Institutos alteram margem de erro para 40%

PH1412631060x4423

Do Piauí Herald

MAÇONARIA – Após errarem 88% das previsões para o primeiro turno, Ibope, Datafolha, CNT/Sensus e Vox Populi resolveram aumentar a margem de erro de suas pesquisas. “Subimos para 40% para mais ou para menos. É a mesma probabilidade de acerto que têm hoje o horóscopo dos jornais e a previsão do tempo para mais de cinco dias”, explicou Turíbio dos Santos, diretor do sindicato dos pesquisadores. Em seguida, Turíbio fez uma correção: “Na verdade, os institutos erraram 92% das previsões do primeiro turno”, ressaltou.

Para o segundo turno da corrida presidencial, os institutos de pesquisa dão como certa a vitória de Ciro Gomes. “Com a margem de erro, a Presidência pode voltar para José Sarney ou ficar na mão de um integrante do programa A Fazenda“, antecipou Turíbio. Com a revelação, os mercados subiram 4%. Ou melhor: 2%.

No final da tarde, foram divulgados novos números da consulta sobre a recuperação da credibilidade de Eike Batista. Segundo o Ibope, 99% dos brasileiros acham que o empresário será eleito o homem mais rico do mundo em 2015 pela revista Forbes. Segundo o Datafolha, 11% dos consultados acreditam que o rabo da lagartixa cresce sozinho depois de cortado.

Hehehe…

6 comentários em “Institutos alteram margem de erro para 40%

  1. Antes de anunciar os resultados de uma ‘pesquisa’ da Datafalha, a Globo diz que tem confiança de 95%.
    Na verdade, em 100 pesquisas de igual método, 95 delas não darão de acordo com os números reais e apenas 5 é que darão certo.

    Parece aquelas que Simão Lorota mandava publicar no jornal dos Maiorana.

    Agora, preparem-se para outras pesquisas 95% erradas, todas tentando induzir o eleitor ao erro.

    Curtir

  2. Curiosamente, se olharmos para o Iveiga, que previu uma vitória de Helder no primeiro turno, o que quase aconteceu, faltando muito pouco, podemos até considerar da seguinte forma: pelo menos aparentemente o instituto realizou a pesquisa dentro de normas técnicas aceitáveis, com método, o que lhe confere alguma credibilidade. Isso até o momento em que O Liberal impugnar a pesquisa de Iveiga, se for o caso. O escandaloso caso de descumprimento de ordem judicial dos Maiorana merece ser lembrado também… Enfim, tem caroço nesse angu… De parte a parte, o que se nota é sim grande manipulação de dados referentes à pesquisa e ajustes mais próximo da eleição, para os institutos não passarem vergonha. Não teve jeito. O que ninguém previu é que o movimento anti-política afastasse tantas pessoas das urnas e deixassem de votar. O índice de abstenções é preocupante. Voto não-obrigatório seria uma opção?

    Curtir

  3. Desde quando o O Liberal ( sempre eles ), na última eleição aqui em Marituba, colocou numa sexta uma pesquisa com Mario Filho Na frente, e no sábado com Antônio Armando na frente, e o pior, pesquisas tipo INFORME PUBLICITÁRIO, são pagas pelo autor pra se propagar. Na eleição deu Mario Filho. Me tornei totalmente contra as pesquisas, sejam elas verdadeiras ou não.

    ( Neste caso ficou provado, que não se teve por parte deste pasquim, a intenção de informar a verdade, mas se de confundir o leitor eleitor.)

    Pois atrapalha o voto consciente, e induz o eleitor a votar em quem está na frente.

    Este ano o Iveiga, justiça seja feita, publicou pesquisas certas, com margens de erros aceitáveis.

    Já o outro grupo, ficou claro que tentou manipular ( e conseguiu ) o eleitor, pois se não fossem essas pesquisas mentirosas, e isso não sou que eu digo, o próprio TRE impugnou, tirou muitos votos de Helder, ou dos demais candidatos, o suficiente pra que o bode velho ganhasse sobre vida no 2° turno.
    E quando o Ibope tomou vergonha na cara, inventaram um tal de Pespectiva.

    Hoje me deu nojo de ouvir o bode velho dizer que o Helder conta com um império de comunicação a seu lado. Esse cara pensa que todo mundo é otário, babaca, burro, zé ruéla?

    O grupo Liberal ( como menos peso TV ) faz uma das campanhas mais abertas a um candidato que eu já ví na minha vida. E com que interesse, já que ela não pertence ao bode velho?

    hahahahaha como diria Badboy, “quero ser burro por um segundo”,

    E o pior, é que falam do bode velho, como se ele fosse um santo, um incorruptível, uma pessoa puritana, vai virar santo quando morrer se continuarem a puxar o saco dele desse jeito.

    * E a estória do parque gráfico, quem acreditou?

    Curtir

Deixe uma resposta