Dilma a 3 pontos de levar no primeiro turno

By_BBVwIcAExf84

Da CartaCapital

A nova pesquisa de intenção de voto do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira 2, mostra que a candidata do PSB, Marina Silva, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, estão empatados tecnicamente no segundo lugar. Já o levantamento do Instituto Ibope, também publicado hoje, mostra que a presidenta e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, está a três pontos percentuais de vencer o pleito no primeiro turno, se considerarmos apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos.

No Datafolha, Dilma continua com os mesmos 40% que tinha na semana passada. Marina Silva oscilou um ponto percentual para baixo e tem 24% e Aécio Neves subiu um ponto e agora está com 21% da preferência do eleitorado. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a ex-ministra do Meio Ambiente e o ex-governador de Minas Gerais estão em situação de empate técnico. Segundo o instituto, Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. E os outros candidatos não alcançam 1%. Se considerarmos apenas os votos válidos, Dilma tem 45%, Marina possui 27%, e Aécio consegue 24%.

By-UcJCIIAAC0JV

Segundo a pesquisa do Ibope, Dilma cresceu um ponto e alcança 40% das intenções de voto. Em seguida está Marina que caiu de 25% para 24%. Em terceiro lugar fica o candidato do PSDB com os mesmos 19% do levantamento anterior. Como a margem de erro também é de dois pontos percentuais neste levantamento, a candidata do PSB ainda possui uma vantagem de cinco pontos sobre o adversário do PSDB. Além dos candidatos principais, o Ibope aponta Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) com 1% cada. Os outros presidenciáveis não alcançam 1%. Mas, nos votos válidos, a petista chega a 47%, apenas três pontos percentuais de alcançar maioria, o que decidiria a eleição no primeiro turno, enquanto que Marina tem 28% e Aécio aparece com 22%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e o Datafolha entrevistou 12.022 eleitores em 433 municípios nos dias 1º e 2 de outubro. As pesquisas estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00933/2014 e BR-00942/2014.

5 comentários em “Dilma a 3 pontos de levar no primeiro turno

  1. É meus caros amigos,o dia das eleiçoões está chegando,e com isso, a esperança de um Brasil cada vez melhor se renova dentro de nossos corações e mentes, e que todos aqueles que forem eleitos (Presidente(a),Senador(a),Deputado(a) Federal,Governador(a) e Deputado(a) Estadual),seja lá quem for ,que exerca seu mandato com honra,dignidade e acima de tudo, responsabilidade e comprometimento com a sociedade Brasileira em Geral.Bom Voto a todos.

    Curtir

  2. Ontem ví o debate na integra, da Globo.

    Num dos momentos a Marina disse, com certo ar de recalque, que Dilma não teve carreira politica e por isso não deveria ser presidente, ou seja, sequer foi vereadora.

    Dilma em resposta disse que o que vale pra ser presidente é experiência e competência, e por isso qualquer brasileiro pode ser sim candidato, desde que tenha isso.

    Esse debate de ontem, a começar pelo mediador, foi um dos piores que já assistir.

    Exatamente porque tirando a Dilma e o próprio Aécio, os demais não tem a mínima condição de participar de um debate, quanto mais ser presidente.

    Essa Luciana Genro só fala de gay.
    O Pastor foi cais de arrimo pro Aécio.
    A Marina só o som da voz dela já enche a paciência.

    O Fidelix, é o menos pior, apesar de ser muito radical em algumas idéias.

    O Jorge, bem, um cara muito confuso das ideias e o olhar dele denuncia isso, e como defensor da maconha, pra mim não tem merece respeito algum.

    O Aécio, por mais que tenha suas mazelas, tem educação, e tem suas propostas, como a a sua tara de continuar privatizando o Brasil, mas pelo menos sabe debater.

    E a Dilma, tem experiência, tem competência e sabe responder a tudo, como soube, com respostas aceitáveis e sem ofensas.

    Eu voto 13

    Curtir

  3. O representante eleito democraticamente representa a todos uma vez eleito. Isto é, embora demandado pela maioria, governa para todos. Torço para que o próximo mandatário haja consciente e moralmente pelo bem de todos.

    Curtir

Deixe uma resposta