Há exatos 50 anos, em um domingo, o ponta-direita Gildo, do Palmeiras, marcou o gol mais rápido da história do Maracanã. Difícil saber é o tempo exato em que o tento foi marcado. Naquele 7 de março de 1965, não havia as transmissões e cronômetros modernos de hoje. E os relatos sobre em que segundo foi marcado o gol variam muito. De acordo com reportagem publicada no site oficial do Palmeiras, não há o tempo exato do gol na súmula do jogo.
Na versão mais otimista, o gol foi marcado aos 7 segundos. A versão mais lembrada é que ele aconteceu com 8 segundos. Mas os jornais da época foram menos otimistas e também não chegaram a um acordo sobre quando o tento aconteceu. Segundo as edições do “O Estado de S. Paulo” e do “O Globo”, o gol de Gildo, que nasceu em Pernambuco, foi anotado com 9 segundos de jogo. Já a “Folha de S. Paulo” escreveu que ele ocorreu com 10 segundos de bola rolando.
Durante muito tempo, esse foi tido como o gol mais rápido da história do futebol brasileiro. E ele não foi marcado com chutes do meio-campo, logo depois do apito inicial, como o marcado por Fred, quando defendia o América-MG, com 3 segundos de jogo.
O gol aconteceu em uma jogada ensaiada. Um meia tocou a bola logo no início para o lateral direito Djalma Santos, que fez o lançamento em profundidade para Gildo, que aproveitou sua velocidade para ficar livre e bater o goleiro vascaíno. (Da ESPN)
