Ranking da Fifa: Brasil continua no fim da fila

13045397

Com a derrota para a Inglaterra, o Brasil permaneceu na 18ª colocação do ranking da Fifa – sua pior posição desde a primeira edição do ranking (agosto de 1993) -, atualizado nesta quinta-feira. O time comandado por Luiz Felipe Scolari com 924 pontos. Já a Inglaterra ultrapassou a Itália e a Colômbia e agora ocupa o quarto lugar, com 1.160 pontos. A Espanha continua na liderança, com 1.590. Campeã da Copa Africana de Nações, a Nigéria subiu 22 posições e agora está em 30º lugar, com 747. Burkina Fasso, que surpreendeu ao ficar com o vice-campeonato da competição, subiu 37 colocações e aparece em 55º lugar, com 571 pontos. As explicações para o declínio brasileiro no ranking passam também pela ausência nas eliminatórias da Copa de 2014 e pelo nível dos rivais enfrentados pela equipe.

Ranking da Fifa

1. Espanha – 1.590 pontos
2. Alemanha – 1.437
3. Argentina – 1.281
4. Inglaterra – 1.160
5. Itália – 1.157
6. Colômbia – 1.129
6 – Portugal – 1.129
8. Holanda – 1.108
9. Croácia – 1.059
10. Rússia – 1.055
11. Grécia – 1.020
12. Costa do Marfim – 999
12. Equador – 999
14. Suíça – 993
15. México – 968
16. Uruguai – 950
17. França – 929
18. Brasil – 924
19. Gana – 865
20. Bélgica – 864

18 comentários em “Ranking da Fifa: Brasil continua no fim da fila

  1. Maurício 0568 aquele ranking que os azulinos se gabavam estava obsoleto e não espelhava a realidade atual dos clubes.Tanto que a CBF atualizou -o e lá esta o PAPÃO como o melhor do Norte , nada mais justo, a revista Palcar tbm atualizou e lá está o Grande Bicolor Amazônico como o melhor do Norte( Revista Placar de Fevereiro).
    Esse ranking da FIFA é mais realista.Ele premia quem vence e está disputando torneios.o Brasil não disputa Eliminatórias, quase não joga, quando disputa amistos sem peso de desempenho empata ou perde.Perdemos para Argentina e agora para a Inglaterra, portanto nada mais justo do que estar lá atrás.

    Curtir

  2. O ranking da CBF obsoleto ou não, premiava até aquele momento, o Clube que melhor representou o Norte brasileiro em competições Nacionais, da primeira divisão, da segunda divisão, da terceira divisão, e mais recentemente brasileiro da quarta divisão, além da Copa do Brasil. Entendam, que o antigo critério, dava determinada pontuação aos clubes, levando em consideração suas participações, nessa referidas competições. por exemplo, o campeão da segunda divisão, levava 40 pontos, e o vice da segunda divisão, levava 39, e vinham baixando ponto a ponto,até a 20 posição,exemplo, terceiro 38 pontos, quarto 37 pontos assim sucessivamente.até a vigésima posição, que levava 21 pontos. A partir da vigésima primeira posição, todos eram bonificados com 2 pontosAssim também era a primeira divisão, que dava ao campeão, 60 pontos e ao vice 59, e a terceira divisão que dava ao campeão 20 e ao vice 19.Sendo que o mesmo critério era utilizado nas respectivas divisões , até se chegar ao vigésimo colocado, e a partir dai se bonificava o vigésimo primeiro da primeira para baixo com 4 pontos, e o vigésimo primeiro da terceira para baixo com 1 ponto. A copa do Brasil dava ao campeão 30 pontos, ao segundo 20 pontos, aos eliminados nas semi finais, 10 pontos, nas quartas de finais 5 pontos, nas oitavas 3 pontos, nas decimas sextas de finais, 2 pontos, e o restante dos eliminados bonificação de 1 ponto. Então senhores, dentro desse critério, se tornava justo o mais querido, ser o melhor rankiado do Norte, ocupando a vigesima sétima posição, pois não existiu , como não existe até hoje, Clube da nossa região, que tenha melhor nos representado nessas competições nacionais. cito como exemplo, o campeonato brasileiro de 1977, que contou com a participação de 62 equipes e dividido em chaves. conquistamos a decima quarta posição no geral, porém ficamos a três pontos da semi final contra o São Paulo, em virtude do campeonato transcorrer como citei no sistema de grupos onde seguiam os classificados, e deixava os desclassificados pelo meio do caminho. Nessa competição, em virtude da nossa decima quarta posição, conquistamos 47 pontos, enquanto que o rival com a quinquagésima primeira posição, fora bonificado com 4 pontos. em 2005, como campeões da terceira, faturamos 20 pontos, enquanto que o rival, rebaixado na primeira era bonificado com quatro pontos. Portanto dentro do critério, já que na somatória, nossas participações foram mais significativas, se tornava justo a nossa posição. Agora me expliquem , qual o critério que coloca o time de vocês, na frente do mais querido no atual ranking da CBF. Nada tenho contra afinal são critérios. Agora tenho certeza, que retomando nosso caminho e tradição dentro do futebol brasileiro, retomamos esse posto no mais curto espaço de tempo. pois como diziam os azulinos, quando da participação do Leão nas principais competições brasileiras em que tomavamos parte, brasileirão, é com o Leão.

    Curtir

  3. E outra coisa, o único ranking de Clubes que apresenta alguma validade, é o da CBF, prova do que digo é a forma como conquistou o time de vocês, a vaga para a Copa do Brasil desse ano. Quanto a outros rankings, de nada valem, portanto por mim nem são vistos, muito menos dou eles alguma importância. E repito, recuperaremos isso no mais curto espaço de tempo, pois não sei o que foi que o time dos amigos, conquistou nos últimos anos, que o mais querido não possa conquistar ou até superar.

    Curtir

  4. ASSIM COMO sou Paraense jamais me esqueço disso embora já tenha morado quase 15 anos longe do Pará ,juntando todas as vezes que morei em outros estados.E sou brasileiro e sempre torcerei para o BRASIL .Agora há pouco pelo canal sportv, na partida em que vai perdendo de forma surpreeendente, a torcida do grêmio mostrou esse sentimento de repulsa ao Brasil.
    Aliás os torcedores do Inter tbm o fazem.Cantam o hino do Rio Grande do Sul a plenos pulmões mesmo enquanto a banda toca o hino brasileiro.Revolução farroupilha ainda os inspiram . Quanto ao ranking qualquer um deles vai mostrar que o PAPÃO mesmo passado 10 anos das grandes conquistas ainda é o melhor do Norte e duvido que um time que não consegue sequer vaga decentemente para a Serie D possa conquistar tais titulos, exceto se houver uma mudança radical por lá.A começar por perderem a altivez e a encarar a realidade .

    Curtir

  5. Pelo contrário ,Paulo,o da CBF ,ao menos,após anos de estagnação,mostra um pouco melhor a realidade dos clubes,apesar de retratar apenas e tão somente os últimos 5 anos que,em minha concepção,claro,poderia ser estendido para melhor avaliação e abrangência,obviamente.

    Quanto ao da FIFA,esse,sim,sem a mínima dúvida ,deveria ser revisto ,a fim de premiar e quantificar com mais ênfase as conquistas,e não simples vitórias em amistosos,que detêm certa importância dependendo do adversário ,evidentemente.

    Enfim,o que vale mesmo é dentro de campo,pois estatísticas não influenciam e atrapalham em nada. São apenas números.

    Curtir

  6. Diga pastor Carlos Rodrigues, quais foram as grandes conquistas dos últimos cinco anos, que deram ao seu clube de coração, o status de melhor do ranking na região Norte. Eu fiz a colocação e deixei claro, o porque do mais querido ter dominado por tantos anos, a posição de melhor no ranking nortista, portanto faça o mesmo. agora tenho certeza que não fora nada de tão importante, que não possa ser alcançado pelo mais querido, num curto espaço de tempo.

    Curtir

Deixe uma resposta