Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn



Teve torcedor que foi barrado porque a PM não dava segurança. Essa vou ficar sem enteder.
Vamos ver nesse jogo se mesmo mal das pernas um time da divisão principal consegue ser superior diante de um da 4° divisão.
Outra, deram uma retocada no mangueirão, gramado, que estaria irregular.
O Flamengo tem que sair daqui caladinho, pois lá nem estádios eles tem, quanto mais gramado bom. Que diga São Januário.
CurtirCurtir
Mesmo sendo o meu segundo clube, vai levar uma surra do meu Leão mais querido e mais lembrado até pelos adversários.
CurtirCurtir
Ha, ha,ha, ha, ha.
KKKKKKKKKKKKKKKKK,
Eu não consigo parar de rir. kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
ainda teve mais de 100 babacas que perderam o sono para ir buscar esses pernas de paus no aeroporto que chegaram com caras fechadas como se fossem os melhores do mundo. Poi isso que nos somos chamados de indios aí fora.
CurtirCurtir
Eles estão deitando falação no twitter. Até temporal teve hoje a tarde em Belém que inundou o mangueirão, te dizer. São um monte de babacas mesmo.
O Flamengo tá é pobretão, pois os grandes clubes quu aqui vem só olham o mangueirão e vão treinar na AP
CurtirCurtir
Avacalharam com o gramado do Mangueirão, com razão, também com esse governador que é só promessa, querer o quê? Mas como o lorota gasta milhões em propaganda, muitos parece que comem abíu!
CurtirCurtir
Mauro, índio não é algo que nos deva insultar, pois índio é um ser mais digno do que o tal do malandro carioca. É por isto que vou achar é bom que o CR ganhe, mesmo que sendo torcedor do PSC. Quero é que o CR meta a porrada no flamengo.
CurtirCurtir
rsrsrs, calma amigo Miguel.
CurtirCurtir
Aliás amigo Miguel, está em nossos planos quando da aposentadoria, trocar manaus por João Pessoa ou Campina Grande. Talvez Campina Grande pelo clima maravilhoso e também por ser terra da minha mulher. Faltam apenas 3 anos pra decidir, Manaus com esse calor sufocante não dá mais.
CurtirCurtir
Amigo Gerson, a confusão se armou de vez na redação do jornal a critica de Manaus, após o um repórter ter feito o trocadilho do flamengo por Flamerda, editado na tabela do cariocão, na edição de segunda feira. O repórter foi demitido e junto com ele vários outros. Que coisa!
CurtirCurtir
Se acham a ultima coca do deserto. Que entrem na peia!
CurtirCurtir
Hoje vai jogar o meu segundo time, o Mengão e lógico! E a cada gol marcador pelo mesmo, será gritado pela torcida rubro negra – bicolor – ahhhhhh lelek lek lek lek que e apenas um previa do que vai acontecer a partir do próximo sábado contra o Pausandu em duas vitorias acachapastes contra o Clube do rato azul!!!!!!
CurtirCurtir
Vai insultar o Flamengo lá em Manaus, onde 90% torcem para times cariocas.
E o índio é muito mais civilizado que os demais. Índio não polui, índio não desmata, índio não explora seu semelhante…
CurtirCurtir
Eu sou azulino, e o Flamengo está no mato sem cachorro há muito tempo, assim como o Remo, então jogar no Mangueirão, onde não tem grama, mas só mato, não é vantagem pra ninguém, já que os dois conhecem bem esse tipo de piso, por estarem “na roça”. O jogo vai ser equilibrado. Mas reforço meu palpite (RE 2×1 FLA) porque os atacantes do Remo são raçudos e vão criar várias oportunidades de gol e convertê-las. A zaga deve repetir seu costumeiro rol de chutões.
CurtirCurtir
Penso que a torcida, também, poderá fazer a diferença a favor do Remo, amigo Lopes Jr.. Vou de 2×1 para o Remo, também..
CurtirCurtir
Caro Antonio valentim.é um erro historico afirmar que os indios nao desmatam nem poluem.pelo contrario.eles desmataram e desmatam bastante
CurtirCurtir
É triste ver que ainda teve conterrâneo recepcionando o time do flamengo no aeroporto. Esses caras estão cagando e andando para eles e ainda assim insistem em bajulá-los.
O Flamengo passa próximo a eles não dando a mínima, inclusive, a imprensa paraense também é esnobada, mas lá estão eles babando o ovo carioca. Chega ser vergonhoso uma postura dessa por parte dos pseudo-cariocas.
Sejamos paraenses dignos, com vergonha na cara e deixem os cariocas com suas arrogâncias, MALANDRAGEM!!!!!!!
CurtirCurtir
Heleno, Edson e amigos, olhando como paraense, realmente é de chatear a postura muitas vezes observada da parte de quem vem por aqui. Mas por outro lado, prefiro não cair na demagogia ou hipocrisia, sei lá. No futebol sou bicolor e, com todo respeito, anti-remista. Quando o Remo jogar quero sempre que perca como todo bicolor que acompanha futebol de perto.Ou na hora H vcs vão torcer pelo Remo?
CurtirCurtir
Ei Falconni, não venha com esse meu caro! Se fosse o Paysandu que fosse jogar com o Mengão ou qualquer outro clube de tradição, lá estariam torcedores do Remo vestidos com a camisa dos tais clubes.
Em resposta ao Valentin! Meu caro, vejo que você ta mais por fora do que bunda de índio em relação aos índios do Pará como exemplo.
Se você for em Marabá, lá existe a tribo Gavião Krikateje e Parkateje onde os mesmos são contemplados com os royaltes do minerioduto e a estrada de ferro da ferrovia do grupo – vale do rio doce. Então os índios só andam em carrões, o carro mais fuleiro do índio mais fuleiro e Camionete Hylux Top de linha.
Se você for mais a frente na PA- 150 vai chegar em Redenção e lá você vai encontra outra etinia indígena que não recordo o nome, que – além de desnatar as suas reservas para a extração e comercio ilegal de Madeira, ainda faz exploração de áreas para a pratica de garimpo! E quando você encontrar vo algum índio por lá, vai ver que eles possuem carros de luxo e vários cordões de ouro no pescoço. Será se os índios não desmatamento e não são capitalistas? Ou eu estou inventando essa história somente pra ilustra a coluna do blogue?
CurtirCurtir
André, bunda de índio não vive mais de fora…rss
CurtirCurtir
hehehe… Esse é o amigo André… Te dizer..
CurtirCurtir
So pereba nesse time do Urubu, vão levar uma garrafa de andiroba.
Vamos Leão, peia neles, 2 x 0 no estádio olímpico.
CurtirCurtir
Amigo Claudio,
Qual a escalação do Leão para hoje ?
CurtirCurtir
Nota: O jogo será transmitido na ESPN Brasil.
Aqui em fortaleza, eles transmite o campeonato cearense.
CurtirCurtir
Fabiano, Carlinho Rech, Zé Antônio e Henrique. Valber, Nata, Gerônimo, Diogo Capela e Berg. Val Barreto e Leandro Cearense…
Existe uma dúvida, em relação a 3 zagueiros, com o Henrique ou 3 volantes, com o Jhonatan, amigo Rodrigo, mas penso que a escalação seja essa, com 3 zagueiros..
CurtirCurtir
Amigo Lucilo somente agora li o teu post você pode me informar um e-mail particular para eu te repassar algumas informações?
Fico no aguardo. Eu moro aqui desde 2003, gosto daqui apesar de não ter muita coisa da nossa terra natal!
Miguel
CurtirCurtir
Meu caro André,
Respeito a sua atitude de ir receber o teu time carioca, mas eu questiono o porquê de ser continua, essa recepção, já que os times do sul e sudeste, pouca ou nenhuma consideração tem para com os conterrâneos paraense. Já não era tempo de mudar, entenda, mudar a estratégia, mas não deixar de torcer para esses times, até porque, faz parte da cultura de vocês, não amar o Paysandu por inteiro,
Outra, o que vale para Chico, vale para Francisco (espero que entenda). O fato é que eu, em momento algum da minha vida, farei um papelão desses, o de receber alguém que não me conhece ou que não demonstre nenhum respeito por mim.
Ah.. concordo com você em relação ao indio. Hoje, eles estão competindo com os tidos como brancos na questão ambiental. Eles poluem, degradam e aprenderam a colocar a culpa no vizinho, ficaram espertos e malandros (são os cariocas da florestas!).
Sem desgaste, valeu André!!
CurtirCurtir
Só se for hoje, caro Sérgio Bruno, pois o índio, não por culpa dele, perdeu grande parte de sua natureza. Muitos tentaram, ou foram obrigados, a assimilar uma cultura destruidora.
É preciso ter consciência de que a natureza do índio não é aquela, muitas vezes vista por nós nos noticiários de tevê, de calção e camisa do Flamengo. Assim como nós, que muitas vezes assimilamos a cultura do sul e sudeste e de outros países, o índio teve sua cultura mutilada pelos ditos ‘civilizados’.
Só para ficar no quesito esporte (futebol), o paraense está muito mais para índio mesmo, mas não o original e sim o subvertido.
CurtirCurtir
E amigos, temos que parar com essa frescura de torcer por times de fora, os caras chegam na nossa terra chamam a gente de Indio, levam parte de nossa renda, e ainda chamam nossos estadios de verdadeiros manguezais, precisamos nos valorizar mostrar que nos somos tao bons quantos eles, que o meu Remo mostre a pujanca de outros tempo e venca, e que possamos dizer: Somos indio sim, mas acima de tudo somos guerreiros.
CurtirCurtir
Caro Falconi não esquente amigo, mais eu não fui ver e jamais iria pagar esse mico de sair da minha casa ou do meu local de trabalho para recepcionar um bando deaanjos de outro estado, nem faria isso pelo meu querido Paysandu. Mais tanto eu quanto você e outros temos de respeitar o desejo, a vontade, e a paixão desses que gostam de fazer esse tipo de coisa.
Afinal de contas não e todos os dias que temos o “prazer” de ver em solo paraense um dos maiores clubes do Brasil, mais se o mesmo não possui os melhores jogadores do país ai já e uma outra história.
Ainda em relação aos índios brasileiros, muitos deles já perderam as suas essências naturais de caçar, pesca e preservar a natureza! Eles já se encontram globalizados com os homens brancos, antes eles não adoeciam, eles não tinham nem uma simples gripe e hoje já existem índios com HIV/AIDS então ter carro de luxo, vender Madeira, ser dono de garimpo, ter mulher branca ao seu lado ao invés de suas ex-Índias já e algo normal entre os primeiros habitantes do Brasil. Coisa de Índio e achar que o índio ainda anda de bund de fora e com uma tanga furada, índio já anda com bermuda de marca boa, calça tênis estilizado da NIKE e eu e que sou o índio vendo o que eu já vi por esse imenso estado do Pará nas muitas viagens que já fiz à alguns anos atrás.
CurtirCurtir
Bora, PAPÃO !!! Sábado darás mais uma CIPOADA no CR (=Cueca Rasgada). rs Se o CR ganhar hoje, é melhor ou remistas irem para a Doca, pois depois serão duas pisas do Papão e outra no Rio.
CurtirCurtir
Caro Jaime de Atlanta, compreendo e entendo muito bem que temos de dar valor ao que e da nossa região amigo. Mais também todos temos o livre arbítrio de escolher o que e bom e o que não e para gente. Eu por exemplo sou torcedor nato do Flamengo e jamais irei deixar de ser pelo simples fato do povo sulista achar isso ou aquilo de nossa região. Se você for abalizar a fundo, vai ver que as vezes eles tem razão do que falam da nossa “querida terra”. Vivemos em dos estados mais violentos e mais corruptos do Brasil e que tem a sexta básica mais cara do Brasil, uma refeição de boa qualidade aqui em Belém e mais cara que em estados como – Brasília que e a capital federal amigo…
Outra coisa, se aqui no Pará fosse tudo fé bom mesmo, muitas pessoas não iriam concluir vida acadêmica em outros estados e/ou em outros países, assim como buscar empregos em outros estados e em outros países não achas Jaime?
CurtirCurtir
Cláudio, coitado do PSG, depender do mascarado Imbraimovich.
CurtirCurtir
Égua, ainda bem que eu li que o André não foi ao aeroporto, recepcionar o Flamengo, pois eu teria-lhe declarado “persona non grata” no Papão ! rs Brincadeira, André. Ah, quer dizer que o amigo esteve na minha queridíssima Pérola do Caeté ?! Desde o ano passado que meu tio me diz que o preço da farinha tá em alto. Ele trabalha com venda de farinha, sendo marreteiro. E, olhe, tem passado sufoco. Inclusive eu o socorri uma vez, mandando $$$. Por falar nele, que é remista (na última vez que estive por lá, em 2011, dei-lhe de presente uma camisa do CR e do Fla, os times dele).
Amigo Cláudio, leste o que eu disse que o Jairo vai te pedir, para o placar do Re-Pa, já que declaraste teu placar para CR x Fla ?! rs
CurtirCurtir
Recordemos a gradiosa vitória alvi-azul, em cima do Fla, com o então chamada Ataque dos Sonhos (Romário, Sávio e Edmundo, que quebrou a porta do vestiário do Mangueirão !). Era o centenário
rubro-negro:
CurtirCurtir
Égua, o Ferreira, goleiro do Papão, defendeu MUITO !
CurtirCurtir
Não quero saber de disse me disse.Quero é meter o cassete nesse Flamengo. O problema não torcer para que o Flamengo elmine o Remo, fato corriqueiro e natural, mesmo porque os vascainos ,botafoguenses e os tricolores lá no Rio de Janeiro, querem também que o Remo meta o cassete no rubro negro. Isso faz parte da rivalidade regional, agora o problema é o cara sair de casa e ficar de madrugada esperando esses mascarados cariocas no aeroporto, os caras passam e nem olham para eles. Secar é corretissimo e faz parte da rivalidade. Bajular esses caras é que é demais. Depois ler nos noticiarios que eles depreciam a nossa terra é que irrita. Pelo menos aqui chove e de certo que as ruas ficam alagadas, Agora nunca vi em virtude disso, morro desabando e gente sofrendo, chorando a morte de um ente querido.
CurtirCurtir
PEEEEGAAAAAA-TEEEEE !!!!!!! Égua, revendo o vídeo, tive que recomemorar os gols do PAPÃO !!!
CurtirCurtir
e agora fiquei invocado e quero 4 x 0 nesse time do Flamengo, vou sair agora ,vou lá no baenão comprar meu ingresso. e quero ver se comigo na arquibancada esse timeco rubro negro se mete a besta.
CurtirCurtir
Caros, no vídeo pode-se ver nitidamente que o Mangueirão esta completamente lotado, apenas pela torcida do Papão. Para baterem esse número, num jogo contra o Fla, só se for com outro estádio, maior.
CurtirCurtir
kkkkk Esse é o Rocildo ! rs
CurtirCurtir
Remo, tu és a minha vida tu és minha história tu és o meu amor .Remo , tu és a minha vida tu és a minha história tu és o meu amor..
CurtirCurtir
Égua, o Rocildo ainda não tinha comprado ingresso ?! rs
Rocildo, se der, aproveita e compra um monte de ingressos para distribuires, para dar mais gente no estádio, pois um público como desse jogo do Papão x Fla, nem sonhando a torcida remista irá ver.
CurtirCurtir
kkkkk Romário tende arrumar uma explicação para o pesadelo do ataque do sonhos…kkk
CurtirCurtir
Calma pessoal!!! O remendo vai ganhar hoje e nos dois próximos clássicos contra o Paysandu. Mais vocês sabem mesmo o que o remendo vai ganhar? Vai ganhar e três peias bem dadas – uma peia hoje do Mengão – e a partir de sábado do Papão e nem assim os enlutados vão cair na realidade de que o clube deles e nada são a mesma coisa.
CurtirCurtir
Égua, aqui tá cheio de mães Dinás, só sei uma coisa torcedor que vai de madrugada recepcionar time de fora beija rapazes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Caro Antonio valentim.com todo respeito.você nao deve ter tido bons professores de historia.durante o período pre-cabralino(antes de 1500) as diversas naçoes indigenas sempre degradaram a natureza.temos por exemplo a coivara que consistia na queima e derrubada da floresta para plantio de seus generos agricolas.portanto essa imagem de indio bonzinho.amigo da natureza e que nao gosta de trabalha.é algo preconceituoso e idealizado acima de tudo
CurtirCurtir
Sergio bruno o seu primeiro comentário foi uma das maiores verdades que eu já lí aqui no Blog.
Hoje os liderers indigenas, não todos é claro, estão passando pra trás os ainda desinformados.
CurtirCurtir
Mauricio, hoje eu não vou torcer pro Flamengo.
Vou torcer contra o Remo.
São dois times desprezíveis pra mim.
No desempate, o Remo é mais desprezível.
CurtirCurtir
Meu caro anônimo, metendo minha colher nessa sopa, devo dizer que da minha parte me refiro, dos anos recentes pra cá.
Perto da modernidade e da tecnologia e dos prazeres que o dinheiro pode dar. Certos liderers indigenas deixaram de ser fieis ao seu povo e começaram a pensar em sí mesmo.
CurtirCurtir
Edson.o problema é que as pessoas acreditam em indios de novela da globo
CurtirCurtir
Agricultura de subsistencia mao esta separado da degradaçao ambietal.pelo contrario.o baixo uso de tecnologia ou de tecnicas de reaproveitamento do solo.acabam destruindo mais do que a agricultura moderna.mas é necessario ressaltar o lado racional da agricultura indigena
CurtirCurtir
Entendo que não há como cobrar dos indígenas o mesmo comportamento quanto aos meios de produção, mesmo que de puro extrativismo ou agricultura de subisistência, considerando que não existe mais a abundância da matéria prima. Quanto aos demais comportamentos, já foi mencionado lá em cima sobre a aculturação.
Desta forma, entendo que o amigo Antônio Valentim, quando se referiu aos indígenas, o fez considerando suas qualidades naturais, mesmo que hajam (ou houvessem) exceções.
Abs Sérgio Bruno e Édson.
CurtirCurtir
Amigo Miguel, o e.mail:luarcfilho@hotmail. Com
CurtirCurtir
Acabei de chegar agora do baenão, comprei meu ingresso fiquei batendo aquele papo com a rapaziada. Está tudo tranquilo, tudo beleza pura e hoje eu vou mordido e vou meter o cassete nesse Flamengo e junto vai apanhar a tribo dos papinhadus que é aqui da capital mesmo. E detalhe ela não foi extinta por pouco pouco, se o tabu dura mais um ano não restaria um papinhandu para contar a história dessa tribo em virtude do massacre imposto pela tribo dos azuis da cidade.Em tempo de papo indigena eu quero 4 x 0 para a tribo dos azulinos de Belém.
CurtirCurtir
kkkkkkkk é isso aí Rocildo, Leãoooooo
CurtirCurtir
Sobre o comentário 48, no qual se lê: “Caro Antonio valentim.com todo respeito.você nao deve ter tido bons professores de historia.durante o período pre-cabralino(antes de 1500) as diversas naçoes indigenas sempre degradaram a natureza.temos por exemplo a coivara que consistia na queima e derrubada da floresta para plantio de seus generos agricolas.portanto essa imagem de indio bonzinho.amigo da natureza e que nao gosta de trabalha.é algo preconceituoso e idealizado acima de tudo”,
gostaria de notar que o ponto crucial é que a atividade agropecuária indígena era voltada à subsistência dos mesmos (ou seja, produzia-se para o próprio consumo). É estupidez compará-la à agricultura que é feita para ser comercializada, em grande escala.
CurtirCurtir
Sobre o comentário-52, do Édson: notemos que se hoje alguns (minoria, se comparada a população total do país) índios tem celular, TV à cabo, lancha e Hillux, é pelo convívio com a, erronea e
estupidamente chamada, “sociedade civilizada”. É uma conseqüência natural, pelo contacto entre os dois tipos de sociedade, pois não se pode esquecer do óbvio – que o índio é ser humano. Então, é legítmo seu direito a querer andar de Hillux, ter celular e tudo o que pode dispor seus semelhantes não-índios, ora…
Outra coisa é que, com tempo, esse contacto, naturalmente, vai, ainda que mais ou menos lentamente, dissolvendo a cultura indígena. Somente tribos que permanecerão isolados, sem contacto ou com pouco contacto com a dita “sociedade civilizada” é que vão preservar seus traços originais.
CurtirCurtir
Amigo Heleno, o nosso amigo Jairo deve aparecer, a qualquer momento…rs
Aliás, como sempre, Heleno e seus links…..rsrs
CurtirCurtir
No comentário acima, quando referi-me à população total do pais, era sobre a população total indígena.
CurtirCurtir
pais ——> país
CurtirCurtir
Amigo Lucilo, a uma hora destas, pretendo conhecer Manaus. E ao Miguel, digo que quase que eu ia morar um período em Campina Grande, por razões profissionais. Mas acabou que não deu certo. Eu ficava, à época, olhando fotos, na net, de CG, pra ver como era. Fiquei com a impressão de ver uma cidade legal. Mas pena que não é à beira-mar. Sendo assim, preferiria “Jampa” (J. Pessoa).
CurtirCurtir
Pra mim, torcer pra times do sul e sudeste – além de demonstrar colonialismo cultural – é o mesmo que gozar com o pau dos outros!
Sou mais os meus times papa-chibés.
É como já disseram acima: prefiro os urubus do Ver-o-peso ao urubu do Rio.
Que o Remo faça esses boçais voltarem pro sul maravilha com o rabinho entre as pernas: 2×0 Leão!
CurtirCurtir
Heleno.no comentario 48 exponho o fato de que os indigenas destruiram bastante as matas brasileiras.para saber mais leia “o povo brasileiro” de darcy ribeiro.a mata atlantica esta quase extinta hoje devido a pratica milenar da coivara e da extraçao do pau brasil.nao esquecendo que a exploraçao portuguesa se iniciou em 1500 e os indigenas queimam a floresta desde antes de cristo
CurtirCurtir
E tambem nao comparo a primitiva agricultura indigena a agricultura comercial
CurtirCurtir
Heleno tal como o homem branco, o problema é a desigualdade. O que no indio não se esperava isso desta forma abrupta.
Em quanto poucos tem hilux e Not de última geração, outros poucos são consumidos pela malária, coléra e dengue e outras pest’s. E haja remédio caseiro.
************************************************************************************
O Rocildo é só papo, não comprou coisa nenhuma ingresso e nem vai pro jogo.
PRONTO, FALEI!
CurtirCurtir
Caso venha conhecer Manaus amigo Heleno, e se eu ainda estiver por aqui, estamos a disposição, caso seja necessário algum apoio logístico. E falando sobre Campina Grande, sempre que posso viajo até essa cidade, que tem porte de capital, além de possuir um clima com temperatura média de 22 graus, e friozinho gostoso na maior parte do ano, diferente da capital João Pessoa. Inclusive existe uma certa rivalidade entre essas duas cidades.
CurtirCurtir
Caro Sérgio Bruno, fiquei surpreso com essa informação que vc nos deu. Vou, sim, procurar me informar. Eu tenho vontade de ler o O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro.
Vejam estes trechos que achei no verbete da wikipedia, cujo título é o mesmo do livro:
Darcy Ribeiro descreve no livro que:
“[…] Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Como descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da maldade destilada e instilada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria.”
“A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.” (1995, p.120)
E diz ainda:
Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes. A urbanização contribuiu para uniformizar os brasileiros, sem eliminar suas diferenças. Fala-se em todo o país uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais. Mais do que uma simples etnia, o Brasil é um povo nação, assentado num território próprio para nele viver seu destino.
CurtirCurtir
Caro Sérgio Bruno, veja este resumo da História da Devastação da Mata Atlântica (vou mandar o link noutra postagem, para que o mesmo não fique sob moderação):
1. A HISTÓRIA DA DEVASTAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
2. Como surgiu a Mata Atlântica A floresta ocorre ao longo da costa do continente sul americano e prolonga-se a alguns quilômetros ao interior; Existência deve-se: Ao relevo; Regimes de vento e chuva; Correntes oceânicas.
3. RELEVO
4. Primeira leva de invasores Todas as informações são evidências… Há cerca de 13 mil anos; Teriam chegado através do istmo do Panamá? Ou no último período de glaciação?
5. Istmo do Panamá
6. Para os primeiros imigrantes humanos a floresta era pouco interessante; Vieram para o continente sul americano explorar a caça de grandes vertebrados no cerrado; Estabeleciam acampamentos em leitos dos rios (margens arborizadas) Ocupavam ecótonos; Zonas de grande biodiversidade.
7. Ecótonos Zonas de transição suaves entre ecossistemas distintos
8. Com o domínio do fogo, os habitantes utilizavam desse recurso para facilitar a caça; Já dominavam o cultivo através da agricultura itinerante; Levou a um declínio dos grande animais de caça; Migraram para a costa (Mata Atlântica) Sambaquis (consumiam frutos do mar)
9. SAMBAQUIS
10. E os índios? Ocupação dos índios Tupis degradaram a Mata Atlântica; Os primeiros europeus não tiveram dificuldade em adentrar a floresta na região do Rio de Janeiro;
11. Qual a evidência??? Nos primeiros títulos de doação de terras nas áreas do Rio de Janeiro, de 1590, os europeus descreveram a floresta como matos maninhos (crescimento secundário); 3 mil moradores da vila do Rio de Janeiro, não poderiam, em 40 anos, transformar uma área tão grande.
12. Um novo personagem Primeiro ato de devastação dos portugueses;
13. Um novo personagem Poucos registros de como foi praticado o comércio de Pau-Brasil; Baseava-se no conhecimento dos nativos; Europeus não sabiam identificar e encontrar as árvores.
14. Qual a quantidade retirada? Nos primeiros anos 1200 ton / ano; Em 1588 – 4700 ton registradas na aduana portuguesa; Número pode ser maior devido ao tráfico francês;
15. Começa a fiscalização Em 1605 a Coroa portuguesa preocupada com a extração do Pau-brasil passou a controlar o corte da madeira; Criou-se a função de “Guarda florestal” Penalidade para a extração ilegal era a morte;
16. Em 1607, eram autorizados “apenas” 600 toneladas / ano; Aumento do contrabando; Durante o primeiro século de devastação estima-se que foram cortadas cerca de 2.000.000 de árvores; Afetou aproximadamente 6 mil Km 2 da Mata Atlântica.
17. Além do tráfico do Pau-brasil, os portugueses também fizeram tráfico de animais; Em 1511 no registro do navio Bretoa, haviam: 23 periquitos; 16 felinos; 19 macacos; 15 papagaios;
18. Registro do Navio Pélérine 3 mil peles de leopardos; 300 macacos; 600 papagaios.
19. A primeira espécie exótica A principal espécie introduzida no período colonial foi a cana-de-açúcar; Também foram introduzidas: Inhame; Banana; Gengibre; Quiabo, etc.
20. Cultivo da Cana-de-açúcar Emprega-se a técnica da queimada para aproveitar a biomassa da floresta tropical; Uma vez que a espécie foi introduzida ela está livre de parasitas e doenças; Clima litorâneo ideal, pois evita o alagamento do cultivo;
21. Mão-de-obra empregada Inicialmente a foram utilizados os indígenas; Posteriormente foram utilizados os africanos;
22. Continua o desmatamento A adoção de sesmarias contribuiu para o desmatamento; A prática agrícola adotada era a de derrubada e queimada; Cultivo do milho e da mandioca;
23. Ocupação do solo Ocupação visava a defesa do território; Quanto mais povoado maior era o grau de devastação;
24. A contribuição do Porco Grande contribuição para o regime agrícola; Capazes de se defender de predadores; Não permitia o crescimento da floresta secundária; Evitava a predação de veados e antas; Influenciava a dispersão de sementes.
25. Introdução dos bovinos Eram utilizados para alimentação; Auxiliava os engenhos gerando força para os moinhos; Utilizados par transporte de carga; Contribuiu para o desmatamento, uma vez que era necessário derrubar a floresta para alimentar os animais.
26. Utilização do Ferro Os machados eram empregados para auxiliar na derrubada; A enxada facilitava e aumentava a área de cultivo;
27. Produção de cana Em 1600, cultivo de 10 mil toneladas; Em 1700, cultivo de 19 mil toneladas; Suposição: Safra de 50 toneladas por hectare; Retirada de 3% da floresta por quilo de cana; Cultivo só era possível em áreas de derrubada e queimada.
28. Mais Devastação Também era retirada lenha da floresta; Para cada quilo de açúcar produzido eram necessário 15 quilos de lenha; 210 mil toneladas de lenha por ano;
29. A corrida do ouro A descoberta de ouro no Brasil foi a mais importante do século XVIII; Entre 1700 a 1800 foram registrados pela Coroa portuguesa 1 milhão de quilos de ouro; Talvez outro milhão pode ter escapado do fisco português.
30. Diamante 2,4 milhões de quilates foram extraídos; Uma quantia desconhecida e incalculável foi contrabandeada;
31. Ocupação Ocupação deixou de ser no litoral e passou a ser interiorana; Capital saiu de Salvador e foi para o Rio de Janeiro; Após o declínio do período aurífero, a ocupação avançou ainda mais para o interior da Mata Atlântica;
32. Mais derrubada Em 1808, exportados 450 mil peles; Sugere a exploração de mais 36 mil Km 2 ; Final do século XVIII, mais 30 mil km 2 .
33. Começam os estudos… Criação da Academia Real de Ciências em 1779, em Lisboa; Estimula a coleta e observação nas colônias; Criação do Jardim Botânico em 1808; Criação do Museu Nacional em 1818.
34. Criação da Madeira de Lei De 1795 a 1799, emissão de uma série de ordens destinada a preservação de madeiras de valor naval; Denominadas como pau real ou madeira de lei; Madeiras só poderiam ser cortadas com autorização da Coroa portuguesa.
35. A Floresta sob controle do Governo Brasileiro Napoleão expulsa família real portuguesa da Europa; Vinda Corte portuguesa para o Brasil; Fim das Sesmarias Doação de terras para Europeus; Mercado para agricultura torna-se novamente mais rentável;
36. A volta da cana-de-açúcar Declínio do ouro em Minas Gerais; Cresce a produção no Rio de Janeiro e São Paulo; 1836, havia 558 usinas em operação no Estado de São Paulo; Melhoria dos engenhos, acarretou no aumento da produção e devastação; 7500 km 2 em 150 anos;
37. Moinhos movidos à vapor contribuíram para a conservação; Redução de 15 para 5 hectares de lenha para a produção de 1kg de açúcar; Consumiu-se cerca de 900Km 2 floresta;
38. O café Plantio feito em curva de nível; Florestas derrubadas de cima para baixo; Depois utilizado o fogo para limpar o campo; Cultivo de forma arcaica, aumentava a área de devastação;
39. Instrumentos da devastação Crescimento demográfico; Industrialização; Urbanização; Ferrovias; Causam danos irreversíveis a Mata Atlântica
40. Manutenção das cidades Proporção de 1kg refeição/1kg lenha; Cada boi precisava de ½ hectare de pasto; Uma família consumia 1 tonelada de lenha por ano; (1ton/per capita); Em 1888, as cidades consumiam mais 270 mil toneladas por ano;
41. Os estudos… Advento da Ciência após a Guerra do Paraguai; Em 1865, proposta de Ladislau de Souza Mello Netto em criar reservas florestais; Preservação de espécies; Domesticação de espécies com alto valor comercial;
42. Em 1870, o Museu Nacional publica as primeiras revistas científicas; Em 1892, fundado laboratório de produção de vacinas (Hoje o Instituto Butantã); Código florestal brasileiro, de 1934; Criação do Parque de Itatiaia em 1937;
43. O último século Em 1950, consumo de 2,2m 3 de lenha per capita; Provocando derrubada de 2650 km 2 de mata;
44. Preservar??? Entre 1979 e 1986, no sul da Bahia pesquisadores descobriram cerca de 300 novas espécies de plantas e 5 novos gêneros; Em 1993, em 1 hectare, também no sul da Bahia, foram descobertas algumas novas espécies;
45. Estimativas… Em 1940, Frederico Carlos Hoehne, garantiu que 300 orquídeas foram extintas devido a destruição do habitat; Em 1975, Mauro Victor estimou a perda de 3 mil espécies de plantas;
46. Extinção Faramea campanella , coletada uma vez no Espírito Santo e outra no Rio de Janeiro; Sanhilaria brasiliensis , coletada por Saint Hilare uma única vez;
47. Densidade populacional
48. Status da Conservação
49. Criação de Áreas Protegidas
50. Conclusões É importante preservar o que resta da Mata Atlântica devido ao alto endemismo; Nenhuma restrição foi feita durante meio século de devastação; Deve-se ter muito cuidado em relação a Floresta Amazônica; A Mata Atlântica é um exemplo mundial do que não se deve fazer para acabar com um patrimônio natural
51. Antes Depois
52. Wesley Vieira OBRIGADO! [email_address] [email_address]
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Caro amigo Lucilo, muito obrigado por oferecer-me recepção aí em terras manauaras. Quem sabe eu não irei ver jogos da Copa, aí ?! Confesso que penso em ir. rs Espero que coloquem seleções boas para aí, como cabeça-de-chave, mas estejamos quase que certos que não irão pôr nenhuma seleção européia, pois eles sabem do fator clima amazônico.
CurtirCurtir
Em tempo: acho que não irão pôr nenhuma seleção européia como cabça-de-chave, quis dizer.
CurtirCurtir
Amigos do Blog que estiverem interessados e puderem, poderíamos combinar pra irmos juntos assistir jogos da Copa em Manaus ou Fortaleza…rs
CurtirCurtir
Agora, preparem seus bolsos….
CurtirCurtir
Em tempo: gostaria de ver a seleção holandesa ou sueca, para ver aquelas loiras de verdade, na torcida. rs
CurtirCurtir
Te dizer! Amigos, vamos falar somente de futebol, isso aqui virou uma verdadeira aula de historia do Brasil, no que tange aos comentarios do Andre, quero dizer que concordo quando temos livre arbitrio, tambem sou simpatizante do Flamengo, mas nao vivo a sindrome do vira-lata, pergunta aos habitantes do Rio de Janeiro se os mesmo querem distribuir a riqueza do Petroleo com o resto do Pais, eles estao pouco se importando se o resto do Brasil vai continuar mais pobre e menos desenvolvidos, as vezes amigo o destino nos reservas oportunidades que nao podemos deixar passar, mas tenha uma certeza, mesmo longe da terrinha vou continuar defendendo, nossa terra, nossa gente, afinal de contas eu tambem sou descendente de Indio tambem.
CurtirCurtir
Ei Jaime para de hipocrisia mano! Eu não quero nem saber se o rio de janeiro não quer dividir com os outros estados a grana do petróleo que por lá tem. Se fosse por isso, os países mais ricos deveriam dividir as suas riquezas com os países mais pobres e acabar com a pobreza dos mesmos, os pastores evangélicos deveriam repassar as suas fortunas aos seus fieis que lhes dão com a maior dificuldade do mundo o que tem, e continuam pobres e os pastores cada vez mais ricos, os políticos continuam ricos e os eleitores cada vez mais pobres.
Amigo, o mundo e capitalista e vive na maior gangorra para expor quem tem mais e quem tem menos! Essa de deixar de torcer pra clubes de outros estados não cola, quando começar a segunda divisão vocês remistas vão vestir a camisa do – camaleão futebol clube, que representa todos os clubes contra o Pausandu! Portanto sou flamengo ontem, hoje e sempre contra o Remo!
CurtirCurtir
Emprestei 70 do meu amigo bicolor marcelinho, que é um agiota de pequeno porte, para pagar com 80 no sabado, para comprar o ingresso e o Edson ainda diz que eu não vou para o mangueirão. Edson o cassete que o Leão vai dar no flamengo eu não perco por nada no mundo. Voltando a falar dos indios, repito que a tribo dos remistas por pouco não acabou com a tribo dos papinhandus. Se o tabu demorasse mais um ano para acabar, não restaria um contando a história kkkkkkk.
CurtirCurtir
Amigo heleno.agradeço o link.ja que alguns companheiros do blog (como o jaime)nao gostaram muito dos comentarios sobre historia e caso voce queira debater mais sobre esse e outros assuntos de historia.este é meu email. sergiobrunod3@gmail.com
CurtirCurtir
Amigo heleno.agradeço o link.ja que alguns companheiros do blog (como o jaime)nao gostaram muito dos comentarios sobre historia e caso voce queira debater mais sobre esse e outros assuntos de historia.este é meu email
CurtirCurtir
Só irei falar APENAS de futebol se o Gerson trocar o título do Blog, Jaime.
André, deves pensar melhor sobre se importar se o Rio, SP e ES não querem a divisão dos royalties do petróleo, pois a energia elétrica gerada no PA é distribuída, em sua maior parte, para outros estados, energia essa gerada pela caudalosos rios paraenses. O PA não recebe por esse energia gerada para parte do Brasil. Temos, sim, de brigar pela partilha dos royalties do petróleo, senão depois não podemos ficar chorando que a verba federal destinada ao PA não é suficiente. Quem não quiser ler, aqui pelo blog, sobre outro tema que não futebol, é só passar pelas msg´s.
CurtirCurtir
Égua ! Rocildo, esse cara tá cobrando mais de 10% de ágio !
CurtirCurtir
Segio, vamos debater aqui, mesmo, a menos que a grande maioria e o Gerson achem que não é apropriado. Aliás, venho bastante aborrecido com o Sr. Jatene, que prometeu asfaltar a estrada que liga Óbidos a Oriximiná e é só promessa…. E, pasmem os senhores, me disseram que não dá 100 km, mas se um habitante vai de uma a outra dessas cidades, só dá pra voltar no outro dia, pois a viagem, por causa da péssima estrada, é muito longa. Um amigo meu foi dar curso em Oriximiná e os estudantes que mora em Óbidos ficam prejudicados. O abandono continua, aqui pela região Oeste do PA. Assim ficará difícil não querer ver o pessoal dividir o estado, com que eu sou totalmente contra.
CurtirCurtir
Em tempo: Sérgio.
CurtirCurtir
Acrescento notícia que não sei se já chegou por Belém: é que agora a estratégia dos separatistas daqui é de diminuir o tamanho do mapa proposto para o estado do Tajajós e desde o ano passado têm coletado assinaturas, inclusive em outros estados (dizem), para atingir 1.500.000 assinaturas, para então enviarem pedido de mudança na lei para o plebiscito, de modo que se mude para que a parte interessada seja apenas aquela que busca a separação. Claro, torço é pra que não mude nada.
CurtirCurtir
Hehehe Amigo Heleno, devemos sempre cuidar para sejam boas as nossas palavras. Melhor e ser um hipocrita do que um completo errante. Bora Leaooooooooooooooo a inveja mata!
CurtirCurtir
rsrsrsrs Ei Rocildo, chega duas horas antes que entras de graça.
Não venha me dizer que o amigo com toda essa história na cabeça tem menos de 70 anos.
Aliás o comentarista do Sportv leu um twitter do Tomazão no ArenaSportv e classificou como exagero o valoro dos ingressos pra este jogo.
Segundo nosso amigo KBrenno estão cobrando 30 contos pra Nacional e Aguia hoje lá em Manaus.
Como dizem as pessoas. ME ROUBA LOGO!
CurtirCurtir
Heleno.a divisao dos royalties do petroleo deve ser feita sim.porem de uma maneira justa e que.nao prejudique os principais produtores.nao esquecendo que o pará é um estado que possivelmente será um produtor no futuro (caso a extraçao na zona do salgado vire realidade).logo podemos perder uma consideravel no futuro.alem disso essa dependencia que o governador e o prefeito fluminense tem desses Royaltes é algo que deveria ser evitado pois aparentementte sem esse dinheiro o rio entra em falencia.
Quanto as estradas paraenses esse modelo que priorixa as rodovias
CurtirCurtir
Quanto as estradas paraenses esse modelo que prioriza as rodovias é um erro adotado pelo jk e que foi intensificado nos governos militares.em plena bacia amazonica e do araguaia-tocantins é uma imensa burrice investir tanto em rodovias.sem contar que o asfalto utilizado é de baixa qualidade e ba s condicoes climaticas de nossa regiao sao adversas
CurtirCurtir
Sérgio, bem lembrado, que há petróleo no mar da região entre Bragança e Salinas. Infelizmente, o PA tá %$¨#%¨@%%$%¨&]&*
com esse políticos paraenses… O último que sair, apague a luz…
CurtirCurtir