O Natal, segundo Lennon

Por Jamari França, via Facebook

Happy Xmas (War Is Over) foi lançado por John e Yoko Ono em 1º de dezembro de 1971 como um protesto contra a Guerra do Vietnam. Seu contexto é a campanha pela paz que o casal começou depois de seu casamento em 20 de março de 1969. Para aproveitar o interesse da mídia, promoveram dois Bed Ins For Peace. O primeiro foi no Amsterdam Hilton Hotel, de 25 a 31 de março de 1969, quando ficaram na cama e receberam a mídia. O segundo em Montreal por uma semana a partir de 26 de maio do mesmo ano, onde gravaram ao vivo o hino Give Peace a Chance.
No Natal de 69 mandaram colocar outdoors em 12 capitais mundiais com o slogan War Is Over (If You Want It) Merry Christmas from John & Yoko.
Em 1971, com o sucesso de seu hino pacifista Imagine, John disse que tinha entendido que precisava botar uma cobertura de açúcar nas suas mensagens de paz, daí no final do ano lançou a música, que pede uma reflexão sobre o mundo e a vida de cada um.
Em 2003, Yoko Ono produziu um novo vídeo para o lançamento do DVD Lennon Legend: The Very Best of John Lennon. A canção já tinha perdido seu sentido original por ter seu lado açucarado predominado sobre a mensagem de paz. O vídeo recolocou as coisas no lugar. São imagens do sofrimento causado pelas guerras no Vietnam, na África, na Bósnia, no Afeganistão e no Iraque. Crianças feridas, mutiladas, mortas , pais em lágrimas, famílias dizimadas, em contraste com tropas ocidentais em poses felizes em grupos ou com suas famílias. Além de imagens do atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova York.
Esta é a intenção original, refletir sobre o estado do mundo e pensar o que podemos fazer para lutar pela paz com prosperidade e justiça social.

3 comentários em “O Natal, segundo Lennon

Deixe uma resposta