Integrantes de gangues uniformizadas tumultuaram o jogo em Bragança, assustando os torcedores (incluindo crianças) e obrigando a Polícia Militar a agir nas arquibancadas. Vários baderneiros foram presos, sendo alguns integrantes da torcida do River e outros de uma facção ligada ao Paissandu. Preocupada com o risco de nova punição, a diretoria do Remo agiu rápido e documentou a ação dos delinquentes, a fim de se prevenir da denúncia que o árbitro deve fazer na súmula. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bragança)




Muita cara de pau da diretoria do Remo dizer que os baderneiros foram sete membros da torcida do River e da Terror Bicolor. As imagens mostradas no Bola na Torre só mostram a torcida do Remo na pancadaria com a polícia, atacando a polícia com pedras e outros objetos, com direito a gente pulando o alambrado e invadindo o campo. O que aconteceu não é muito diferente de Paysandu X Avaí e Paysandu X Fortaleza. Acho que vem outro gancho pesado por aí.
CurtirCurtir
Não duvido que tenham sido exclusivamente os vândalos uniformizados, que se dizem azulinos, que tenham cometidos todos aqueles crimes ontem no Diogão. Afinal, eles têm capacidade para mais, para muito mais.
Mas, não foi apenas a diretoria azulina quem atribuiu aos vândalos que se dizem bicolores a pratica dos crimes. Na Clube e na Liberal também se fizeram afirmativas no mesmo sentido. Aliás, nesta postagem que estamos comentando há notícia de que foram presos vândalos que se pretendem bicolores.
Mas, a realidade é que, não interessa de onde se diziam ser os vândalos uniformizados: o gancho não pode ser descartado. Afinal, a punição incide pela incapacidade do clube mandante garantir a ordem, seja lá quem for os desordeiros.
Quer dizer, é preciso repetir que há necessidade urgente de se repensar estas punições, eis que os únicos punidos são os torcedores comuns, pacíficos e ordeiros.
CurtirCurtir
Amigo Gerson e amigos do blog,
Ontem ao retornar da casa da minha sogra, onde assisti ao jogo do meu Paissandu, pude infelizmente presenciar uma verdadeira batalha na BR 316, próximo ao Castanheira, entre esses marginais que se dizem torcedores de Papão e Leão.
Como quase sempre, ao longo de quatro quilômetros que percorri na BR, não havia uma única viatura policial para avisar da guerra entre bandidos.
CurtirCurtir
Bandidos, são verdadeiros bandidos que deveriam estar na cadeia.
CurtirCurtir
Sobre este assunto, devemos vestir a mesma camisa, a camisa da paz, por isso Claudio Mendes, lhe dou toda a razão.
O diretor do Remo com isso, parece que bota os marginais dele no colo, e condena os outros bandidos.
Tanto faz ser da Terror como da remoçada são todos bandidos, e nem merecem ser chamados torcedores desses clubes.
E outra, isso aí é briga exclusiva da Horror contra a remocinha, pois lá no Paiuí não vai nem 5 nos jogos deles, quanto mais 7 vindo aqui pro interior do Pará.
CurtirCurtir
Perfeito, amigo Edson. Não há anjo nessas gangues. São todos delinquentes e merecem sofrer as punições cabíveis.
CurtirCurtir
Claudio Mendes, concordo inteiramente com vc.
Nessa hora devemos vestir a camisa da paz
Esse diretor do Remo, parece que tem medo dos bandidos da gangue remoçada.
E outra, isso é briga entre as duas torcidas marginais, essa de vim 7 do Piauí, é balela, pois lá não dá nem 5 nos jogos deles
CurtirCurtir
Já falei inúmeras vezes para muitos que conheço e postei aqui no blog que a coisa está se tornando insustentável nessas questões de campos interditados torcedores desordeiros, para os clubes do Brasil inteiro, principalmente o Paysandu Sport Clube. Não só apontei os erros, como já mostrei soluções, pelos menos a mais imediatas para amenizar essa grave situação, mas ninguém faz nada. Todo mundo sabe que Está havendo mortes mortes por esses vandalismos em todo os estádios do Brasil e ninguém faz absolutamente nada. Diante dessa inércia das autoridades incompetentes, alguns clubes estão sendo mais prejudicados que outros. Ou seja, diante de tanta falha na segurança, a situação hoje mostra que clube do Brasil, principalmente de massa que não tiver poder nos bastidores da imprensa, da política e da tradição está lascado de vez. Esse é o caso do Paysandu que já foi punido vários vezes com campo interditado por vandalismo mesmo quando jogava contra time de fora, e agora e citado em ato de vandalismo mesmo não jogando em Belém, e em jogo de outro time local contra outra time de fora. Como pode isso????? Ocorre que as imagens de todos os canais de televisão que filmaram essas guerras no Diogão mostram de forma mais clara possível a torcida remoçada agredindo a polícia e seus próprios torcedores comuns. Isso da para perceber pelo uniforme característico dessa torcida marginal do azulino e pelas camisas de torcedores comuns revoltados com essa torcida. Eles guerrearam entre eles porque estavam irados vendo mais uma classificação ir embora pela apatia do time. Aí depois de toda a guerra, mesmo com as claras imagens me vem a diretoria azulina, o senhor Paulo Caxiado setorista e algumas pessoas da imprensa local tendenciosas divulgar na maior cara de pau que a culpa toda foi dos marginais da terror bicolor(PAYSANDU). Vê se pode??????
CurtirCurtir
Porem no jogo Paysandu e Salgueiro jogaram apenas uma garrafa vazia de forma proposital dentro de campo, um dos caras que jogou correu e fugiu e o outro foi presso na hora e afirmou que mandaram ele jogar para prejudicar o Paysandu, mas ninguem da imprensa local falou que foram marginais da remoçada infiltrados que fizeram aquilo. Fizeram o maior alarde dizendo que o Paysandu poderá ser punido porque a TB jogou uma garrafa dentro do campo. No final de tudo o elemento que jogou disse que nem pertence a TB ” NEM SABE PORQUE ESTAVA USANDO O UNIFORME dos marginais DA TERROR” será que ele não sabia mesmo???? sERÁ que ele é torcedor do Paysandu mesmo??? Porque que ele jogou a garrafa se o Paysandu vencia o jogo e faltava um minuto para o final???? O mais incrivel ainda é que após o vandalismo que a TUF do fortaleza junto com a remoçada e TB fizeram no mangueirão, dei como uma das solucões para amenizar o problema a proibição definitiva de espaço no estádio reservado para a torcida de time de fora contra o da casa. Ninguem da imprensa local deu crédito, mas ontem na guerra da remoçada com seus proprios torcedores e a do river do tinha gente da imprensa local que gritava com revoltado que tem de começar a proibir justamente espaço reservado para vtorcida de time de fora contra o da casa, como eu ja havia dado a ideia. Quer dizer que quando o quebra quebra quebra e em jogo do Papão os tá tudo bem, os caras se calam ou so falam mal do Paysandu. Quando é no jogo do azulino azulino, aí tem de tomar providencias enérgicas, proibir entrada de torcedores de fora, etc??? tá russo para ti Papão..
CurtirCurtir
Nélio, respeite os fatos. A própria diretoria do Papão acusou um ex-diretor do clube. Já esqueceu disso? Acusou tanto que o próprio ex-diretor se manifestou pela imprensa. Não atropele informações, o problema já é suficientemente nocivo sem precisarmos aumentar a confusão.
CurtirCurtir
Da forma como alguns amigos opinam a respeito do ocorrido, dá pra se ter uma ideia por que essa rivalidade gera violência, eu analiso sobre um outro prisma, me permitam, se eles divulgaram nas redes sociais que iam se encontrar em bragança, pergunto, por que a inteligência da polícia não procurou acompanhar o que estavam tramando?, fica a certeza que, estamos entregues as “baratas”, nós torcedores de verdade que gostamos de futebol estamos à mercê dos bandidos, nossa segurança pública está perdendo o confronto pra este marginais, até quando?, esquecemos a morte daquele garoto no Re x Pa?, pois tudo se repete. virá o jogo sub 20 do Remo, vai ter confronto de novo?, depois o jogo do Paysandu, vão se confrontar mais uma vez.? Não tem um homem neste governo de mentiras?, não há um macho que ponha fim a esta pouca vergonha, somos reféns do medo?, como diz o dito popular ” O pior cego é aquele que não quer ver” basta!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
É isso aí Gusmão, será que todo jogo vai ser assim?
CurtirCurtir
Não vejo só uma questão de segurança pública, mas de descaso do clube. Já venho dizendo há algum tempo que essas gangues têm organização e receita, com a promessa de ofertar o que os clubes poderiam oferecer ao torcedor associado. Ônibus fretado para Bragança pela diretoria não houve. Imagine só, há quem se interesse em ir para Bragança para curtir a cidade e o futebol e o Clube não aproveita para gerar receita?… É de lascar. Vejam só, o Remo escolhe o estádio de Bragança para sediar seus jogos por causa de uma punição, melhora o gramado, gasta dinheiro com hospedagem, transporte e alimentação, pra ficar no mínimo, e a diretoria quer contar só com os ingressos vendidos na hora ou antecipados para aqueles que irão de caravana particular. Por quê isso? Por que o próprio Clube não providenciou uma excursão sua, com a inclusão do ingresso no pacote? Para mim é estranho que o Clube invista tanto e não observe novos negócios. Não é difícil fazer, basta ter coragem.
CurtirCurtir
Colocar a torcida do PSC envolvida só faz insuflar mais o episódio. Dizer que 2 torcedores do PSC e 6 do River foram os responsáveis, é de mais, muita calma nesta hora!
CurtirCurtir
Parabens Nélio, vc esta coberto de razão,é por essas e outras,que o Mazola se indignou no Campeonato Paraense,e tabem estava com toda Razão.Continue assim meu Caro amigo, falando a verdade e que todos nós torcedores do papão estamos todos unidos e de olho em tudo!
CurtirCurtir
Amigo Gerson, não considero que exista anjo nestes agrupamentos de pessoas que se dizem torcedores organizados, independentemente do clube que eles dizem torcer.
De outra parte, eu já deixei muitas vezes escrito aqui que sou um crítico de longa data destes dirigentes azulinos, atuais e passados, porque acho que eles são responsáveis por muito dos problemas por que passa o Mais Querido, inclusive por este alusivo às organizadas e aos prejuízos que elas causa, eles também têm sua significativa parcela de responsabilidade.
Mas, respeitando os fatos, inclusive sua cronologia, há que se reconhecer que não foram só os dirigentes azulinos que se referiram à torcida organizada que se diz bicolor como sendo o pivô por tudo o que aconteceu no Diogão: vandalismo, violência, crimes.
Essa versão também circulou nas redes sociais e nos comentários da crônica (Clube e Liberal). Aliás, muita gente da crônica até responsabilizou os dirigentes por não tomarem providências diante de tudo que já circulava antes do jogo.
Se houve ou não houve participação dos ditos organizados do clube bicolor este é um caso para se apurar. Mas, o que é fato, é que muita gente além dos dirigentes azulinos atribuiu o ocorrido aos organizados bicolores, o que volto a dizer, para efeito de punição do stjd é irrelevante, pois independentemente de quem causou o problema, o responsável é o clube que não soube ou não pode controlar os malfeitores.
A propósito, cumpre dizer que no jogo contra o Guarani de Sobral, o qual assisti in loco, tudo transcorreu muito bem neste particular. Os torcedores do adversário torceram à vontade pelo time deles, comemoraram a valer o gol que fizeram, e mais ainda quando a vitória se confirmou e nada demais aconteceu. Depois retiraram as faixas de apoio na maior tranquilidade, fizeram selfies com os torcedores azulinos que passaram por eles sempre na maior cordialidade e desportividade.
CurtirCurtir
Amigo Gerson Nogueira, meu amigão é exatamente e verdadeiramente isso que não quero com meus comentários: ATROPELAR COMO VC DIZ AS INFORMAÇÕES E INSUFLAR OU ATIÇAS MAIS O PROBLEMA QUE JÁ É CRÔNICO como outras pessoas estão fazendo. Por isso faço meus comentários e imagino que vc não entendeu bem, onde neles critico algumas pessoas da imprensa, diretoria azulina e até o Caxiado divulgando que a culpa dessa guerra foi dos marginais da terror bicolor junto com a do river do piaui sem citarem os integrantes da remoçada, mesmo que todas as imagens de televisão mostrassem integrantes da remoçada em grande número agredindo polícia, os próprios torcedores azulinos e uns 5 torcedores do river acuados na mureta do estádio. Aí com essa atitude deles dizendo que a culpa foi da TB, quem está atiçando ou agravando mais o problema ???? sou eu????? claro que eles amigo Gerson, ,porque com essas acusações deles, a tendência é a coisa piorar e não ter mais jeito. E para não ficarmos aqui a noite inteira debatendo quem é culpado quem não é, eu so faço uma pergunta: às pessoas azulinas; MESMO QUE TIVESSEM 2 TORCEDORES DA TB COM OS CINCO DO RIVER FAZENDO PROVOCAÇÕES LÁ COMO AFIRMARAM, ISSO ERA MOTIVO SUFICIENTE PARA OS MAIS DE 3 00 MARGINAIS DA REMOÇADA REVIDAREM E FAZEREM AQUELA GUERRA TODA, INCLUSIVE AGREDINDO OS PRÓPRIOS TORCEDORES COMUNS AZULINOS??????? SE OS MARGINAIS NÃO QUISESSEM A GUERRA E O VANDALISMO, NÃO SERIA MELHOR CHAMAR A POLICIA E MANDAR RETIRAR OS PROVOCADORES ???? por favor reflitam com consciência, caso contrário não vamos mais conseguir contornar essa situação enquanto estivermos deixando o clubismo imperar nas analises do problema. Hoje no cartas esportivo já ouvi o advogado remista afirmar que vai tomar providências enérgicas contra essa remoçada disfarçada de remista. A diretoria do Paysandu tem de fazer a mesma coisa com a TB. Nós torcedores do Paysandu já temos reprovado constantemente a presença de TB nos jogos do Papão, e vc mesmo já foi testemunha que demos até vaia nessa torcida dentro do estádio e não acompanhamos mais aqueles cantos de guerra deles. é assim que tem de ser e começar a solução. O que não dá é para aturar, após mais essa desordem de torcida organizada, dirigentes azulinos, e pessoas da imprensa divulgarem que a culpa toda pela desordem foi do pessoal do river misturados com os TB para livrar o remo da reta, e deixarem de apontar os verdadeiros culpados. isso sim é atiçar mais o problema. desculpe o desabafo. E continuo afirmando que para começar amenizar esse problema crônico em todo o Brasil, é necessário algumas providencias imediatas como cortar o máximo essas conexões de torcidas marginais e vândalos. Esse corte começaria com proibição definitiva de espaço em reservado para time de fora contra os da casa. Psicologicamente essa atitude funcionária bem porque se os caras vão aos estádios para brigarem e fazerem guerra com outras torcida rivais, ondem marcam suas guerras até pela internet, com a proibição do espaço , eles poderiam até se matarem fora do estádio como estão fazendo, mais dentro seria mais difícil e os clubes correriam menos risco de serem punidos sem merecer. Tenho certeza que essa medida aliada a outras, seria o inicio da solução para o problema.
CurtirCurtir