A capital paraense vai receber a Tocha Olímpica na próxima quarta-feira, 15. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), organizou uma programação especial que apresentações de danças folclóricas com o grupo os Baioaras, a partir das 8h30, no Mangueirão. O show vai anteceder a chegada da chama olímpica, que virá em comboio oficial do Aeroporto Internacional de Belém. A primeira tocha será acesa em cerimônia especial diante do público, imprensa e convidados especiais.
O lutador de MMA Lyoto Machida, ex-campeão do meio-pesado do UFC, será o primeiro condutor da tocha, percorrendo duzentos metros no anel viário externo do Mangueirão. O revezamento vai seguir por 32 quilômetros reunindo 162 condutores,entre atletas, esportistas e celebridades da capital paraense.
Belém será a 53ª cidade a receber a tocha olímpica. O principal símbolo da competição vem de Imperatriz, no Maranhão, em voo especial, e vai desembarcar na capital paraense às 9h45. Os comboios principal e avançado, que compõem a segurança da tocha, serão alinhados a partir do Mangueirão. O revezamento da tocha vai cruzar a cidade numa estimativa de tempo de sete horas. A celebração será no Portal da Amazônia.
Também participarão do revezamento da tocha olímpica em Belém o índio Nhaket Kayapó, do município de Novo Progresso; o ex-secretário de Esporte e Lazer, José Ângelo Miranda; e o maestro José Maria Vale da Silva, da Escola de Música Maestro Vale, da cidade de Vigia de Nazaré. (Da Ascom-Seel)