Oposição mostra suas armas

Por Gerson Nogueira
bol_seg_080413_23.psA grande novidade do fim de semana foi a entrevista de Ronaldo Fenômeno, reproduzida pelo caderno Bola, manifestando preocupações com a falta de transparência e as irregularidades envolvendo a CBF. Mais ainda: o ex-jogador mostrou-se disposto a concorrer à presidência da entidade, embora ressalvando que ainda precisa se preparar para a gestão do futebol brasileiro.
Antes que os apedrejadores saiam das tocas para alvejar o Fenômeno, seu posicionamento representa algo novo no deserto de ideias que prevalece nas altas esferas do futebol brasileiro. Ao bandear para as fileiras da oposição, o craque pode estar pavimentando caminho para liderar o processo de renovação que há muito tempo se faz necessário na CBF.
Mesmo que isso signifique alinhamento com as conhecidas ambições do ex-presidente corintiano Andrés Sanchez, Ronaldo teve desprendimento e coragem para expor suas opiniões sobre os rumos do futebol no país. Fazia tempo que não parecia tão sincero e destemido.
Nas últimas entrevistas, pontificavam aquelas frases feitas e o discurso empolado de candidato a cartola tradicional. Pode ser que o grito de independência tenha efeito fugaz, mas é inegável que Ronaldo teve peito de abrir uma linha contrária ao atual comando da entidade, nas mãos do ex-arenista José Maria Marin.
Depois de Romário, que ocupou a trincheira oposicionista desde que assumiu mandato na Câmara dos Deputados, Ronaldo é o primeiro nome de peso e relevância que publicamente manifesta descontentamento com os desmandos verificados na CBF.
É, por fim, extremamente saudável que ex-atletas profissionais estejam saindo do mutismo que sempre caracterizou a categoria dos boleiros. Costumeiramente calados pela ignorância ou a conveniência, os homens que fizeram a festa das torcidas parecem finalmente dispostos a romper o silêncio. Pode ser o tal sopro de renovação que tanta falta às estruturas dirigentes do futebol pentacampeão do mundo. A conferir.
———————————————————–
Talento na grande área 
O jogo se arrastava indolente e monótono até mais ou menos a metade do segundo tempo. O Botafogo vencia o Olaria por 1 a 0, gol de Lodeiro, mas parecia  em ritmo de treino, sem a menor preocupação em ampliar. Aí entrou o garoto Vitinho, rápido e a fim de bola.
Não havia muito tempo. Pegou na bola por duas vezes e marcou dois gols. Ambos muito bonitos, embora o último tenha sido um típico gol de centroavante talentoso. Diante do zagueiro, observou o espaço disponível e mandou um chute forte no ângulo direito, sem defesa. Simples e certeiro.
Tomara que não se perca pelos descaminhos da marra e do deslumbramento.
———————————————————–
Torcida tem pressa, tribunal não 
O torcedor está aflito, ainda sem saber ao certo o que vai acontecer com o avacalhado campeonato, mas aí o Tribunal de Justiça Desportiva avisa que não há data definida para julgar o pedido de impugnação do jogo Santa Cruz x Paissandu. Talvez, e olhe lá, a sessão seja marcada para a próxima sexta-feira ou na segunda-feira seguinte.
Claro que existem os prazos legais para que as partes (FPF e Paissandu) se manifestem e a procuradoria e relatoria tenham tempo hábil para cumprirem seu papel. Mas, a essa altura, com a urgência que a situação exige, não seria mais prático marcar logo o julgamento para a sexta-feira? Qual a dificuldade de agir no ritmo adequado?

Todos têm pressa em resolver o imbróglio, mas o tribunal segue em marcha lenta. Ao manifestar a posição do TJD, seu presidente foi preciso nas explicações quanto à agenda interna da corte, que tem normas próprias a cumprir, mas evidencia o grau de distanciamento entre o tribunal e o mundo do futebol. E é preciso entender que o tribunal, por força das circunstâncias, é parte do processo. Sensibilidade é fundamental.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 08)

30 comentários em “Oposição mostra suas armas

  1. Gerson, em entrevista, o Presidente da FPF disse que tem até o fim do ano para realizar a final do Parazao(?) …deve ser por isso que o nobre TJD tambem nao tem pressa em reunir seu pessoal e tentar de uma vez resolver o problema…OBS: Parabens ao Dr Andre Cavalcante pela brilhante vitoria….

    Curtir

  2. Gerson, o advogado da FPF te convenceu no Bola na Torre? O advogado do SC foi ou vai ser convidado pro programa? E a tal da reunião para sorteio dos jogos, foi aberta mesmo e comunicada a todos os interessados?
    Do jeito que foi exposto o SC estaria totalmente errado. Qual foi a impressão de vcs da RBA? A história é essa ou pode ter sido distorcida pela FPF.

    Curtir

  3. Claudio, bom dia. A vc também Edmundo, Gerson e amigos. De fato, o que mais surpreendeu ontem (hoje de madrugada) no programa, foi o Dr ter afirmado enfaticamente que o pessoal do SC mentiu em várias frentes, pois o jogo nunca havia sido marcado pra Cametá. Achei a historia toda muito bem ajeitadinha pró-FPF, por isso perguntei se o a outra parte foi convidada pelo programa.

    Curtir

  4. Nesse documento, amigos Maurício e Edmundo, alguns erros, a meu ver: 1- O pedido do Santa, NÃO foi feito fora do prazo, isso, depois, foi reconhecido pela própria FPF… 2- Porque, sendo o Santa, mando de campo, ele não foi ouvido, de onde gostaria de jogar, já que a PM lhe dava essa oportunidade de escolher outro município, que não fosse Belém? 3- Se o jogo foi pedido para ser jogado em Cametá, dentro do prazo legal, logo ele foi marcado… Elementar..

    Curtir

  5. Ta certo Cláudio, você diz que não haver mais o campeonato paraense este ano, e o que dizer então dos quatros finalistas do mesmo? Será se a FPF vai validar a pontuação geral do mesmo, com o Paysandu em primeiro e Remo em segundo, PFC em terceiro e etc e tal? Porque acho que talvez, o PFC possa também entrar na justiça requerendo pelo menos uma vaga na quarta divisão caso sinta-se lesado e achando que poderia levar esse returno e consequentemente o o campeonato sendo campeão paraense, ai o Remo perderia a sua vaga a quarta divisão para o PFC.
    Só sei que isso ta feio pra dedeu pra essa FPF, eles estão jogando água em fio elétrico desencapado.

    Curtir

  6. Bom dia! Uma pergunta, ate que data a FPF tem que indicar o representante da serie D? se esse embrolio demorar mesmo, para o Remo e melhor, pois a vaga fica garantida de vez por ter melhor pontuacao.

    Curtir

  7. Se não houver mais campeonato, vamos ter outros problemas:

    1 – O Paragominas entra com recurso solicitando a vaga pra disputar a série D, pois tinha a chance de ser campeão do segundo turno;

    2 – A Tuna também entra com recurso pelo mesmo motivo:

    3 – O rEMO também entra com recurso, pois ainda tem a segunda melhor campanha.

    E aí ??

    Curtir

  8. essa nova era e nova geração é o nosso sonho aqui pelo clube do Remo , sonhamos com as diretas no clube e a renovação dessas mumias do EGITO que não largam o osso e a cada dia se fortalecem colocando pessoas de sua confiança já pensando em muro de BERLIN aonde ninguém de fora tenha acesso. enfim: cobras ,raposa, mudos,cegos,lalau de tudo se vê um pouco lá pelo lado do REMO menos honestidade e transparência pois ninguém quer largam o osso.

    Curtir

  9. Bem notado, Fabrício. Égua, mas que cara de pau esse Sr. que é o advogado da FPF ! Eu fui dormir mais tranqüilo, achando que o caso seria ganho pela FPF, dadas as pourra-louquices do Cuiagrana com o envio do documento. Mas não, o acusador de mentiras do Cuiagrana é O mentiroso-maior da história. Cláudio, não duvido, não, que esse campeonato tenha chegado ao fim. Só nos resta “aplaudir” o Curunér e todos os seus apoiadores…

    Curtir

  10. Jaime, se o campeonato ainda não terminou e havia pontos em disputa, a FPF não pode indicar o Remo pelo critério de classificaçao geral. Cagalizaram!

    Curtir

  11. Mas, Maurício, para o inconfiável advogado da FPF, o indicado seria o CR, por ter a melhor pontuação geral, depois do PSC. Ele afirmou isso, como se tivesse uma cláusula regulamentando esse tipo de situação. Se isso vier a ocorrer, Tuna e PFC têm, mesmo, que entrar na justiça.

    Curtir

  12. Heleno, o nosso Paysandu não tem nada a temer a respeito dessa cagada armada! O nosso clube e o único que não se beneficiou em praticamente em nada, no máximo irá ter tempo para por em campo o lateral Rodrigo Alvin caso o campeonato recomece na próxima semana, caso o mesmo recomece.

    Curtir

  13. Mauricio e Claudio e demais comentaristas, Boa tarde…uma canetada nao resolveria a situacao? tipo, a setima rodada está cancelada e os 4 jogos serao realizados no mesmo horario conforme tabela original..se bem que ontem em um jornal da cidade o nobre Senador MC diz que nao quer os pontos da partida contra o PSC e sim a moralizacao do futebol paraense..hum, aí tem….

    Curtir

  14. Sim, Edmundo, acho que se resolveria, mas os protagonistas da falcatrua não querem isso. Acho que foi uma armação, nos bastidores, entre FPF e presidentes de CR, PSC e Tuna, para ferrar o Cuiagrana, do senador Mário Roubo, desafeto do Curunér.

    Curtir

  15. Cláudio, não seria um bom momento pra troca de comando na CT do Remo? 10 dias pra trabalhar até o jogo contra o Flamengo e sabe-se lá quando pra começar a Série D ou o retorno do campeonato paraense.

    Colocar um menos deprê do que o atual. Tá com a cabeça em São Luís, pelo jeito.

    Curtir

  16. O SC só conseguiu a paralisação devido ao fato do “Senador” ter ido direto à CBF/STJD se não fosse assim duvido que teria conseguido. O omi tirou até foto apertando a mão do Marin, daí querer o quê?

    Curtir

  17. Oposisição Mostra Suas Armas.
    Paira no ar, a perspectiva de um novos tempo. Um tempo em que ouviremos a voz dos que sofreram em campo o peso da responsabilidade de defender a dignidade do Futebol Brasileiro perante o mundo; um tempo em que a voz da cartolagem retrógada, não possa mais dar todas as cartas. Entretanto, a estrada é longa e não será da noite para o dia que veremos a CBF representar os inalienáveis inteesse do Brasil. Seria necessário que mais craques com a consciência de Romário e Ronaldo engrossasem as fileiras do parlamento.
    Enquanto isso não acontece, fiquemos com a esperança de que a coragem de Ronaldo seja o pontapé inicial para o grande gool que a CBF deve ao Brasil…

    Curtir

  18. O paraense deste ano está no caminho de não ter “final” por atropelar datas de outras competições. Tomara que assim aconteça. Ou se organiza ou tem fim. Em 10.04.13, Marabá-PA.

    Curtir

Deixe uma resposta