, mas não tomou’, começou o governador, questionando a resposta de Bolsonaro quando indagado sobre as mortes por covid-19 no país, em que falou ‘Quer que eu faça o quê?’.
Doria criticou severamente a postura do chefe do Executivo, relembrando o menosprezo do presidente pelo pandemia: ‘o coronavírus que o senhor se referiu como uma gripezinha, teve a coragem de reafirmar isso várias vezes. E agora, Presidente, diante de 5 mil mortos?
E continuou, afirmando que Bolsonaro despreza os profissionais da Saúde: ‘que ao contrário do senhor que vai treinar tiro em estande, esses profissionais estão trabalhando’, afirmou.
‘Pare com essa política da perversidade’, pediu Doria. ‘Que o senhor respeito o luto de mais de 5 mil famílias que perderam seus entes queridos’. E desafiou o presidente: ‘Venha aqui em São Paulo, saia dessa sua redoma de Brasília e venha visitar comigo o Hospital das Clínicas (…) venha ver a gripezinha e o resfriadozinho, venha ver as pessoas agonizando nos leitos e a preocupação dos profissinais de saúde (…) e se não quiser vir a São Paulo, vá a São Paulo ver o colapso do sistema de saúde. No mínimo para ver a realidade do país, não a sua realidade, no estande de tiro (…) saia da sua bolha, presidente Bolsonaro’.