Dez anos sem o inventor da Laranja Mecânica

Michels-1260x710

DO TRIVELA

Há 10 anos, o mundo do futebol perdia aquele que é talvez o último grande revolucionário do jogo: no dia 3 de março, Rinus Michels morria aos 77 anos, depois de inovar taticamente e ser responsável direto pela inclusão da Holanda no primeiro mundo do futebol, com a lendária seleção vice-campeã mundial de 1974. O conceito de futebol total, que Michels atribuía aos jornalistas, rendeu a mística em torno da Laranja Mecânica de Johan Cruyff e estabeleceu influências na maneira de jogar a partir de então.

1 – “Futebol é que nem guerra: quem se comporta muito bem está perdido”

2 – “A bola é sempre mais rápida que o jogador”

3 – “Futebol é negócio e negócio é negócio”

4 – “É uma arte própria compor um time titular, encontrar o equilíbrio entre jogadores criativos e destruidores, e entre defesa, construção e ataque – sem nunca esquecer a qualidade do adversário e as pressões específicas de cada partida”

5 – “Futebol era um jogo de acertos; hoje é um jogo de erros. Ganha quem souber explorá-los melhor”

6 – “Os espaços de um jogo de futebol tinham que ser organizados. Hoje, a marcação é tão forte que eles precisam ser criados”

7 – “Futebol é simples: quem controlar a bola controla o jogo”

8 – “O futebol não piorou e nem melhorou; apenas mudou”

9 – “Trabalhei com eles durante três meses. Eu os motivei e passei a forma básica do funcionamento da equipe, baseada no conceito de ocupar todo o campo, ganhando a bola do rival mais próximo da trave dele, produzindo rapidamente o ataque com os homens necessários, sem distinguir o número da camiseta, e logicamente, fazendo as mudanças neessárias. O bom foi que os jogadores entenderam, convenceram-se e conseguiram os resultados. Vocês, os jornalistas, depois definiram isso tudo como ‘futebol total’”

10 – “A tática do futebol surge no campo”.

(Frases de Futebol em Frases 1001 – Cláudio Dienstmann)

Deixe uma resposta