Mesmo sem divisão, Leão tem mais público

Apesar de estar sem divisão e sem jogar desde 9 de setembro, o Clube do Remo tem melhor média de torcida em jogos do Campeonato Brasileiro que o Paissandu. É o que mostra levantamento feito pelo jornalista Rodolfo Brito, que fez cálculos baseados nos borderôs da CBF com os públicos de jogos das quatro divisões nacionais. Em cinco jogos do Brasileiro da Série D, o Remo levou 61.379 torcedores aos estádios, com média de 12.276. Desse modo, o Leão ocupa a 15ª colocação no ranking das torcidas. Já o Paissandu, em oito jogos no Brasileiro da Série C, atraiu 72.652 torcedores, com média de 9.457 pagantes. Com esses números, o Papão aparece na 22ª posição do ranking.

O Águia de Marabá confirma a tradição de time sem torcida. Em oito jogos em casa, no estádio Zinho Oliveira, o Azulão levou apenas 7.773 torcedores, ficando com média de 972 pagantes por jogo. A equipe marabaense ocupa a 62ª colocação do ranking. O campeão nacional entre torcidas é o Corinthians, com média de 25.228 pagantes. O Santa Cruz, na Série C, ocupa o segundo lugar com 24.347. Mas o grande fenômeno da temporada é a torcida do Sampaio Corrêa-MA, finalista da Série D, que arrastou aos estádios uma média de 16.977 pagantes, posicionando-se em 6º lugar no ranking de público. (Com informações do DOL; Fotos: MÁRIO QUADROS/Arquivo Bola) 

23 comentários em “Mesmo sem divisão, Leão tem mais público

  1. Não há por que ter confusão, caro Jaime. Isso só reflete o descrédito da torcida do Paysandu (que há muito deixou de ser boba) com a atual gestão do clube.

    Eu, pelo menos, não me convenço que lotar estádio ajudará o clube quando não há competência e responsabilidade por parte dos gestores. É apenas um ciclo repetitivo de gastos de dinheiro do torcedor e do clube sem que vejamos resultados, no mínimo, animadores.

    Os remistas, por sua vez, desesperados para tirar o clube do buraco onde sucessivas gestões o colocou, haja se gabarem de lotar estádio e de ter a maior torcida, como se isso, de fato, fizesse alguma diferença diante da incompetência. Isso só serve de fato para zoação entre torcedores, nada mais

    Graças a Deus, a gestão LOP está chegando ao fim e, provavelmente, sem o sonho da Série B concretizado, mas fico aliviada de poder ter esperança em verdadeiras e belas mudanças.

    Curtir

  2. Na realidade, a impressão que dá é que a presença firme dos torcedores nos jogos só tem prejudicado o Clube do Remo. Enquanto o Fenômeno comparecer este tipo de dirigente, cujo defeito não é só incompetência, não vai se desinteressar desta mina.

    Curtir

  3. jaime, no final de semana agente tira a prova dos nove. Domingo ver quanto da no nosso jogo e me diz quanto deu no jogo do emos. Afinal quando o emos joga?

    Curtir

  4. Continuo com a ideia de que só mudaremos alguma coisa no Clube do Remo, com BOICOTE aos jogos. Imaginem: estádio vazio em jogo do REMO, e torcida lá fora. Qual seria a reação da imprensa ? Alguns amigos começam a concordar com a minha opinião ! É drástica, é. Mas é a minha opinião ! E domingo, 21/10, vamos mostrar nossa insatisfação. Vamos lá !

    Curtir

  5. Com a manutenção de Sérgio Cabeça no Remo, deverá se verificar entre os torcedores azulinos a mesma ausência de público que já se tornou comum entre os bicolores. Nada justifica a recondução do mandatário remista ao cargo e a consequência será a fuga do torcedor, insatisfeito com a insistência nos erros, repetição do que os bicolores vêm fazendo há tempos. Esta diminuição das torcidas, a meu ver, é um fenômeno irreversível em Remo e Paysandu, uma vez que ambos estão desaparecendo do cenário nacional.

    Curtir

  6. O Sampaio está em 6º e nem por isso é “fantástico” ou algo parecido, os maranhenses estão eufóricos é porque subiram. O Antonio é quem está certo, isso é ilusão, e ainda tem gente que vai atrás desse tipo de prosa.

    Curtir

  7. Égua Édson, o moleque Bruno Mendes tem futuro. 3 jogos e 3 gols decisivos. E com direito a elogio e projeção do cracaço Seedorf sobre o menino… sei não, mas o holandês sabe o que diz.

    Curtir

    1. Gostei de ver a movimentação do garoto, amigo Daniel.. Oportunista, não se intimida e chuta de qualquer distância. Pena que só chegou na reta final, mas ainda vai ser muito útil ao Fogão.

      Curtir

  8. Amigo Jaime,quem não tem competência,não es estabelece.O que adianta grande torcida sem jogos oficiais,sem um time de qualidade? A torcida do remo faz sua farra em 5 mesas e passa 7 parada.O que adianta isso ? Aí ficam parece um punhado de bobos discutindo quantos iludidos foram perder tempo assistindo jogos infrutíferos de seu clube. Realmente é triste.Já dizia meu velho tio,-Quem não tem o que fazer,pra alguma coisa há de dar .

    Curtir

  9. Concordo com a Marlene da Silva, aliás, o boiocote que o Sérgio Ribeiro propõe, nós, da CELESTE AMAZÔNICA, já o praticamos, só retornaremos em “avalanche” aos estádios, após o desembarque do aLOPrado do comando desse clube; por isso, eles estão à frente nesse quesito. Aproveitando a oportunidadde, quero sugerir ao pesquisador, que nos próximos eventos, inclua também o item preço dos ingressos cobrados, pois o adversário sempre baixa os preços para R$ 10,00 o Sampaio lotou o Castelão cobrando R$ 5,00 e com participação, inclusive, do governo daquele estado, pois quando da reinauguração do Castelão ele adquiriu uma cota de ingressos e o distribuiu à popiulação, isso aqui não acontece.
    Outro detalhe que chamo a atenção do Sérgio Ribeiro é que esse protesto, visa impor prejuízos à diretoria, não à imprensa; tudo bem que reflete no time, mas, se assim não o fizermos, os “incompetentes”, não quero usar outro adjetivo, continuarão se eternizando nos comando dos nossos clubes.

    Curtir

  10. psit, psit!! 03 fatos incríveis nessa reportagem. O primeiro é que sempre que se tem prenuncio de grande público em véspera de jogo do Paysandu, surge uma polêmica em torno de maior torcida como essa da reportagem, fato que demonstra o terror que o pessoal remista tem de ver a torcida bicolor lotar o estádio. Isso também ocorre em pesquisa quando certa vez a Revista Placar divulgou uma pesquisa encomendada ao IBOP onde a torcida do Paysandu aparecia como a maior torcida do Norte com 34% de preferência contra 24 do Remo ( eu tenho esse exemplar da pesquisa) aí no outro dia era um chororô remista e uma semana depois divulgaram uma outra pesquisa na Revista Lance onde o Remo tinha a maior torcida do norte entre as crianças. Eu hein….
    O segundo fato curioso nessa é que divulgaram que o Aguia realmente não tem torcida e isso é verdadeiramente provado em campo. São poucos mais de 7 mil torcedores em vários jogos ou seja muito pouco. Porém, o Aguia está lutando severamente para tirar a vaga do Paysandu na segundona a qual é uma competição a nível de uma primeirona onde os gastos serão exorbitantes e dificultosos até para o Paysandu que tem essa multidão de torcedores, assim como ja foi para o Remo. Mas apesar disso não vejo ninguém da imprensa local, torcedores etc. falarem que o Aguia não terá nenhuma condição de disputar segundona caso suba, porque não tem torcida, igual como apoiram o Peixoto na venda da vaga para o Remo na quarta divisão. E obervem que o Cametá tem maior torcida prestigiante que o Aguia, e a quarta divisão teria custo bem menor que uma segundona. Isso prova que foi feito relamente uma armação para beneficiar o Remo mas não adiantou porque ja está sem divisão novamente. O tiro saiu pela culatra. O terceiro fato curioso são os comentários coerentes nesta coluna como por exemplo o da Marlene onde também acho que a torcida bicolor pode ser a meior e paixonada mas não é boba de prestigiar quem não merece e transmite confiança a exemplo do pessoal do Remo que quanto mais prestigia, maior é a frustração e decepção. O Cabeça e sua diretotria é que adora a teta de não fazer nenhum esforço para reerguer o clube mas tem apoio maciço dentro de campo com boas receitas fianceiras as quais para o bolso dele está de bom tamanho. Ou seja mesmo com tanta incompetência a torcidas remista prestigia, ele não tem motivos para esquentar a cabeça para planejar e projetar o crescimento remista. Quem tem burro não compra cavalo ….rsrsr

    Curtir

  11. Alguns pontos abordados, chamaram minha atenção: Primeiro um torcedor que se diz remista, tem uma absurda ideia de realizar boicote nos jogos do Clube do Remo. Quer dizer, faz boicote , e afunda mais o clube em uma crise financeira. Ainda não tenho a solução, porém não creio ser esta a forma correta de se colocar o mais querido no rumo certo. Um outro cidadão, cita que a torcida do Remo, tem temor de ver a torcida do papinha, colocar quarenta mil no mangueirão. Meu caro me compra um bode. De onde tu tirou essa absurda ídeia. A mim pouco importa, se tua torcida, vai colocar mil,dois mil,dez mil ou até mesmo quarenta mil no mangueirão. O time é de vocês, que tem que apoiar, são vocês. Para a massa azulina, não faz diferença alguma em um jogo do papinha, o mangueirão estar lotado ou não. Creio até que essa preocupação em tentar lotar o mangueirão em um jogo contra uma equipe sem expressão no cenário brasileiro, é um sonho antigo do torcedor bicolor, como por diversas e diversas vezes já o fez a apaixonada torcida azulina. e ai para comprovar o que digo, cito jogos do mais querido contra, Abaeté,Cametá,Águia de Marabá, equipes regionais e sem expressão que não tiraram a motivação do azulino em apoiar o seu time do coração. Uma outra coisa meu caro quer dizer que 34 por cento do povo do Pará, segundo a revista Placar torcem pelo teu time, e 24 por cento, torcem pelo mais querido. Então em cada 100 torcedores paraenses, 34, torcem pelo papinha e apenas 24 torcem pelo mais querido. E os outros 48 torcedores, torcem por quem? Um detalhe, o titulo de mais querido, não foi dado pela imprensa , foi dado pela torcida azulina.Que nos idos de 1947, em um concurso promovido pelo extinto jornal A Vanguarda. Portanto conquistamos, nas urnas e confrmamos nas arquibancadas dos estádios paraenses desde os mais remotos tempos. Tivemos a honra de colocarmos, o mais querido com a maior média de público dentre todas as divisões dos campeonatos brasileiros de 2005. Isso é fato consumado, não ganhamos nada de ninguén, conquistamos com nossa presença nas arquibancadas. E para encerrar, te digo que o torcedor do Paisandu, não é o torcedor mais indicado, para questionar ou não a idoneidade das conquistas azulinas. Pois o teu time, tem alguns campeonatos colocados em xeque, não por mim nem por nem um azulino. E sim pelo saudoso, ex presidente bicolor Miguel Pinho. cito os campeonatos brasileiros de 1991,2001 e o campeonato paraense de 2000, além dos arbitros Serapião e Tardeli, citados pelo teu ex presidente como figuras incorpadas no esquema, que levou teu time a conquistar esses titulos.

    Curtir

  12. isso e só e o minimo q uma verdadeira torcida tem q fazer pelo seu time o Remo msm sem divisão lota o estadio .
    iai qm e a torcida fiel de verdade ?

    Curtir

Deixe uma resposta