O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa “Roda Viva”, da “TV Cultura”, que o escândalo de corrupção na Petrobras teve início na primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), que teria aberto “a porteira da corrupção ao ignorar a lei de licitação nº 8.666″, que teria facilitado a formação de cartel na petrolífera. Em 1998, no primeiro mandato de FHC, foi publicado o decreto 2.745, que regulamentou o regime diferenciado simplificado de contratações da Petrobras.
“A Petrobras passou a obedecer a um regulamento próprio, que permitia a licitação por carta-convite por empresas cadastradas previamente na própria Petrobras. É claro que é uma desculpa até palatável, pois a Petrobras precisa competir no mercado internacional, mas ao mesmo tempo abriu a porteira para a corrupção, pois o diretor podia escolher quem ele convidava e permitir que as empresas combinassem a quem se beneficiava, as empresas podiam combinar o seu preço”, disse.
Ao tentar explicar uma declaração dada mais cedo ao jornal “El País”, de que “a corrupção está no governo, não está no Parlamento”, Cunha afirmou que mesmo que haja deputados investigados por crimes de corrupção, foi o governo federal que teria dado condições para os crimes investigados na operação Lava Jato fossem cometidos. “Se eventualmente alguém se beneficiou, esses vão pagar, mas essa situação não existiria se não fosse o poder Executivo, não foi o Congresso que fez cartel”, afirmou. (Do UOL)
FHC, PSDB e Corrupção? Não to entendendo nada, eu pensei que a corrupção no Brasil tinha começado no Governo Lula.
CurtirCurtir
Chega a ser curioso o modo como operam os parlamentares. Permitiram a privatização, ninguém diz nada de presidentes de tribunais de contas serem indicados pelos mesmos que deveriam fiscalizar, poderiam barrar o decreto que dispensava a Petrobras de licitação no congresso, poderiam ter ido mais longe na reforma política e agora o PMDB tenta uma reforma que prevê seis anos ao presidente, sem tocar no principal, o financiamento de campanha… Enfim, coisas assim deixam claro o quanto o congresso tem boa parcela de culpa na existência da corrupção no Brasil.
CurtirCurtir
Deve ser culpa do FHC de existirem tantos políticos pertencentes ao PT envolvidos em corrupção, ou então do STF que fez julgamentos políticos de pessoas inocentes no caso do mensalão, ou ainda da mídia golpista que não para de inventar calunias, pode ser da elite que não se conforma com a distribuição de renda feita no Brasil, das Agências de notação financeiras que ficam rebaixando a nota de crédito da Petrobrás, do mercado internacional que provoca o aumento do dólar, da CIA que patrocinou a passeata do dia 15 mar, como disse o Deputado Siba Machado, dos Institutos de pesquisas que divulgam índice de rejeição mentirosos, de São Pedro que suspendeu as chuvas, provocando o aumento na conta de luz . É um complô nunca antes visto neste País. A continuar por esse caminho de colocar a culpa sempre em outros, o Partido que está no poder a 12 anos vai sair de cena de forma melancólica, é uma pena, pois era a ultima esperança de uma política séria no Brasil.
CurtirCurtir
quer dizer agora que a culpa é do FHC que governou o Brasil até 2002, aí a Dilma nem o Lula não tem nenhuma culpa? TEXTO DE PETISTA RIDICULO!
CurtirCurtir
A situação político-econômica de um país não é culpa exclusivamente de um ou dois atores, há muito mais gente implicada. E as origens disso tudo não podem ser esquecidas. Já detalhei melhor meu ponto de vista em outra resposta.
CurtirCurtir
Do fhc, que se diga tudo de ruim que houver pra dizer, ainda se estará dizendo pouco. Mas, que a corrupção na Petrobras iniciou é algo que não se sustenta. Basta ler a petição de impeachment do collor que lá vai se encontrar dentro os vários motivos, ato de corrupção na petrobras. Afora isso é só relembrar o que já foi declararado por outros empresários. Quanto ao Decreto, já o li, e nele não tem nenhuma autorização pra que ninguém se corrompa ou corrompa alguém. O Cunha que cuide de ir demonstrando que agiu direito.
CurtirCurtir
Amigo Oliveira, a data exata do começo da bandalheira talvez seja imprecisa, o que não se pode jamais deixar em aberto é a fundamental participação tucana no processo. E hoje, você há de convir, o que mais se busca – nos meios de comunicação dominantes, para emburrecimento da patuléia, como se pode ver até aqui mesmo em alguns comentários – é esconder, varrer pra debaixo do tapete qualquer vestígio de envolvimento tucano. Que se apure, sem refresco, todas as responsabilidades. É o que Dilma vem falando desde o ano passado e é o que defendo como justo. Apuração parcial leva a julgamentos parciais, sabemos bem disso.
CurtirCurtir
Amigo Gerson Nogueira, observe bem: Onde iniciou a corrução é irrelevante neste momento porque se formos buscar esse início, teremos de viajar no tempo e buscar culpados desde o período colonial quado o rei português manda aqueles corruptos para governar nossas províncias ou capitanias, hoje Estados, e os caras aprontavam o que podiam levando embora nossas riquezas e deixando nosso povo lascado. Depois veio a república militarista e a corrupção continuou onde até ministro na ativa foi flagrado contrabandando ouro e pedras preciosos, Depois veio a democracia e o nosso presente de grego foi logo um presidente deposto por corrupção. Amigo, a Dilma Russef falou muito certo quando disse que a corrupção no país é uma senhora muita anciã e que pode está em todo lugar em todos os tempos. Isso é pura verdade, mas sabendo disso com tanta fibra e veracidade porque a Dilma não preveniu e deixou a coisa correr tão solta na PETROBRÁS a ponto de dizer que não sabia de nada?????? Ou será que a Dilma tinha sim idéia dessa avalanche de corrupção na Estatal como sua ex assessora denunciou, mas por saber que tinha muito partidário PT envolvido , a Dilma pensou semelhante a vc e levou em conta essa ideia que a corrupção no país não é de agora, então na ideia dela, ela não teria porque denunciar ou punir os atuais corruptos, se ninguém foi punido antes????? Isso é bizonho, amigo . é inadmissível esse tipo de pensamento
CurtirCurtir
Amigo Gerson, no que se refere aos desmandos da Petrobras me ative ao texto, mais exatamente à parte dele onde o está dito que tudo começou com o fhc, e o fiz, não para liberar o tucano, muito pelo contrário. E tal é possível constatar logo nas palavras iniciais do meu comentário, onde digo que tudo o que se disser de ruim do do emplumado ainda é pouco.
Na realidade, o que disse foi pra deixar marcado não só exatamente isso que você coloca quanto à imprecisão da origem, como também que há algo bem conhecido ou suscetível de ser conhecido, que é o fato de que o c o l l o r, hoje fiel aliado do governo, que está hoje implicado nos desmandos da petrolífera, muito antes do governo f h c já estivera envolvido do mesmo jeito, tendo sido este envolvimento um dos motivos que o levou a ser processado com vistas ao impedimento de continuar governando.
Por fim, convindo naquilo que é possível convir, digo o que disse para um irmão meu, ferrenho defensor do pt, da apuração ampla e irrestrita dos desmandos na petrobras; justa e completamente indignado com a blindagem aos tucanos; e excelente e democrático debatedor: tudo deve e tem de ser apurado, sem refresco. Todavia, esta apuração que está em curso não pode ser desqualificada, muito menos sacrificada, se algo, ou mesmo tudo, o que ocorreu na petrolífera nos governos passados, nomeadamente no do fhc, não vier a integrar o escopo do apuratório que ora se realiza.
CurtirCurtir
Procurar culpa no passado é querer camuflar os erros do presente.
CurtirCurtir