POR GERSON NOGUEIRA
Ronaldinho Gaúcho está de volta ao Barcelona. Não como atleta, como talvez ainda sonhasse, mas na honrosa condição de embaixador do clube catalão. Vai rodar o mundo ajudando a difundir a marca vitoriosa da agremiação. Eventualmente, reforçará o time de veteranos (Barcelona Legends) em eventos festivos, junto com Rivaldo e outros cobras.
Foi a maneira encontrada pelos dirigentes do Barça para homenagear o craque brasileiro, até hoje um dos mais reverenciados pela torcida. O cargo representa o encerramento da carreira de R10, que está sem jogar desde que deixou o Fluminense, em setembro de 2015.
Os jornais espanhóis saudaram o gesto do clube e abriram espaço para o brasileiro, que surpreendeu ao dizer que Pep Guardiola pediu que ficasse em 2008. Ronaldinho garantiu que a decisão de sair foi sua, por entender que seu ciclo havia terminado no Camp Nou.
A declaração conflita com as informações da época. Guardiola assumiu o comando técnico dizendo que não queria contar com os três astros da equipe – Gaúcho, Eto’o e Deco. Considerava que o trio era má influência para os mais novos, principalmente o futuro astro Lionel Messi, um fã de R10. Não dá para saber quem está sendo sincero, mas isso já não importa.
O gesto do Barcelona é revelador do respeito com que o futebol europeu costuma cercar seus ídolos. R10 brilhou com a camisa azul-grená, assinando alguns dos gols mais primorosos de sua gloriosa história. O clube, ao nomeá-lo embaixador, oficializa esse reconhecimento.
Gratidão é moeda forte no Velho Continente.
—————————————————–
Leão e Pantera em duelo de invictos
O São Raimundo tem a mesma pontuação do Remo. Obteve quatro pontos em partidas fora de casa, em Marabá e Castanhal. O técnico Lecheva armou um time sem grandes reforços, dentro dos limites do clube e vem alcançando bons resultados. O duelo desta tarde em Santarém põe à prova a real força do Pantera e testa a capacidade técnica do Remo.
Josué Teixeira estreou com uma goleada acachapante sobre o Cametá, mas não passou pelo Pinheirense na 2ª rodada. Sem espaço para usar seus laterais, Léo Rosa e Jaquinha, acabou preso à teia de marcação do adversário. Contra o ofensivo S. Raimundo terá chance de atacar, mas seu sistema defensivo será mais agredido. É jogo sem favoritos, embora campo e torcida possam determinar alguma vantagem para o Pantera.
A outra partida importante da rodada envolve Pinheirense e Independente, ambos também invictos na competição. O Galo vem embalado pela vitória sobre o Papão e o General ainda festeja o bom empate com o Leão.
—————————————————-
Bola na Torre
Guilherme Guerreiro comanda o programa, a partir das 20h10 deste domingo, na RBATV. Na bancada, Tommaso e este escriba de Baião. Em debate, a segunda rodada do Parazão.
(Coluna publicada no Bola deste domingo, 05)