Por falta de laudos, campeonato está paralisado

Reviravolta nas semifinais do returno do Parazão 2013. A rodada está cancelada. O Ministério Público cobrou os laudos dos estádios Jornalista Edgar Proença (palco do Re-Pa) e Francisco Vasques (onde jogariam Tuna x PFC) e a Federação Paraense de Futebol não atendeu o pedido. A última solicitação ocorreu na quinta-feira. Como a exigência legal não foi atendida, os jogos não poderão ser realizados. Mais um transtorno para avacalhar de vez com o Campeonato Estadual, que já havia sofrido um tremendo desgaste com o episódio do W.O. no jogo Santa Cruz x Paissandu. A FPF não se manifestou ainda a respeito do cancelamento da rodada e é provável que faça isso apenas na segunda-feira. Um show de incompetência e menosprezo pelo futebol no Pará.

57 comentários em “Por falta de laudos, campeonato está paralisado

  1. Ainda continuo com a opinião que a rodada vai acontecer. Até porque o MP ameaça e poucos obedecem e depois pagam , se é que pagam alguma multa. O Dudú fez o que fez e o MP nada fez com ele.

    Saiu tranquilo e deixou a Almirante Barroso um inferno até 2016

    O que acontece é que os coveiros do futebol como disse o amigo acima, estão tendo sucesso em suas iniciativas.

    Tomara que o Paysandu seja logo campeão e qu a gente possa focar tão somente na Copa Brasil e 2° divisão.

    Curtir

  2. Muita lambança. Estranho. Gerson, sua experiência lhe diz algo? Estaria algum esquema sendo alinhavado pra beneficiar algum clube? E essa do Remo pedir juiz local justo quando está nos últimos suspiros e com grana pra pagar arbitragem FIFA? MP solicita, FPF ignora, cartolas caladinhos…hum

    Curtir

  3. Luiz Fernando, ninguém sabe.

    Se tudo não se resolver logo, a indicação para a série D dependerá exclusivamente da FPF.

    O indicado, simplesmente, pode ser o Cametá – Que mal consegue se manter no Parazão, mas foi campeão ano passado.

    Ou o indicado pode ser o Remo, Clube com mais pontos que qualquer outra equipe aspirante a série D.

    Fato é que a Federação fez molecagem e, desculpem o termo, “cagou e andou” para justiça. Agora arca com as consequências.

    Curtir

  4. Todo ano e essa mesma patifaria nesse campeonato paraense, tudo graças ao descaso dessa federação omissa! Tirando esse descaso com as averiguações dos nossos estádios, ainda tem essas brechas no regulamento do campeonato, dando margem a qualquer clube que se sentir lesado a tentar melar a competição. Até quando?

    Curtir

  5. A coisa não é tão simples. Não é só o interesse de uma equipe em disputar a série D. Há também o interesse de um dirigente desta mesma equipe (que é político e precisa ficar em evidência) de se eleger ano que vem. É o que todos sabem: política e futebol dá nisso!

    Curtir

  6. Agora já era a continuidade do avacalhado campeonato paraense de futebol, a ingerência e incompetência tinha mesmo que dar nisso. Quanto a vaga da série D, acredito que seja do Remo, pois foi o último representante do Pará, independente da forma como conseguiu.

    Curtir

  7. O despreparo e o costume de fazer tudo “nas coxas” está acabando com o nosso futebol. Sinceramente, que todo esse transtorno sirva de lição.

    Se a federação não tivesse dado motivo, nem o Presidente da república conseguiria parar o campeonato.

    Curtir

  8. Quanto ao Mário Couto, imagino ele como aqueles garotos gordinhos que, quando contariados, levam a bola para casa e, assim, acabam com a pelada.
    São os famosos “donos da bola”.

    Curtir

  9. O campeonato com todos esses fatores negativos, perdeu a credibilidade para continuar, infelizmente. Caso a FPF consiga encontrar meios para seguir adiante no campeonato, qualquer clube perdedor entrará com recurso, aí volta a briga nos tribunais, ou seja, o certame se tornou inviável ao meu ver.

    Curtir

  10. A vaga para serie D e a federação que indica,neste caso o Remo e o legitimo representante, haja vista, que o Cameta desistiu no ano passado com protocolo assinado na FPF.

    Curtir

  11. Zé, quanto o Grupo Líder paga para o Remo para estampar na camisa Magazan na costa, Lider na frente e o símbolo do Shopping Castanheira nas mangas? Só tá faltando colocar Fazenda Três Marias nos shorts e Família Correa Rodrigues na testa dos jogadores.

    Curtir

  12. KKKKKKKKK…O coroné tá sentindo o gosto do próprio veneno, virou a mesa desmembrando os jogos do campeonato e mudando os mandos de campo do LEÃO e do Cuiarana, e agora tá levando troco na mesma moeda…Até que enfim apareceu alguem pra bater de frente com esse coroné tirano…Se depender dos dirigentes dos ditos clubes grandes e dessa imprensa comprometida, esta bandalheira vai perdurar na FPF por muitos e muitos anos…A imprensa já demonstrou de que lado está quando só ataca o senador peitudo…Quanto será que isso custou?

    Curtir

  13. INCOMPETÊNCIA, BURRICE, DESCASO, GANÂNCIA, DESELEGÂNCIA,, DESPREPARO, IRRESPONSABILIDADE, SACANAGEM, etc etc etc . São alguns dos predicados atribuidos a essa corja que manipula o nosso futebol ! Fora todos ! Isso também condiz com : Falta de vergonha na cara ! Até quando ?,

    Curtir

  14. O senador poderia aproveitar o embalo, e fazer um grande favor ao quase morimbundo campeonato paraense, bem que ele poderia limpar a FPF daquela sujeira incolor que se instalou por lá…E algumas pessoas da imprensa que sempre apoiaram o coroné tirano, poderiam pedir o boné tambem e seguir o mesmo caminho…Será que finalmente alguma coisa de bom vai acontecer no nosso sofrivel parazinho?

    Curtir

  15. Tu bebeu Luiz Azevedo? Que manobra doida é essa de “ajudar” o REMO tirando o mando de campo do Baenão pro Mangueirão…Todo mundo sabe que o maior beneficiado com esta virada de mesa patrocinada pelo Vandick e pelo coroné incolor. Se o teu timéco tivesse cumprido a tabela, deveria ter jogado no interior, e se perde-se, corria o risco de ficar fora das semifinais e não arrecadaria as rendas proporcionadas pelo FENOMENO AZUL pra poder pagar as dívidas do timéco listrado…Agora, isto sim foi ajuda, relembra..Esquema de Suborno
    A revelação do esquema de arbitragem na edição do Campeonato Brasileiro deste ano, trás a tona um novo caso do futebol nacional, com as conquistas do Paysandu nas edições da Série B do Brasileiro de 1991 e 2001 além da conquista do Paraense de 2000.
    Voltamos então a edição do Jornal O Liberal, do dia 12 de novembro de 2003 na matéria “Cartola revela esquema de suborno”, para relembrar as denúncias feitas pelo ex-presidente do Paysandu, Miguel Alexandre Pinho, que falou como o esquema foi realizado para beneficiar o Papão em algumas competições.
    Durante muito tempo, as pessoas suspeitavam e chegavam a comentar em mesa de bar, mas não havia confirmação. Agora é diferente. De forma surpreendente e estarrecedora, Miguel Alexandre Pinho, ex-presidente, grande benemérito e integrante da diretoria de futebol do Paysandu em vários mandatos, confirmou que o clube bicolor subornou árbitros para conquistar o Campeonato Paraense de 2000 e os brasileiros da Segunda Divisão de 1991 e 2001.
    Na Série B do Brasileiro de 1991, o Papão era presidido por Asdrúbal Bentes, Miguel Pinho era o vice-presidente de futebol e Antônio Carlos Nunes de Lima, hoje presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), o diretor de futebol. Em 2000, o clube alvi-azul era presidido por Joaquim Ramos, mas quem dava as cartas no futebol profissional era o presidente do conselho deliberativo, Arthur Tourinho. Em 2001, Arthur Tourinho presidia o Papão e também comandava diretamente o futebol profissional.
    Miguel Pinho disse ao colunista Carlos Ferreira, de O LIBERAL, que participou da entrevista concedida pelo cartola na Mais TV, que o árbitro envolvido no “esquema do Parazão de 2000” foi Wagner Tardelli, que dirigiu a decisão contra o Castanhal.
    O cartola acrescentou ter havido esquema também para beneficiar o Paysandu no clássico contra o Remo, que precisava vencer por dois gols e ganhou por 1 x 0, mas teve um gol legítimo de Robinho anulado pelo bandeirinha que era vizinho do jogador bicolor Da Silva, em São Paulo.
    O ex-presidente do Paysandu disse ainda que “ninguém é santo” no futebol, e desconhece um clube que nunca tenha se beneficiado de esquema de bastidores – suborno a árbitros, jogadores e treinadores de equipes adversárias. “Não basta você formar um time competitivo. Para ser campeão você tem que fazer esquema. E o torcedor quer saber é do título. Não interessa o que aconteceu”, justificou Miguel Pinho.
    O ex-presidente do Paysandu se incluiu entre os cartolas que praticavam suborno. Ele revelou que tentou subornar Mário Fernando, ex-goleiro de Paysandu, Remo e Tuna, quando o jogador atuava por um time pequeno (Sport Belém ou Pinheirense), mas não teve êxito. Segundo Pinho, Mário Fernando não quis conversa.
    Títulos
    dar continuidade à partida, vencida pelo Paysandu por 3 a 1. O ABC era comandado pelo técnico Givanildo Oliveira, hoje no Remo.
    No título paraense conquistado sobre o Castanhal, Miguel Sobre os dois títulos da Série B conquistados pelo Paysandu em 1991 e 2001, Miguel Pinho afirmou comum todas as letras que o clube bicolor se beneficiou de fortes esquemas. Citou o árbitro baiano Manoel Serapião Filho, referindo-se a ele como “Serapapão”. Serapião foi o árbitro do jogo entre Paysandu e ABC, de Natal, no qual caiu o muro do estádio Leônidas Castro que fica para a travessa Curuzu, e da final, contra o Guarani, no Mangueirão.
    No jogo contra o ABC, Serapião realmente “fez chover”. Anulou um gol legalíssimo do ABC, marcado por Rildon, e, de quebra, permitiu que o jogo chegasse ao final sem o mínimo de segurança. “Existem dois tipos de torcida, a pacífica e a aguerrida. A do Paysandu é pacífica”, justificou Serapião, para Pinho foi mais direto ao se referir a Wagner Tardelli. Disse que o árbitro carioca entrou no esquema montado para o primeiro jogo da decisão do Parazão, contra o Castanhal. O Papão venceu por 1 x 0 com um gol de pênalti, nos acréscimos. No lance seguinte Edil quase empatou, carimbando a trave. Tardelli teria dito a Miguel que se fosse gol ele teria anulado.
    O ex-cartola bicolor prosseguiu assegurando que o Paysandu continuou se beneficiando das arbitragens de Wagner Tardelli. E que ele, Miguel, foi quem colocou o árbitro carioca na vida do Papão.
    .

    Curtir

  16. É, Luiz, mas quem não quis jogar contra o Santa Cruz em Cametá foi o Paysandú. quem forçou para que o jogo fosse no Mangueirão foi o Paysandú. E quem venceu por WO foi o Paysandú. E quem conquistou a classificação pra semi do 2o. turno, sem jogar, foi o Paysandú.

    Enfim, não foi só o Remo quem manobrou, não.

    Curtir

  17. Baseado no comentário 29 do Amigo Antonio, a vaga da classificação por direito é do Remo Ganhou 4 perdeu 3 e entrou por méritos próprio no mata mata.

    A melhor coisa foi o valotelli ter feito aquele penalty.

    Curtir

  18. É, Antonio (post 29), mas o desmembramento da rodada foi feito para favorecer ao remo, que vinha de três derrotas e ninguém acreditava pudesse vencer do Águia. Se o Paysandu tivesse perdido, ainda teria a finalíssima. O remo não podia nem pensar em perder, ou só teria futebol em 2014!

    Curtir

  19. Esse senador tapioca e garoto de prédio, ele acaba com o futebol levando a bola pra casa, do outro lado tem uma FPF que não tem nem bola de plastico para continuar, te dizer …

    Curtir

  20. Como eu havia dito quando anunciaram a picaretagem do desmembramento da rodada final, eu disse e repito: foi arquitetado pela FPF e presidentes de CR, PSC e Tuna.

    Curtir

  21. É a crise crônica, mas suportável, que virou crítica e insustentável. Este é o momento mais apropriado para uma candidatura inovadora à FPF, eu só espero que não percam essa grande oportunidade.

    Curtir

  22. Luiz, é fato que o Paysandú já está assegurado na finalíssima. Também é fato que o Remo vinha de 3 derrotas. E, ainda, é fato que o Remo vinha mal e caindo, física, psicológica e tecnicamente. Mas, é igualmente fato que o Paysandú também vinha de dois resultados ruins. Bem como é fato que o Santa Cruz vinha crescendo. Mais um fato é que uma derrota do Paysandú (nada improvável nas circunstâncias) lhe tiraria da semi. Um último fato é que o Paysandú tá precisando do dinheiro que o clássico proporciona, seja na semi, seja na final do turno, dinheiro esse que perderia caso fosse eliminado pelo Santa Cruz ou o Remo pelo Águia. Ora, juntando todos estes fatos, é inegável concluir que o Paysandú teve tantos e vários bons motivos para manobrar, como os tiveram a Federação, o Remo e a Tuna.

    Enfim, Luiz, não quero polemizar gratuitamente, só enfatizo estes aspectos para que, só por um instante, deixemos de lado aquela velha rivalidade clubística de modo a não perdermos o foco daquilo tudo que realmente avacalha com o nosso futebol.

    Curtir

  23. O pior cego é aquele que não quer enxergar. Os bicolores Vandick e Nunes, vão ao Ministério Público, aos Bombeiros enfim e de lá trazem a noticia de que o Parque do Bacurau fora interditado por falta de laudo. E agora eles ficam com essa conversa de armaram para beneficiar o Remo. O Remo perdeu o mando, jogou no mangueirão e venceu. E os papinhas disseram até que o Val Barreto deveria perder o penalti para não enfrentar o time deles. Que armação é essa do Remo, que ele tem que enfrentar o Barcelona paraense em desvantagem pois o Barcelona joga ´por dois empates. Agora se o Barcelona paraense fosse jogar em Cametá e perdesse por 1 x 0, ele hoje seria o quarto colocado e jogaria contra o mesmo Santa Cruz que seria o primeiro com treze pontos ganhos. Agora se a Tuna vencesse o jogo em paragominas o papinha estaria eliminado do segundo turno. Portanto quem fez força para não ir a cametá, foi o papinha, parem de tentar tapar o sol com a peneira. O futebol do Águia era aquele e não mudaria, e se jogasse com o Remo no baenão perderia o jogo também, assim como foi derrotado pelo pr´prio Remo em marabá no primeiro turno. Essa é a verdade, Remo e Tuna apenas participaram de um sorteio para saber quem jogaria na quarta ou quinta. O restop é fruto da imaginação dos bicolores que querem a todo custo impor a verdade deles, e não a verdade dos fatos.

    Curtir

  24. Rocildo, por que você só fala no condicional e no passado?
    Fale no presente, na atual realidade vexatória do seu time sem divisão, que não está garantido entre os OITENTA times das quatro divisões do Brasil.
    Você é só ‘se isso…se aquilo….se aquilo outro…”
    Ou então…”em mil novecentos e bolinha…no tempo do fogão a lenha…no radinho de pilha do meu pai…”
    Égua mano!

    Curtir

  25. Faço apenas uma pergunta quem reuniu com Bombeiros e com o Ministério Público e vetou o parque do bacurau. No domingo eu assistindo o jogo Remo e São Francisco em um bar no Umarizal, um torcedor do Paysandu havia me dito que o vandick não levaria o Paysandu para Cametá, eu disse a ele que ele estava enganando, e o jogo seria em cametá,já estava confirmado, ele me disse então aguarda, depois tu me contas. Ele tinha razão, eu é que estava equivocado. O dono do bar é bicolor, e lá é um local frequentado por bicolores e botafoguenses, e grande parte dos que frenquentam esse local, de uma forma ou de outra tem envolvimento direto com o Paysandu.Ano passado quando rolou aquela coleta até desnecessária de cinquenta mil para evitar que a sede do paysandu fosse a leilão com a questão do Jobson e do Arinelson ,ele meteu a mão no bolso e emprestou trinta mil para o paysandu. Portanto ele é de dentro do paysandu e sabe coisas que eu não conheço e muitos aqui não conhecem. E lá os bicolores me disseram ainda no domingo a noite, o Paysandu não vai jogar em Cametá.

    Curtir

  26. Como não foi e talvez nem seja notificada FPF mantem a rodada.

    Tuna e PFC 9 da manhã de domingo

    Paysandu e Remo amanhã ás 18:30hs. tudo no mangueirão.

    Uma coisa é certa, o senador tapioca vai conseguir o quer, esvaziar o Re-Pa, avacalhar o campeonato, teremos um público reduzido no jogo de amanhã.

    Curtir

  27. Meu caro eu estou falando de um assunto que movimenta o futebol paraense no momento. E o problema é que vou de encontro a opinião dos bicolores, que querem a qualquer custo enfiar goela abaixo que o Remo foi beneficiado, e ele não foi. Essa situação surge com a intenção do Paysandu de não se expor em Cametá. Pois certamente sabia o presidente bicolor que riscos de uma eminente desclassificação rondava a curuzu.

    Curtir

  28. AVISO AOS NAVEGANTES:

    PAYSANDU pelo que já se desenha é o único time do Pará que pode passar pra 2° fase da Copa do Brasil e já está garantido na do ano que vem.

    PAYSANDU tem 38 partidas garantidas pelo campeonato brasileiro da 2° divisão rumo a primeirona.

    Em resumo junto com o Aguia são os únicos clubes que o tapioqueiro pode fazer sociedade com o capeta, mas não os atinge.

    TEMOS O QUE FAZER APARTIR DE MAIO, os demais que lutem pelo resto que cair da mesa.

    Curtir

  29. Não se faça de bobo, Rocildo. O melhor pro Paysandu era o melhor pro Remo. Paysandu campeão do segundo turno, Remo na série D. Paysandu fora das semi, Remo em apuros.
    Por mais que vocês fiquem putos, a verdade é que paraense não vale nada pra gente. Pra vocês é a vida! Além do mais, quem já estava garantido na final do campeonato e na Copa do Brasil 2014? Ora Rocildo, não enche amigo, teu time tava na merda e ainda não saiu dela. Por que tu achas que o Pirão quer agora juizinho local? Abre a mão Pirão, não ganhou 700 paus na quarta?

    Curtir

  30. O dinheiro que um Re/Pa movimenta na direção dos protagonistas Clubes dá uma relevância pro campeonato paraense que torna impossível desprezá-lo. E a prova disso foram as manobras efetivadas na reta final do returno.

    Curtir

  31. Doido é quem dá papo pro Rocildo.Tem que mostrar pra ele que o papão é disparadamente o melhor time da competição em todos os parâmetros: Defesa,ataque,artilharia,artilheiros e tudo,Além de campeão do primeiro turno,lider absoluto do do segundo. .Pra que um time nessas condições,precisa de ajudas extra campo ? Só na cabeça dos desprovidos de inteligência .Esses questionamentos são coisas de desesperados e despreparados !

    Curtir

  32. Sugestão para a capa do diário deveria ser, o coronel e o Romano sentados com o vaso sanitario na cabeca deles, e a merda caindo do vaso na cabeca dos mesmos. Seria a merda voltando para cima deles, para lembrarem do que fizeram ate hoje.

    Curtir

  33. Tomara que o pessoal do Bola faça uma capa marcante, Gerson. Égua, que tristeza, que sacanagem, o quê esses caras fizeram, pois conseguiram acabar com o campeonato…

    Curtir

Deixe uma resposta