Para dar a volta por cima

POR GERSON NOGUEIRA
unnamed (56)
O Papão, que já não teria Ricardo Capanema (suspenso) para o jogo desta noite, perdeu peça ainda mais decisiva: Leandro Cearense, um dos artilheiros do time na competição, não poderá jogar. O atacante sofreu lesão na coxa durante o confronto com o Mogi Mirim e está de volta ao departamento médico.
Sem seu centroavante titular, a opção natural de Dado Cavalcanti para o ataque é Betinho, que jogou em Mogi e fez o gol bicolor, aproveitando cruzamento de Cearense. Como é jogo para ganhar de qualquer maneira, Dado deve lançar três homens na frente, escalando Welinton Jr. e Aylon (ou Misael) ao lado de Belém.
É a alternativa mais ofensiva que o Papão pode ter a essa altura, embora não se localizem exatamente no ataque os principais problemas da equipe. 
As dificuldades encontradas pelo Papão nas últimas rodadas, chegando a ficar seis jogos sem vencer, concentram-se na parte criativa do meio-de-campo. Mesmo tendo vários jogadores para executar a função de organizador (Carlinhos, Valdívia, Carlos Alberto, Edinho, Léo e Roni), Dado não se sente seguro para efetivar qualquer um dos citados. 
Todos os seis meias tiveram chances para agarrar a posição, mas não conseguiram convencer. Carlinhos e Carlos Alberto foram os mais utilizados, sempre deixando a desejar e até comprometendo o equilíbrio tático do time. Valdívia chegou depois, mas passa mais tempo lesionado do que jogando. Roni e Edinho não são exatamente jogadores de armação, preferindo conduzir a lançar a bola. Léo é o maior enigma. O campeonato está terminando e não se sabe exatamente o que ele faz em campo. 
Para encarar o Luverdense-MT, Dado deve contar com Valdívia, que foi o meia que menos errou quando escalado como titular. Sabe controlar o jogo, tem boa visão e peca apenas pela falta de maior intensidade e aplicação. 
Com ou sem Valdívia, é certo que o meio será complementado com os volantes Fahel e Augusto Recife. Jonathan, apesar das boa atuações, não conseguiu agarrar a titularidade, embora possua recursos técnicos que lhe permitiriam jogar mais à frente – como ocorreu algumas vezes quando jogava no Remo.
Além de Jonathan, um outro jogador talvez pudesse ser testado naquela faixa de campo onde o talento e a habilidade falam mais alto. Refiro-me a Pikachu, que enfrenta espaço cada vez mais reduzido na lateral direita devido à dura marcação que sofre. Contra o Mogi foi acompanhado o tempo todo pelo lateral-esquerdo Dieguinho.
Apesar de reunir atributos técnicos que o habilitam a jogar como meia-armador, a dificuldade de remanejar Pikachu para o centro do campo está na própria resistência do jogador em atuar por ali. Sempre que foi deslocado, por Lecheva e depois por Mazola Jr., mostrou inibição e desconforto. Além disso, pelo que se sabe, Dado jamais o testou ali nos treinamentos. Uma pena. Em todo o elenco do Papão não há outro jogador com características tão compatíveis com o ofício de criar jogadas.
O fato é que a penúltima apresentação do Papão em Belém requer esforço, entrega e comprometimento. Mesmo que as chances de acesso sejam remotíssimas, o time tem a obrigação de construir um digno encerramento de campanha e de brigar por uma boa colocação no campeonato.
 
———————————————————-
Última vaga é disputada por 4 nordestinos
 
A batalha pela última vaga de acesso à Série A vai sacudir a Segundona neste final de semana. Considerando que Botafogo (68 pontos), América (63) e Vitória (60) já se garantiram, resta a Santa Cruz (58), Sampaio Corrêa (57), Náutico (56) e Bahia (55) a batalha sangrenta pelo último lugar no bonde. 
Dos quatro, Santa e Sampaio parecem mais fortes a essa altura, sendo que o Coral pernambucano tem uma rota mais favorável. O Náutico ensaia uma arrancada fulminante e o Bahia parece ter perdido definitivamente o gás. 
A conferir.  
————————————————————
Del Nero e o pavor do xilindró    
O todo-poderoso presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, ingressou com um pedido de habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal. Está com medo de vir a ser enjaulado durante o depoimento que irá prestar à CPI do Futebol no Senado, em Brasília.
Motivos não faltam para tal receio. O FBI mantém Del Nero – ao lado de Ricardo Teixeira – no topo da lista de cartolas a serem presos por falcatruas com o dinheiro gerado pelo futebol. Depois que José Maria Marin foi em cana, nenhum dirigente do alto escalão da CBF consegue dormir em paz.
Coincidência ou não, a solicitação de Del Nero será analisada no STF por ninguém menos que Gilmar Mendes. Pelo histórico do ministro, é bem provável que o HC lhe seja concedido, mas persiste a dúvida: até quando ele vai conseguir driblar a sempre atenta polícia federal norte-americana?
Olha, nunca aquela filosofia do folclórico Dimas Teles esteve tão atual: quem tem, tem medo…
———————————————————–
Argentina e Brasil buscam afirmação
Caso a chuva permita, Argentina e Brasil se enfrentam hoje pelas eliminatórias à Copa do Mundo de 2018 com responsabilidades (e aflições) parecidas. O maior clássico das Américas pode relegar o perdedor às últimas posições na classificação, principalmente depois da terceira vitória consecutiva do surpreendente Equador.
Sem Messi, Aguero e Tevez, a Argentina perde muito de sua capacidade ofensiva, tornando-se um time quase comum. Já a presença de Neymar faz o Brasil esconder melhor suas próprias limitações. 
Ocorre que os argentinos, mesmo desfalcados, são sempre competitivos e impõem respeito jogando em casa. É bom não esquecer também que a seleção deles chegou à final da Copa 2014 pelos méritos de seu sistema defensivo.
Já o Brasil está na chamada encruzilhada do destino. O time foi remontado por Dunga, mas ainda não adquiriu consistência e passa a impressão de não saber o que faz em campo. Ganhar da Argentina pode dar o impulso e a confiança para crescer na competição. 
(Coluna publicada no Bola de sexta-feira, 13) 

26 comentários em “Para dar a volta por cima

  1. O mínimo que a torcida do Maior do Norte merece é empenho e dedicação desses jogadores. Independente do acesso, devem honrar a camisa do time mais vencedor da amazônia e encerrar o campeonato com dignidade.

    Curtir

  2. O único clube paraense em atividade e reconhecido com méritos o maior do norte, deve acreditar, embora poucas possibilidades hajam de acesso, em uma combinações de vacilos dos concorrentes a última vaga, vacilos estes que o afastaram do g4.

    Curtir

  3. O que me impressiona em Dado é sua resistência ao 3-5-2 formado exclusivamente com zagueiros.

    A ideia de recuar um volante nunca funcionou no PSC de Yago.

    Bem como, analisando friamente e sem tirar os méritos de Dado, Yago, apesar de artilheiro do PSC na B, foi sub-aproveitado no time de Dado.

    Curtir

  4. Bomba: Logo após o término da partida de hoje deveria sair a relação do vestibular com os candidatos,quer dizer jogadores que não interessam para 2016.

    Goleiro : Marcão e Ivan
    laterai : Paulo Otávio e Luis Felipe
    zagueiro: Magno Alves, Dão, Fernando Lombardi e Thiago Martins
    volante: Fernando, Gilson, Fahel e Sérgio Manoel
    meia: Carlos Alberto, Carlinhos, Valdivia, Roni, Edinho e Djalma
    atacante: Misael, Everaldo e Léo Melo

    Deveriam ficar no elenco para 2016:

    goleiro: Emerson
    lateral : João Lucas
    zagueiro; Pablo e Gualberto
    volante: Augusto Recife,Capamito e Jhonnatan
    meia: nenhum
    atacante:Leandro cearense, Aylon, Betinho e Welinton Junior

    Como bem diz o prezado Claudio columbia, é a minha opinião.

    Curtir

  5. Só pre lembrar alguns desavisados que estão preocupados com o preço dos ingressos do Maior do Norte, o salário está em dia e o 13º dos jogadores e demais funcionários do Papão, está em dia. Já do outro lado. hahahahahahahaha……cadê os R$423 mil?

    Curtir

  6. Além da queda, o coice!! Como se não bastasse a má vontade da torcida do Papão em comparecer ao estádio para “empurrar” um bando de jogadores sem a mínima vontade de jogar para ganhar, tivemos o adiamento do jogo da seleção brasileira contra a Argentina que, certamente, fará concorrência ao jogo do Mangueirão nesta noite. Acrescento ainda que Dado é um técnico estrategista, mas não técnico de vestiário, capaz de mexer com o brio de atletas conformados com a permanência na série B.

    Curtir

  7. Verdade amigo Celira, eu também cansei de apontar a subutilização do Pikachú. O que não consigo entender é por que um treinador tão “inteligente” toma atitudes de treinadores engessados por um esquema de retranca que não deu certo de jeito nenhum.
    Posso dizer que o clube esta livre do rebaixamento graças aos escorregões dos nossos adversários, inclusive vitórias do Paysandú como a sobre o Santa Cruz, caíram do céu.
    Lembro ainda que nem mesmo nas vitórias, nem quando goleou o CRB eu fui de elogios ao time.
    A partir do momento que a competição afunilou e os demais concorrentes se reforçaram para o restante da competição, a diretoria trouxe uma penca de jogadores que estavam inativos ou no estaleiro chegando aqui precisando de recuperação clínica e física também.
    Foram muitos os erros desta temporada que só não foi catastrófica porque o time não foi rebaixado, porém se apresentasse este “futebol” de hoje, certamente estaria na terceirona ao lado do rival. Que , na minha opinião, é o sonho de consumo do Maia!

    Curtir

  8. Tenho também uma opinião sobre o Papelim. Na era Mazola a desculpa da diretoria pelas péssimas contratações de outrora, foram de cunho financeiro. Esta se repetiu neste ano e trouxeram aquela bomba do Souza que por ordem de alguém e anuência do Dado o time ficou aquela quantidade toda de rodadas sem uma vitória culminando com a goleada sofrida diante do CRB.
    Aquele time aguerrido do início da competição perdeu totalmente o brilho, e posso dizer o rumo, após a insistência com o Sousa em detrimento do Leandro Cearense que foi para o banco sem nenhuma justificativa convincente, e nas últimas rodadas foi a vez de encostar o produtivo Aylon para lançar Roni, e um monte de bosta, trazidas por Papelim e sua trupe, que acabou afetando no ritmo do jogador que não conseguiu mais editar suas boas atuações.
    Então, é de se refletir e pesar bem o que foi esta temporada para que em 2016 o discurso não seja o mesmo de manter o time na segunda divisão nacional porque não tem estrutura de série A, ou repetindo as contratações mirabolantes de uma bando de encalhados que chegam no Pará para ganhar o seu dinheiro e ainda colocar o time na Justiça do Trabalho.

    Curtir

  9. Kd o pajé do blog? Deve tá limpando a bosta da avó kkkkkkkkkk é muita comédia kkkkkkkkk é muita fuleiragem kkkkkkkk Nicácio mandou lembranças paty kkkkkkkk

    Curtir

  10. Já começaram as desculpas…É sexta-feira 13…Jogo da seleção…A noite faz sereno…5 contos tá caro…Vai chover…kkkkk…Não tem desculpa…O dono da farmácia já comprou os ingressos…Querem que ele entregue em casa?…kkkk…Acho que só tem um jeito deles irem pro estádio…Se jogarem o sofá da sala fora…kkkkk

    Curtir

  11. É melhor mesmo o Paysandu terminar do jeito que está porque só desse jeito já vale quase mil pontos no ranking para 2016 e mais umas subidas de 4 posições acima do remoleza, que dizem que ganhou tudo esse ano. Se hoje a diferença e 33 posições, deverá aumentar para 37, e se o Paysandu vencer mais alguns desses jogos essa diferença deverá aumentar para 40, mesmo com todos os títulos que eles ganharam esse ano. Aí vai ser muito chororô, e muito remoleza endoidencendo de raiva. podem crer. quem viver verá. dezembro está vindo aí. aguardem para a gente ter a certeza quem realmente não ganhou nada esse ano. Eu disse aguardemmm!!!!!!!

    kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakak
    kakakakakakakakakakakakakakakakak

    Curtir

  12. O curioso é que quando o remoleza subiu e alguém comentou que aquilo já era suficiente, o amigo Gerson Nogueira e muita gente daqui da midia bradaram bem alto que o remoleza teria de se empenhar em ganhar o título pela possibilidade de auferir grande receita financeira numa possível decisão e também porque valia muito como subida no ranking nacional. Mas agora que a N Bicolor está desmotivada, não vejo ninguém dá uma uma palavra de incentivo dizendo que se o Paysandu terminar entre os 6 primeiros equivalem a uma pontuação ainda maior para o ranking e uma vaga garantida na Copa Brasil sub 20 sem precisar ser Campeão de Copa Norte. Quer dizer, o time mesmo não subindo , tem boas vantagens na CBF se vencer esses jogos restantes e ficar entre os 6. Porém ninguém da midia local comenta isso, Só falam em torcida desmotivada. Até eu estava por fora e desmotivado , e só sei disso porque fui me informar como sempre no regulamento das competições da CBF. E por isso vou prestigiar, mesmo sabendo que o adversário do Paysandu é ele mesmo.

    Curtir

  13. Ei, não falaram mais dos carros que seriam sorteados nestes últimos dois jogos pra cumprir tabela…Devem ter guardado lá no CT que o dono da farmácia prometeu fazer…Mas tambem nunca mais falaram do CT…Devem tá esperando o ST ir no estádio pra ter dinheiro pra construir o CT…Mas o ST foi criado pra isso, pra pagar contas, salários e tudo mais, mas eles sumiram…O Maia bem que tentou vender os jogos, mas ao contrário do LEÃO, que apareceu um empresário interessado em comprar o jogo sabendo que teria lucro…Ninguem se arriscou a fazer a mesma coisa nos jogos do listrado…Deve ter preferido comprar as ações da Petrobrás…É menos arriscado…kkkkk

    Curtir

  14. Fim de festa, com remotas chances de acesso
    Cabe ao papão ganhar o jogo.

    Para os analfabetos
    Série B é um sonho distante pra qualquer time do norte
    Menos pro papão, pois isso é obrigação

    Para os analfabetos, serie C é mellhor, coisa de lixo

    Curtir

  15. Só vim aqui pra lembrar q a mucura sem vergonha de merda continua nosso eterno freguês e nossa eterna piada kkkkkkkkkkkkkkkk tá bom paty

    Curtir

Deixe uma resposta